Situações-problema no ensino de matemática financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saadi, Alessandro da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6487
Resumo: O presente trabalho descreve uma proposta de atividade educacional direcionada para professores de Matemática, envolvendo situações-problema no ensino de Matemática Financeira para ser aplicado com alunos do Ensino Médio. Tais atividades tem como objetivo fornecer um contexto real, no qual o estudante esteja inserido. O trabalho se divide em quatro partes: a introdução de uma situaçãoproblema envolvendo juros simples, o conhecimento matemático, a resolução da situação-problema e a proposta de atividade educacional. Diferenciando-se do que usualmente é encontrado nos livros didáticos, a proposta aqui apresentada propõe estudar conteúdos matemáticos de forma articulada, envolvendo o conceito de porcentagem vinculado com funções lineares e juros simples com função afim e progressão aritmética. Dessa forma, é apresentada uma sequência de aulas envolvendo situações-problema através de atividades, adequadas para os alunos.
id FURG_dbe456ee58586481039595647249758c
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6487
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Situações-problema no ensino de matemática financeiraSituação-problemaJuro simplesEnsino de MatemáticaProblem situationSimple interestMathematics teachingO presente trabalho descreve uma proposta de atividade educacional direcionada para professores de Matemática, envolvendo situações-problema no ensino de Matemática Financeira para ser aplicado com alunos do Ensino Médio. Tais atividades tem como objetivo fornecer um contexto real, no qual o estudante esteja inserido. O trabalho se divide em quatro partes: a introdução de uma situaçãoproblema envolvendo juros simples, o conhecimento matemático, a resolução da situação-problema e a proposta de atividade educacional. Diferenciando-se do que usualmente é encontrado nos livros didáticos, a proposta aqui apresentada propõe estudar conteúdos matemáticos de forma articulada, envolvendo o conceito de porcentagem vinculado com funções lineares e juros simples com função afim e progressão aritmética. Dessa forma, é apresentada uma sequência de aulas envolvendo situações-problema através de atividades, adequadas para os alunos.This paper describes a proposed educational activity directed to teachers of mathematics, problem situations involving the teaching of Financial Mathematics to be applied to high school students. Such activities aims to provide a real context in which the student is inserted. The work is divided into four parts: the introduction of a problem situation involving simple interest, mathematical knowledge, the resolution of the problem situation and the proposed educational activity. Differentiating themselves from what is usually found in textbooks, the proposal presented here proposes studying mathematical content in a coordinated manner involving the concept of percentage linked with linear functions, simple interest linked with affine function and arithmetic progression. Thus, it is presented a sequence of lessons involving problem situations through activities appropriate for students.Bellicanta, Leandro SebbenSaadi, Alessandro da Silva2016-09-05T16:46:14Z2016-09-05T16:46:14Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSAADI, Alessandro da Silva. Situações-problema no ensino de matemática financeira. 2013. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/6487porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-09-05T16:46:14Zoai:repositorio.furg.br:1/6487Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-09-05T16:46:14Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Situações-problema no ensino de matemática financeira
title Situações-problema no ensino de matemática financeira
spellingShingle Situações-problema no ensino de matemática financeira
Saadi, Alessandro da Silva
Situação-problema
Juro simples
Ensino de Matemática
Problem situation
Simple interest
Mathematics teaching
title_short Situações-problema no ensino de matemática financeira
title_full Situações-problema no ensino de matemática financeira
title_fullStr Situações-problema no ensino de matemática financeira
title_full_unstemmed Situações-problema no ensino de matemática financeira
title_sort Situações-problema no ensino de matemática financeira
author Saadi, Alessandro da Silva
author_facet Saadi, Alessandro da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bellicanta, Leandro Sebben
dc.contributor.author.fl_str_mv Saadi, Alessandro da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Situação-problema
Juro simples
Ensino de Matemática
Problem situation
Simple interest
Mathematics teaching
topic Situação-problema
Juro simples
Ensino de Matemática
Problem situation
Simple interest
Mathematics teaching
description O presente trabalho descreve uma proposta de atividade educacional direcionada para professores de Matemática, envolvendo situações-problema no ensino de Matemática Financeira para ser aplicado com alunos do Ensino Médio. Tais atividades tem como objetivo fornecer um contexto real, no qual o estudante esteja inserido. O trabalho se divide em quatro partes: a introdução de uma situaçãoproblema envolvendo juros simples, o conhecimento matemático, a resolução da situação-problema e a proposta de atividade educacional. Diferenciando-se do que usualmente é encontrado nos livros didáticos, a proposta aqui apresentada propõe estudar conteúdos matemáticos de forma articulada, envolvendo o conceito de porcentagem vinculado com funções lineares e juros simples com função afim e progressão aritmética. Dessa forma, é apresentada uma sequência de aulas envolvendo situações-problema através de atividades, adequadas para os alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-09-05T16:46:14Z
2016-09-05T16:46:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAADI, Alessandro da Silva. Situações-problema no ensino de matemática financeira. 2013. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.
http://repositorio.furg.br/handle/1/6487
identifier_str_mv SAADI, Alessandro da Silva. Situações-problema no ensino de matemática financeira. 2013. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187264100958208