Partículas Elementares e Interações: Uma proposta de mergulho no ensino e aprendizagem através de uma sequência didática interativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jerzewski, Valéria Bonetti
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8563
Resumo: Nesta dissertação apresento uma proposta de modernização curricular para o Ensino Médio por meio de introdução de temas de Física Moderna e Contemporânea. Com a opção de trabalhar a área de Ciências da Natureza como um todo, o componente curricular de Física vem perdendo seu espaço, sendo um constante desafio para o professor à inclusão destes temas no currículo. Para isso, aplicamos uma Sequência Didática Interativa (SDI), composta de várias Unidades Didáticas, no Ensino Médio, sobre Partículas Elementares e suas Interações, apresentando de forma diferenciada e dialogada, levando em consideração as indagações e conhecimentos prévios dos estudantes, além de fazer uma investigação da aprendizagem com a aplicação das Unidades Didáticas. A metodologia utilizada foi catalogada na teoria de mediação de Vygostsky. As atividades foram aplicadas na turma do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola público do município de Santa Rosa/RS. Minha avaliação das atividades, permite perceber que, desde que a Sequência Didática Interativa leve em consideração os tópicos introdutórios, de maneira que a mesma esteja constituída de trabalhos e atividades diferenciadas, é possível alcançar com grande êxito uma aprendizagem significativa para os alunos. Para ensinar este tema, é preciso inovar nas metodologias utilizadas, despertando a curiosidade e desafiando os alunos a tornarem-se pesquisadores como forma de aprendizado. Como resultados destas diversas estratégias, mantemos a atenção e o interesse da turma onde a SDI foi aplicada, apesar de ser um tema diferente dos tradicionais e não estar definido no currículo. Assim, percebemos o caráter motivacional que a inovação traz às aulas de Física Moderna.
id FURG_dc0687c012acfc685a5db5bad343ccfe
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8563
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Partículas Elementares e Interações: Uma proposta de mergulho no ensino e aprendizagem através de uma sequência didática interativaElementary particlesand interactions: A proposal of diving in teaching and learning through an interactive didactic sequenceFísica de Partículas ElementaresAprendizagem SignificativaTeoria da MediaçãoElementary Particle PhysicsMeaningful LearningTheory of MediationNesta dissertação apresento uma proposta de modernização curricular para o Ensino Médio por meio de introdução de temas de Física Moderna e Contemporânea. Com a opção de trabalhar a área de Ciências da Natureza como um todo, o componente curricular de Física vem perdendo seu espaço, sendo um constante desafio para o professor à inclusão destes temas no currículo. Para isso, aplicamos uma Sequência Didática Interativa (SDI), composta de várias Unidades Didáticas, no Ensino Médio, sobre Partículas Elementares e suas Interações, apresentando de forma diferenciada e dialogada, levando em consideração as indagações e conhecimentos prévios dos estudantes, além de fazer uma investigação da aprendizagem com a aplicação das Unidades Didáticas. A metodologia utilizada foi catalogada na teoria de mediação de Vygostsky. As atividades foram aplicadas na turma do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola público do município de Santa Rosa/RS. Minha avaliação das atividades, permite perceber que, desde que a Sequência Didática Interativa leve em consideração os tópicos introdutórios, de maneira que a mesma esteja constituída de trabalhos e atividades diferenciadas, é possível alcançar com grande êxito uma aprendizagem significativa para os alunos. Para ensinar este tema, é preciso inovar nas metodologias utilizadas, despertando a curiosidade e desafiando os alunos a tornarem-se pesquisadores como forma de aprendizado. Como resultados destas diversas estratégias, mantemos a atenção e o interesse da turma onde a SDI foi aplicada, apesar de ser um tema diferente dos tradicionais e não estar definido no currículo. Assim, percebemos o caráter motivacional que a inovação traz às aulas de Física Moderna.In this thesis, we present a proposal of curricular modernization for High School through introduction of topics from Modern and Contemporary Physics. With the option of working the area of natural sciences with an unique curriculum, the Physics component is losing its space and is a constant challenge for the teacher to the inclusion of these topics in the curriculum. For this, we apply an Interactive Didactic Sequence (IDS), composed of various Teaching Units, in high school, about elementary particles and their interactions, presenting a differentiated and dialogued way, taking into account inquiries and previous knowledge of the students, in addition to an investigation of learning by applying the Teaching Units. The methodology used was cataloged in is Vygostsky's Mediation Theory. The activities were implemented in the third year of high school class in a public school in the municipality of Santa Rosa/RS. My evaluation of activities allows realize that as long as the Interactive Didactic Sequence consider the introductory topics, so that it is made up of different jobs and activities, you can achieve great success with a significant learning for students. To teach this subject, we need to innovate in the methodologies used, arousing the curiosity and challenging students to become researchers as a way of learning. As a result of these various strategies, we keep the attention and interest of the class where SDI was applied, although it is a different theme of traditional and not be defined in the curriculum. Thus we see the motivational character that innovation brings to Modern Physics classes.Mackedanz, Luiz FernandoJerzewski, Valéria Bonetti2020-04-07T16:15:20Z2020-04-07T16:15:20Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJERZEWSKI, Valéria Bonetti. Partículas Elementares e Interações: Uma proposta de mergulho no ensino e aprendizagem através de uma sequência didática interativa. 2015. 108 f. Dissertação (mestrado nacional profissional em ensino de física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/8563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-04-07T16:15:20Zoai:repositorio.furg.br:1/8563Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-04-07T16:15:20Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Partículas Elementares e Interações: Uma proposta de mergulho no ensino e aprendizagem através de uma sequência didática interativa
Elementary particlesand interactions: A proposal of diving in teaching and learning through an interactive didactic sequence
title Partículas Elementares e Interações: Uma proposta de mergulho no ensino e aprendizagem através de uma sequência didática interativa
spellingShingle Partículas Elementares e Interações: Uma proposta de mergulho no ensino e aprendizagem através de uma sequência didática interativa
Jerzewski, Valéria Bonetti
Física de Partículas Elementares
Aprendizagem Significativa
Teoria da Mediação
Elementary Particle Physics
Meaningful Learning
Theory of Mediation
title_short Partículas Elementares e Interações: Uma proposta de mergulho no ensino e aprendizagem através de uma sequência didática interativa
title_full Partículas Elementares e Interações: Uma proposta de mergulho no ensino e aprendizagem através de uma sequência didática interativa
title_fullStr Partículas Elementares e Interações: Uma proposta de mergulho no ensino e aprendizagem através de uma sequência didática interativa
title_full_unstemmed Partículas Elementares e Interações: Uma proposta de mergulho no ensino e aprendizagem através de uma sequência didática interativa
title_sort Partículas Elementares e Interações: Uma proposta de mergulho no ensino e aprendizagem através de uma sequência didática interativa
author Jerzewski, Valéria Bonetti
author_facet Jerzewski, Valéria Bonetti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mackedanz, Luiz Fernando
dc.contributor.author.fl_str_mv Jerzewski, Valéria Bonetti
dc.subject.por.fl_str_mv Física de Partículas Elementares
Aprendizagem Significativa
Teoria da Mediação
Elementary Particle Physics
Meaningful Learning
Theory of Mediation
topic Física de Partículas Elementares
Aprendizagem Significativa
Teoria da Mediação
Elementary Particle Physics
Meaningful Learning
Theory of Mediation
description Nesta dissertação apresento uma proposta de modernização curricular para o Ensino Médio por meio de introdução de temas de Física Moderna e Contemporânea. Com a opção de trabalhar a área de Ciências da Natureza como um todo, o componente curricular de Física vem perdendo seu espaço, sendo um constante desafio para o professor à inclusão destes temas no currículo. Para isso, aplicamos uma Sequência Didática Interativa (SDI), composta de várias Unidades Didáticas, no Ensino Médio, sobre Partículas Elementares e suas Interações, apresentando de forma diferenciada e dialogada, levando em consideração as indagações e conhecimentos prévios dos estudantes, além de fazer uma investigação da aprendizagem com a aplicação das Unidades Didáticas. A metodologia utilizada foi catalogada na teoria de mediação de Vygostsky. As atividades foram aplicadas na turma do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola público do município de Santa Rosa/RS. Minha avaliação das atividades, permite perceber que, desde que a Sequência Didática Interativa leve em consideração os tópicos introdutórios, de maneira que a mesma esteja constituída de trabalhos e atividades diferenciadas, é possível alcançar com grande êxito uma aprendizagem significativa para os alunos. Para ensinar este tema, é preciso inovar nas metodologias utilizadas, despertando a curiosidade e desafiando os alunos a tornarem-se pesquisadores como forma de aprendizado. Como resultados destas diversas estratégias, mantemos a atenção e o interesse da turma onde a SDI foi aplicada, apesar de ser um tema diferente dos tradicionais e não estar definido no currículo. Assim, percebemos o caráter motivacional que a inovação traz às aulas de Física Moderna.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-04-07T16:15:20Z
2020-04-07T16:15:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JERZEWSKI, Valéria Bonetti. Partículas Elementares e Interações: Uma proposta de mergulho no ensino e aprendizagem através de uma sequência didática interativa. 2015. 108 f. Dissertação (mestrado nacional profissional em ensino de física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8563
identifier_str_mv JERZEWSKI, Valéria Bonetti. Partículas Elementares e Interações: Uma proposta de mergulho no ensino e aprendizagem através de uma sequência didática interativa. 2015. 108 f. Dissertação (mestrado nacional profissional em ensino de física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187228337176576