Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damo, Andreisa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silveira, Bruno Xavier, Moura, Danieli Veleda, Minasi, Luis Fernando, Cruz, Ricardo Gauterio
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1526
Resumo: A Educação enquanto fenômeno material social, com todas as suas propriedades, relações e ligações – no modo marxista de compreendê-la – situa-se no interior do processo histórico como desenvolvimento dos seres humanos. A Educação, assim, enquanto expressão possível se apresenta como prática social para a realização do devir humano, sua vocação ontológica de ser-mais. A emancipação dos sentidos humanos como processo de libertação da consciência dos indivíduos, enquanto possibilidade de compreender a realidade objetiva, na sua essência e fundamento, torna necessária a transformação social pela classe trabalhadora. A compreensão que temos desenvolvido sobre a Educação da classe trabalhadora aponta para uma Pedagogia Social como meio prioritário contra-hegemônico ao modo de produção vigente, expressão de Luta de Classes, uma das categorias centrais da ação pedagógica orientada para a libertação da classe trabalhadora. A luta de classes, nesse estudo, revela-se na luta pela consciência do proletariado - batalha ideológica da classe burguesa – que pelo encobrimento da luta de classes mantém sua situação de dominação contra a classe trabalhadora que por meio do desvelamento das relações de alienação impostas pelo Modo de Produção Capitalista, busca superar sua situação de classe oprimida para a classe em processo de libertação. A Educação da classe trabalhadora – Educação que lhe possibilitará assumir a direção de seu próprio vir-a-ser objetivando outra sociedade possível, cuja produção social haverá de suprir as necessidades humanas, e não os desejos do Capital, é o ato de conhecimento e o método de ação cultural para a transformação da realidade, por meio do qual os trabalhadores, conscientes de sua situação de classe, organizar-se-ão como bloco histórico que subverterá as relações materiais de produção hegemônicas. Nesse sentido, pensamos ser necessário criar brechas adequadas para o desenvolvimento sistematizado de uma Educação como prática social revolucionária, a fim de produzir condições materiais de enfrentamento da classe trabalhadora frente ao metabolismo do Capital, pois a transformação necessária como queremos é inconcebível sem uma concreta e ativa participação da Educação no seu sentido amplo.
id FURG_dafe09d3baeaebe54c0a5075559e3c5e
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1526
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciênciaLuta de ClassesVocação OntológicaHumanizaçãoA Educação enquanto fenômeno material social, com todas as suas propriedades, relações e ligações – no modo marxista de compreendê-la – situa-se no interior do processo histórico como desenvolvimento dos seres humanos. A Educação, assim, enquanto expressão possível se apresenta como prática social para a realização do devir humano, sua vocação ontológica de ser-mais. A emancipação dos sentidos humanos como processo de libertação da consciência dos indivíduos, enquanto possibilidade de compreender a realidade objetiva, na sua essência e fundamento, torna necessária a transformação social pela classe trabalhadora. A compreensão que temos desenvolvido sobre a Educação da classe trabalhadora aponta para uma Pedagogia Social como meio prioritário contra-hegemônico ao modo de produção vigente, expressão de Luta de Classes, uma das categorias centrais da ação pedagógica orientada para a libertação da classe trabalhadora. A luta de classes, nesse estudo, revela-se na luta pela consciência do proletariado - batalha ideológica da classe burguesa – que pelo encobrimento da luta de classes mantém sua situação de dominação contra a classe trabalhadora que por meio do desvelamento das relações de alienação impostas pelo Modo de Produção Capitalista, busca superar sua situação de classe oprimida para a classe em processo de libertação. A Educação da classe trabalhadora – Educação que lhe possibilitará assumir a direção de seu próprio vir-a-ser objetivando outra sociedade possível, cuja produção social haverá de suprir as necessidades humanas, e não os desejos do Capital, é o ato de conhecimento e o método de ação cultural para a transformação da realidade, por meio do qual os trabalhadores, conscientes de sua situação de classe, organizar-se-ão como bloco histórico que subverterá as relações materiais de produção hegemônicas. Nesse sentido, pensamos ser necessário criar brechas adequadas para o desenvolvimento sistematizado de uma Educação como prática social revolucionária, a fim de produzir condições materiais de enfrentamento da classe trabalhadora frente ao metabolismo do Capital, pois a transformação necessária como queremos é inconcebível sem uma concreta e ativa participação da Educação no seu sentido amplo.2011-12-01T02:56:54Z2011-12-01T02:56:54Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfDAMO, Andreisa et al. Educação da Classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO, 5., 2011, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2011. Disponível em: < http://www.5ebem.ufsc.br/trabalhos/eixo_01/e01a_t005.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1526porDamo, AndreisaSilveira, Bruno XavierMoura, Danieli VeledaMinasi, Luis FernandoCruz, Ricardo Gauterioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2019-11-22T13:35:57Zoai:repositorio.furg.br:1/1526Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2019-11-22T13:35:57Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência
title Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência
spellingShingle Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência
Damo, Andreisa
Luta de Classes
Vocação Ontológica
Humanização
title_short Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência
title_full Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência
title_fullStr Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência
title_full_unstemmed Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência
title_sort Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência
author Damo, Andreisa
author_facet Damo, Andreisa
Silveira, Bruno Xavier
Moura, Danieli Veleda
Minasi, Luis Fernando
Cruz, Ricardo Gauterio
author_role author
author2 Silveira, Bruno Xavier
Moura, Danieli Veleda
Minasi, Luis Fernando
Cruz, Ricardo Gauterio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damo, Andreisa
Silveira, Bruno Xavier
Moura, Danieli Veleda
Minasi, Luis Fernando
Cruz, Ricardo Gauterio
dc.subject.por.fl_str_mv Luta de Classes
Vocação Ontológica
Humanização
topic Luta de Classes
Vocação Ontológica
Humanização
description A Educação enquanto fenômeno material social, com todas as suas propriedades, relações e ligações – no modo marxista de compreendê-la – situa-se no interior do processo histórico como desenvolvimento dos seres humanos. A Educação, assim, enquanto expressão possível se apresenta como prática social para a realização do devir humano, sua vocação ontológica de ser-mais. A emancipação dos sentidos humanos como processo de libertação da consciência dos indivíduos, enquanto possibilidade de compreender a realidade objetiva, na sua essência e fundamento, torna necessária a transformação social pela classe trabalhadora. A compreensão que temos desenvolvido sobre a Educação da classe trabalhadora aponta para uma Pedagogia Social como meio prioritário contra-hegemônico ao modo de produção vigente, expressão de Luta de Classes, uma das categorias centrais da ação pedagógica orientada para a libertação da classe trabalhadora. A luta de classes, nesse estudo, revela-se na luta pela consciência do proletariado - batalha ideológica da classe burguesa – que pelo encobrimento da luta de classes mantém sua situação de dominação contra a classe trabalhadora que por meio do desvelamento das relações de alienação impostas pelo Modo de Produção Capitalista, busca superar sua situação de classe oprimida para a classe em processo de libertação. A Educação da classe trabalhadora – Educação que lhe possibilitará assumir a direção de seu próprio vir-a-ser objetivando outra sociedade possível, cuja produção social haverá de suprir as necessidades humanas, e não os desejos do Capital, é o ato de conhecimento e o método de ação cultural para a transformação da realidade, por meio do qual os trabalhadores, conscientes de sua situação de classe, organizar-se-ão como bloco histórico que subverterá as relações materiais de produção hegemônicas. Nesse sentido, pensamos ser necessário criar brechas adequadas para o desenvolvimento sistematizado de uma Educação como prática social revolucionária, a fim de produzir condições materiais de enfrentamento da classe trabalhadora frente ao metabolismo do Capital, pois a transformação necessária como queremos é inconcebível sem uma concreta e ativa participação da Educação no seu sentido amplo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01T02:56:54Z
2011-12-01T02:56:54Z
2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DAMO, Andreisa et al. Educação da Classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO, 5., 2011, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2011. Disponível em: < http://www.5ebem.ufsc.br/trabalhos/eixo_01/e01a_t005.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2011.
http://repositorio.furg.br/handle/1/1526
identifier_str_mv DAMO, Andreisa et al. Educação da Classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO, 5., 2011, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2011. Disponível em: < http://www.5ebem.ufsc.br/trabalhos/eixo_01/e01a_t005.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187252834009088