Situações-problema no ensino de matemática financeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6487 |
Resumo: | O presente trabalho descreve uma proposta de atividade educacional direcionada para professores de Matemática, envolvendo situações-problema no ensino de Matemática Financeira para ser aplicado com alunos do Ensino Médio. Tais atividades tem como objetivo fornecer um contexto real, no qual o estudante esteja inserido. O trabalho se divide em quatro partes: a introdução de uma situaçãoproblema envolvendo juros simples, o conhecimento matemático, a resolução da situação-problema e a proposta de atividade educacional. Diferenciando-se do que usualmente é encontrado nos livros didáticos, a proposta aqui apresentada propõe estudar conteúdos matemáticos de forma articulada, envolvendo o conceito de porcentagem vinculado com funções lineares e juros simples com função afim e progressão aritmética. Dessa forma, é apresentada uma sequência de aulas envolvendo situações-problema através de atividades, adequadas para os alunos. |
id |
FURG_dbe456ee58586481039595647249758c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/6487 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Situações-problema no ensino de matemática financeiraSituação-problemaJuro simplesEnsino de MatemáticaProblem situationSimple interestMathematics teachingO presente trabalho descreve uma proposta de atividade educacional direcionada para professores de Matemática, envolvendo situações-problema no ensino de Matemática Financeira para ser aplicado com alunos do Ensino Médio. Tais atividades tem como objetivo fornecer um contexto real, no qual o estudante esteja inserido. O trabalho se divide em quatro partes: a introdução de uma situaçãoproblema envolvendo juros simples, o conhecimento matemático, a resolução da situação-problema e a proposta de atividade educacional. Diferenciando-se do que usualmente é encontrado nos livros didáticos, a proposta aqui apresentada propõe estudar conteúdos matemáticos de forma articulada, envolvendo o conceito de porcentagem vinculado com funções lineares e juros simples com função afim e progressão aritmética. Dessa forma, é apresentada uma sequência de aulas envolvendo situações-problema através de atividades, adequadas para os alunos.This paper describes a proposed educational activity directed to teachers of mathematics, problem situations involving the teaching of Financial Mathematics to be applied to high school students. Such activities aims to provide a real context in which the student is inserted. The work is divided into four parts: the introduction of a problem situation involving simple interest, mathematical knowledge, the resolution of the problem situation and the proposed educational activity. Differentiating themselves from what is usually found in textbooks, the proposal presented here proposes studying mathematical content in a coordinated manner involving the concept of percentage linked with linear functions, simple interest linked with affine function and arithmetic progression. Thus, it is presented a sequence of lessons involving problem situations through activities appropriate for students.Bellicanta, Leandro SebbenSaadi, Alessandro da Silva2016-09-05T16:46:14Z2016-09-05T16:46:14Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSAADI, Alessandro da Silva. Situações-problema no ensino de matemática financeira. 2013. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/6487porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-09-05T16:46:14Zoai:repositorio.furg.br:1/6487Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-09-05T16:46:14Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Situações-problema no ensino de matemática financeira |
title |
Situações-problema no ensino de matemática financeira |
spellingShingle |
Situações-problema no ensino de matemática financeira Saadi, Alessandro da Silva Situação-problema Juro simples Ensino de Matemática Problem situation Simple interest Mathematics teaching |
title_short |
Situações-problema no ensino de matemática financeira |
title_full |
Situações-problema no ensino de matemática financeira |
title_fullStr |
Situações-problema no ensino de matemática financeira |
title_full_unstemmed |
Situações-problema no ensino de matemática financeira |
title_sort |
Situações-problema no ensino de matemática financeira |
author |
Saadi, Alessandro da Silva |
author_facet |
Saadi, Alessandro da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bellicanta, Leandro Sebben |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saadi, Alessandro da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Situação-problema Juro simples Ensino de Matemática Problem situation Simple interest Mathematics teaching |
topic |
Situação-problema Juro simples Ensino de Matemática Problem situation Simple interest Mathematics teaching |
description |
O presente trabalho descreve uma proposta de atividade educacional direcionada para professores de Matemática, envolvendo situações-problema no ensino de Matemática Financeira para ser aplicado com alunos do Ensino Médio. Tais atividades tem como objetivo fornecer um contexto real, no qual o estudante esteja inserido. O trabalho se divide em quatro partes: a introdução de uma situaçãoproblema envolvendo juros simples, o conhecimento matemático, a resolução da situação-problema e a proposta de atividade educacional. Diferenciando-se do que usualmente é encontrado nos livros didáticos, a proposta aqui apresentada propõe estudar conteúdos matemáticos de forma articulada, envolvendo o conceito de porcentagem vinculado com funções lineares e juros simples com função afim e progressão aritmética. Dessa forma, é apresentada uma sequência de aulas envolvendo situações-problema através de atividades, adequadas para os alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2016-09-05T16:46:14Z 2016-09-05T16:46:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SAADI, Alessandro da Silva. Situações-problema no ensino de matemática financeira. 2013. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013. http://repositorio.furg.br/handle/1/6487 |
identifier_str_mv |
SAADI, Alessandro da Silva. Situações-problema no ensino de matemática financeira. 2013. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187264100958208 |