Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1526 |
Resumo: | A Educação enquanto fenômeno material social, com todas as suas propriedades, relações e ligações – no modo marxista de compreendê-la – situa-se no interior do processo histórico como desenvolvimento dos seres humanos. A Educação, assim, enquanto expressão possível se apresenta como prática social para a realização do devir humano, sua vocação ontológica de ser-mais. A emancipação dos sentidos humanos como processo de libertação da consciência dos indivíduos, enquanto possibilidade de compreender a realidade objetiva, na sua essência e fundamento, torna necessária a transformação social pela classe trabalhadora. A compreensão que temos desenvolvido sobre a Educação da classe trabalhadora aponta para uma Pedagogia Social como meio prioritário contra-hegemônico ao modo de produção vigente, expressão de Luta de Classes, uma das categorias centrais da ação pedagógica orientada para a libertação da classe trabalhadora. A luta de classes, nesse estudo, revela-se na luta pela consciência do proletariado - batalha ideológica da classe burguesa – que pelo encobrimento da luta de classes mantém sua situação de dominação contra a classe trabalhadora que por meio do desvelamento das relações de alienação impostas pelo Modo de Produção Capitalista, busca superar sua situação de classe oprimida para a classe em processo de libertação. A Educação da classe trabalhadora – Educação que lhe possibilitará assumir a direção de seu próprio vir-a-ser objetivando outra sociedade possível, cuja produção social haverá de suprir as necessidades humanas, e não os desejos do Capital, é o ato de conhecimento e o método de ação cultural para a transformação da realidade, por meio do qual os trabalhadores, conscientes de sua situação de classe, organizar-se-ão como bloco histórico que subverterá as relações materiais de produção hegemônicas. Nesse sentido, pensamos ser necessário criar brechas adequadas para o desenvolvimento sistematizado de uma Educação como prática social revolucionária, a fim de produzir condições materiais de enfrentamento da classe trabalhadora frente ao metabolismo do Capital, pois a transformação necessária como queremos é inconcebível sem uma concreta e ativa participação da Educação no seu sentido amplo. |
id |
FURG_dafe09d3baeaebe54c0a5075559e3c5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1526 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciênciaLuta de ClassesVocação OntológicaHumanizaçãoA Educação enquanto fenômeno material social, com todas as suas propriedades, relações e ligações – no modo marxista de compreendê-la – situa-se no interior do processo histórico como desenvolvimento dos seres humanos. A Educação, assim, enquanto expressão possível se apresenta como prática social para a realização do devir humano, sua vocação ontológica de ser-mais. A emancipação dos sentidos humanos como processo de libertação da consciência dos indivíduos, enquanto possibilidade de compreender a realidade objetiva, na sua essência e fundamento, torna necessária a transformação social pela classe trabalhadora. A compreensão que temos desenvolvido sobre a Educação da classe trabalhadora aponta para uma Pedagogia Social como meio prioritário contra-hegemônico ao modo de produção vigente, expressão de Luta de Classes, uma das categorias centrais da ação pedagógica orientada para a libertação da classe trabalhadora. A luta de classes, nesse estudo, revela-se na luta pela consciência do proletariado - batalha ideológica da classe burguesa – que pelo encobrimento da luta de classes mantém sua situação de dominação contra a classe trabalhadora que por meio do desvelamento das relações de alienação impostas pelo Modo de Produção Capitalista, busca superar sua situação de classe oprimida para a classe em processo de libertação. A Educação da classe trabalhadora – Educação que lhe possibilitará assumir a direção de seu próprio vir-a-ser objetivando outra sociedade possível, cuja produção social haverá de suprir as necessidades humanas, e não os desejos do Capital, é o ato de conhecimento e o método de ação cultural para a transformação da realidade, por meio do qual os trabalhadores, conscientes de sua situação de classe, organizar-se-ão como bloco histórico que subverterá as relações materiais de produção hegemônicas. Nesse sentido, pensamos ser necessário criar brechas adequadas para o desenvolvimento sistematizado de uma Educação como prática social revolucionária, a fim de produzir condições materiais de enfrentamento da classe trabalhadora frente ao metabolismo do Capital, pois a transformação necessária como queremos é inconcebível sem uma concreta e ativa participação da Educação no seu sentido amplo.2011-12-01T02:56:54Z2011-12-01T02:56:54Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfDAMO, Andreisa et al. Educação da Classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO, 5., 2011, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2011. Disponível em: < http://www.5ebem.ufsc.br/trabalhos/eixo_01/e01a_t005.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1526porDamo, AndreisaSilveira, Bruno XavierMoura, Danieli VeledaMinasi, Luis FernandoCruz, Ricardo Gauterioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2019-11-22T13:35:57Zoai:repositorio.furg.br:1/1526Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2019-11-22T13:35:57Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência |
title |
Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência |
spellingShingle |
Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência Damo, Andreisa Luta de Classes Vocação Ontológica Humanização |
title_short |
Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência |
title_full |
Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência |
title_fullStr |
Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência |
title_full_unstemmed |
Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência |
title_sort |
Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência |
author |
Damo, Andreisa |
author_facet |
Damo, Andreisa Silveira, Bruno Xavier Moura, Danieli Veleda Minasi, Luis Fernando Cruz, Ricardo Gauterio |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Bruno Xavier Moura, Danieli Veleda Minasi, Luis Fernando Cruz, Ricardo Gauterio |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damo, Andreisa Silveira, Bruno Xavier Moura, Danieli Veleda Minasi, Luis Fernando Cruz, Ricardo Gauterio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Luta de Classes Vocação Ontológica Humanização |
topic |
Luta de Classes Vocação Ontológica Humanização |
description |
A Educação enquanto fenômeno material social, com todas as suas propriedades, relações e ligações – no modo marxista de compreendê-la – situa-se no interior do processo histórico como desenvolvimento dos seres humanos. A Educação, assim, enquanto expressão possível se apresenta como prática social para a realização do devir humano, sua vocação ontológica de ser-mais. A emancipação dos sentidos humanos como processo de libertação da consciência dos indivíduos, enquanto possibilidade de compreender a realidade objetiva, na sua essência e fundamento, torna necessária a transformação social pela classe trabalhadora. A compreensão que temos desenvolvido sobre a Educação da classe trabalhadora aponta para uma Pedagogia Social como meio prioritário contra-hegemônico ao modo de produção vigente, expressão de Luta de Classes, uma das categorias centrais da ação pedagógica orientada para a libertação da classe trabalhadora. A luta de classes, nesse estudo, revela-se na luta pela consciência do proletariado - batalha ideológica da classe burguesa – que pelo encobrimento da luta de classes mantém sua situação de dominação contra a classe trabalhadora que por meio do desvelamento das relações de alienação impostas pelo Modo de Produção Capitalista, busca superar sua situação de classe oprimida para a classe em processo de libertação. A Educação da classe trabalhadora – Educação que lhe possibilitará assumir a direção de seu próprio vir-a-ser objetivando outra sociedade possível, cuja produção social haverá de suprir as necessidades humanas, e não os desejos do Capital, é o ato de conhecimento e o método de ação cultural para a transformação da realidade, por meio do qual os trabalhadores, conscientes de sua situação de classe, organizar-se-ão como bloco histórico que subverterá as relações materiais de produção hegemônicas. Nesse sentido, pensamos ser necessário criar brechas adequadas para o desenvolvimento sistematizado de uma Educação como prática social revolucionária, a fim de produzir condições materiais de enfrentamento da classe trabalhadora frente ao metabolismo do Capital, pois a transformação necessária como queremos é inconcebível sem uma concreta e ativa participação da Educação no seu sentido amplo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01T02:56:54Z 2011-12-01T02:56:54Z 2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DAMO, Andreisa et al. Educação da Classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO, 5., 2011, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2011. Disponível em: < http://www.5ebem.ufsc.br/trabalhos/eixo_01/e01a_t005.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2011. http://repositorio.furg.br/handle/1/1526 |
identifier_str_mv |
DAMO, Andreisa et al. Educação da Classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO, 5., 2011, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2011. Disponível em: < http://www.5ebem.ufsc.br/trabalhos/eixo_01/e01a_t005.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2011. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187252834009088 |