" BARU (Dipteryx alata) COMO FONTE DE NUTRIENTES E MATÉRIA-PRIMA PARA A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Egea, Mariana Buranelo
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Fernandes, Sibele Santos
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11473
Resumo: Sendo considerado o segundo maior bioma presente no território brasileiro, o Cerrado apresenta grande heterogeneidade em sua fauna e flora, perdendo apenas para a Amazônia em termos de número de espécies e variedade. Entretanto, devido ao crescimento de atividades agropecuárias junto à preferência extrativista por espécies vegetativas, o Cerrado perde cada vez mais extensão territorial, e consequentemente, sua variedade de espécies. Dentre várias espécies pertencentes ao bioma, têm-se o barueiro, no qual se origina seu fruto, chamado de baru. O baru é uma espécie frutífera que se destaca entre a flora nativa do Cerrado brasileiro. O fruto é composto por: epicarpo, mesocarpo, endocarpo e amêndoa. Alguns estudos apontam o uso do baru para fins medicinais, no combate de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer. Entretanto, em sua grande maioria, ele é originado para fins alimentícios na forma in natura ou como ingrediente. Por sua composição nutricional rica em proteínas, lipídios e fibras, o fruto vem sendo cada vez mais estudado e incorporado à alimentação, em especial, a amêndoa e seu óleo, por apresentarem aspectos sensoriais agradáveis e serem bem apreciados pela população local. A cadeia de aproveitamento do fruto apresenta não somente a capacidade de absorver a amêndoa, como também de gerar coprodutos, como os resíduos sólidos e a torta parcialmente desengordurada, que manifestam um grande aporte nutricional em termos proteicos, e são potenciais produtos a serem incorporados em fontes alimentícias e outros. De modo geral, algumas informações sobre o fruto já foram descobertas, entretanto, devido a sua grande complexidade, é possível que ainda se tenha muito a estudar sobre o fruto.
id FURG_d925f895ea38fe5ccb4ce6b9512c3f91
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11473
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling " BARU (Dipteryx alata) COMO FONTE DE NUTRIENTES E MATÉRIA-PRIMA PARA A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS"DivulgaçãoBoletim informativoSendo considerado o segundo maior bioma presente no território brasileiro, o Cerrado apresenta grande heterogeneidade em sua fauna e flora, perdendo apenas para a Amazônia em termos de número de espécies e variedade. Entretanto, devido ao crescimento de atividades agropecuárias junto à preferência extrativista por espécies vegetativas, o Cerrado perde cada vez mais extensão territorial, e consequentemente, sua variedade de espécies. Dentre várias espécies pertencentes ao bioma, têm-se o barueiro, no qual se origina seu fruto, chamado de baru. O baru é uma espécie frutífera que se destaca entre a flora nativa do Cerrado brasileiro. O fruto é composto por: epicarpo, mesocarpo, endocarpo e amêndoa. Alguns estudos apontam o uso do baru para fins medicinais, no combate de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer. Entretanto, em sua grande maioria, ele é originado para fins alimentícios na forma in natura ou como ingrediente. Por sua composição nutricional rica em proteínas, lipídios e fibras, o fruto vem sendo cada vez mais estudado e incorporado à alimentação, em especial, a amêndoa e seu óleo, por apresentarem aspectos sensoriais agradáveis e serem bem apreciados pela população local. A cadeia de aproveitamento do fruto apresenta não somente a capacidade de absorver a amêndoa, como também de gerar coprodutos, como os resíduos sólidos e a torta parcialmente desengordurada, que manifestam um grande aporte nutricional em termos proteicos, e são potenciais produtos a serem incorporados em fontes alimentícias e outros. De modo geral, algumas informações sobre o fruto já foram descobertas, entretanto, devido a sua grande complexidade, é possível que ainda se tenha muito a estudar sobre o fruto.Ed. da FURG2024-03-27T00:35:44Z2024-03-27T00:35:44Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfEGEA, Mariana Buranelo; FERNANDES, Sibele Santos, (orgs). "Baru (Dipteryx alata) Como fonte de Nutrientes e Matéria Prima para indústria de alimentos" . Rio Grande: Ed. da FURG, 2024. E-book (88p.)978-65-5754-216-3.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11473porEgea, Mariana BuraneloFernandes, Sibele Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2024-03-27T00:35:45Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11473Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2024-03-27T00:35:45Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv " BARU (Dipteryx alata) COMO FONTE DE NUTRIENTES E MATÉRIA-PRIMA PARA A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS"
title " BARU (Dipteryx alata) COMO FONTE DE NUTRIENTES E MATÉRIA-PRIMA PARA A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS"
spellingShingle " BARU (Dipteryx alata) COMO FONTE DE NUTRIENTES E MATÉRIA-PRIMA PARA A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS"
Egea, Mariana Buranelo
Divulgação
Boletim informativo
title_short " BARU (Dipteryx alata) COMO FONTE DE NUTRIENTES E MATÉRIA-PRIMA PARA A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS"
title_full " BARU (Dipteryx alata) COMO FONTE DE NUTRIENTES E MATÉRIA-PRIMA PARA A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS"
title_fullStr " BARU (Dipteryx alata) COMO FONTE DE NUTRIENTES E MATÉRIA-PRIMA PARA A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS"
title_full_unstemmed " BARU (Dipteryx alata) COMO FONTE DE NUTRIENTES E MATÉRIA-PRIMA PARA A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS"
title_sort " BARU (Dipteryx alata) COMO FONTE DE NUTRIENTES E MATÉRIA-PRIMA PARA A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS"
author Egea, Mariana Buranelo
author_facet Egea, Mariana Buranelo
Fernandes, Sibele Santos
author_role author
author2 Fernandes, Sibele Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Egea, Mariana Buranelo
Fernandes, Sibele Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação
Boletim informativo
topic Divulgação
Boletim informativo
description Sendo considerado o segundo maior bioma presente no território brasileiro, o Cerrado apresenta grande heterogeneidade em sua fauna e flora, perdendo apenas para a Amazônia em termos de número de espécies e variedade. Entretanto, devido ao crescimento de atividades agropecuárias junto à preferência extrativista por espécies vegetativas, o Cerrado perde cada vez mais extensão territorial, e consequentemente, sua variedade de espécies. Dentre várias espécies pertencentes ao bioma, têm-se o barueiro, no qual se origina seu fruto, chamado de baru. O baru é uma espécie frutífera que se destaca entre a flora nativa do Cerrado brasileiro. O fruto é composto por: epicarpo, mesocarpo, endocarpo e amêndoa. Alguns estudos apontam o uso do baru para fins medicinais, no combate de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer. Entretanto, em sua grande maioria, ele é originado para fins alimentícios na forma in natura ou como ingrediente. Por sua composição nutricional rica em proteínas, lipídios e fibras, o fruto vem sendo cada vez mais estudado e incorporado à alimentação, em especial, a amêndoa e seu óleo, por apresentarem aspectos sensoriais agradáveis e serem bem apreciados pela população local. A cadeia de aproveitamento do fruto apresenta não somente a capacidade de absorver a amêndoa, como também de gerar coprodutos, como os resíduos sólidos e a torta parcialmente desengordurada, que manifestam um grande aporte nutricional em termos proteicos, e são potenciais produtos a serem incorporados em fontes alimentícias e outros. De modo geral, algumas informações sobre o fruto já foram descobertas, entretanto, devido a sua grande complexidade, é possível que ainda se tenha muito a estudar sobre o fruto.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-27T00:35:44Z
2024-03-27T00:35:44Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv EGEA, Mariana Buranelo; FERNANDES, Sibele Santos, (orgs). "Baru (Dipteryx alata) Como fonte de Nutrientes e Matéria Prima para indústria de alimentos" . Rio Grande: Ed. da FURG, 2024. E-book (88p.)
978-65-5754-216-3.
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11473
identifier_str_mv EGEA, Mariana Buranelo; FERNANDES, Sibele Santos, (orgs). "Baru (Dipteryx alata) Como fonte de Nutrientes e Matéria Prima para indústria de alimentos" . Rio Grande: Ed. da FURG, 2024. E-book (88p.)
978-65-5754-216-3.
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ed. da FURG
publisher.none.fl_str_mv Ed. da FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384390449233920