A tormenta chega ao sul: o movimento antigênero no rio grande do sul (2014-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barzotto, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10641
Resumo: Partindo do cenário de crescente avanço contra a inclusão de gênero e sexualidade nas políticas públicas educacionais, este artigo tem como objetivo questionar quais os efeitos da proliferação do discurso antigênero no Rio Grande do Sul. Para tanto, foram buscadas as ações legislativas antigênero em políticas públicas educacionais no estado desde a aprovação do Plano Nacional de Educação. A partir dos estudos pós-estruturalistas, foi argumentado aqui que a retórica antigênero permite alterar relações de poder-saber no estado, legitimando posições religiosas no espaço público a partir de argumentações semi-biológicas e/ou semi-seculares. Além disso, argumentou-se também nesse artigo que o caso gaúcho é um exemplo da (re)configuração de uma cidadania religiosa, cuja ação da religião na política está pautada em contrariedade às temáticas de gênero e de sexualidade nas políticas públicas.
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spelling A tormenta chega ao sul: o movimento antigênero no rio grande do sul (2014-2019)La tormenta llega al sur: el movimiento antigénero en Rio Grande do Sul (2014-2019)The storm reaches the south: the antigender movement in Rio Grande do Sul (2014-2019)Ideologia de GêneroEstudos de GêneroCidadania religiosaRio Grande do SulIdeologia de GéneroEstudios de GéneroCiudadanía religiosaGender IdeologyGender StudiesReligious citizenshipPartindo do cenário de crescente avanço contra a inclusão de gênero e sexualidade nas políticas públicas educacionais, este artigo tem como objetivo questionar quais os efeitos da proliferação do discurso antigênero no Rio Grande do Sul. Para tanto, foram buscadas as ações legislativas antigênero em políticas públicas educacionais no estado desde a aprovação do Plano Nacional de Educação. A partir dos estudos pós-estruturalistas, foi argumentado aqui que a retórica antigênero permite alterar relações de poder-saber no estado, legitimando posições religiosas no espaço público a partir de argumentações semi-biológicas e/ou semi-seculares. Além disso, argumentou-se também nesse artigo que o caso gaúcho é um exemplo da (re)configuração de uma cidadania religiosa, cuja ação da religião na política está pautada em contrariedade às temáticas de gênero e de sexualidade nas políticas públicas.A partir del panorama de creciente avance contra la inclusión de género y sexualidad en las políticas públicas educativas, este artículo tiene como objetivo cuestionar cuáles son los efectos de la proliferación del discurso anti-género en Rio Grande do Sul. Para eso, se buscaron acciones legislativas anti-género en las políticas públicas educativas del estado desde la aprobación del Plan Nacional de Educación. A partir de los estudios postestructuralistas, se argumentó que la retórica anti-género permite cambiar las relaciones de poder-conocimento, legitimando posiciones religiosas en el espacio público desde argumentos semi-biológicos y/o semi-seculares. Además, también se argumentó en este artículo que el caso de Rio Grande do Sul es un ejemplo de la (re)configuración de la ciudadanía religiosa, cuya acción de la religión en la política se basa en la contradicción con los temas de género y sexualidad en las políticas públicas.Starting from a scenario of increasing advance against the inclusion of gender and sexuality in educational public policies, this article has as its purpose to question what are the effects of the proliferation of the antigender discourse in Rio Grande do Sul. For such, the antigender legislative actions in educational public policies since the approval of National Education Plan were searched. From post-structuralist studies, it was argued here that the antigender rhetoric makes it possible to modify power-knowledge relations in the state, legitimizing religious positions in public spaces from semi-biological and semi-secular arguments. Furthermore, it was also argued in this article that the gaucho case is an example of the (re)configurations of a religious citizenship, whose religious action in politics is guided in contrariness to gender and sexuality thematic in public policies.2023-02-08T19:00:44Z2023-02-08T19:00:44Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARZOTTO, C. E. A TORMENTA CHEGA AO SUL: O MOVIMENTO ANTIGÊNERO NO RIO GRANDE DO SUL (2014-2019). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 99–127, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.11946. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11946. Acesso em: 27 jan. 2023.2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1064110.14295/de.v8i2. 11946porBarzotto, Carlos Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-02-08T19:00:44Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10641Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-02-08T19:00:44Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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