O projeto Acreditar é investir : os processos de in/exclusão e as estratégias de governamento no CAIC/FURG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Guilherme Botelho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8367
Resumo: Esta dissertação aborda o tema das políticas sociais, por meio da discussão e problematização acerca das estratégias de governamento presentes no projeto social Acreditar é Investir, desenvolvido no âmbito do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - CAIC. Utilizo como sustentação os estudos desenvolvidos por Michel Foucault e Alfredo Veiga-Neto e alguns conceitos-ferramenta como governamento, biopoder e biopolítica. Realizo uma volta ao passado para compreender o presente, analisando algumas políticas públicas que tornaram possível o surgimento do referido projeto, assim como as modificações ocorridas no mesmo até os dias de hoje. Com o objetivo de compreender os efeitos deste projeto e as estratégias efetivadas pelo mesmo na vida dos estudantes jovens realizei entrevistas semiestruturadas com os funcionários e ex-funcionários que acompanharam o referido projeto e redes de narrações com os adolescentes que participaram e participam do mesmo na condição de bolsistas ou aprendizes. A partir das análises, foi possível organizar quatro seções que discutem efeitos do projeto. Na primeira, Práticas de in/exclusão por meio da concorrência, analiso as práticas de in/exclusão e concorrência presentes não só na seleção, mas no decorrer do desenvolvimento do projeto analisado, pois a concorrência consigo mesmo e com os outros é constantemente convocada pelo mesmo. Na segunda seção, intitulada Estratégia biopolítica de gerenciamento do risco social: práticas de contraconduta, compreendo que o projeto atua dentro de uma estratégia biopolítica para gerenciar riscos futuros e que algumas contracondutas são percebidas dentro do mesmo. Percebeu-se que o projeto busca evitar determinados modos de vida, que possam ser supostamente prejudiciais à sociedade, colocando alguns comportamentos como sendo considerados mais adequados do que outros. No entanto, os sujeitos demonstram quando estão descontentes ao serem governados desta forma, buscando outras formas de vida e outras possibilidades por meio das contracondutas. Na terceira seção, Práticas discursivas salvacionistas: quem é o Messias na Contemporaneidade?, analiso, a partir do poder pastoral, algumas práticas que rondam o projeto e que se reconfiguram na Contemporaneidade. Por mais que o projeto se utilize de algumas técnicas desta forma de poder, foi possível perceber que existem algumas reconfigurações, que tornam este poder ainda mais insidioso e produtivo para o funcionamento do projeto analisado. Na quarta seção, Alargamento das funções da escola: as brumas do neoliberalismo, discuto acerca dos alargamentos da escola produzidos a partir da racionalidade neoliberal e suas estratégias. Tais estratégias visam um sujeito que seja capaz e desenvolva o desejo de entrar, permanecer e, caso saia, queira voltar para o jogo econômico, se tornando cada vez mais competitivo com os outros e consigo mesmo. Dessa forma, foi possível compreender o projeto Acreditar é Investir como estratégia biopolítica de gerenciamento dos riscos futuros, que age individualmente sobre as condutas dos sujeitos jovens a fim de gerenciar o risco social que os mesmos poderão produzir à população. Por meio de tais estratégias o projeto desenvolve ações de in/exclusão que alargam as funções da escola e visam a produção de sujeitos flexíveis e que possam concorrer no jogo econômico do neoliberalismo.
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Realizo uma volta ao passado para compreender o presente, analisando algumas políticas públicas que tornaram possível o surgimento do referido projeto, assim como as modificações ocorridas no mesmo até os dias de hoje. Com o objetivo de compreender os efeitos deste projeto e as estratégias efetivadas pelo mesmo na vida dos estudantes jovens realizei entrevistas semiestruturadas com os funcionários e ex-funcionários que acompanharam o referido projeto e redes de narrações com os adolescentes que participaram e participam do mesmo na condição de bolsistas ou aprendizes. A partir das análises, foi possível organizar quatro seções que discutem efeitos do projeto. Na primeira, Práticas de in/exclusão por meio da concorrência, analiso as práticas de in/exclusão e concorrência presentes não só na seleção, mas no decorrer do desenvolvimento do projeto analisado, pois a concorrência consigo mesmo e com os outros é constantemente convocada pelo mesmo. Na segunda seção, intitulada Estratégia biopolítica de gerenciamento do risco social: práticas de contraconduta, compreendo que o projeto atua dentro de uma estratégia biopolítica para gerenciar riscos futuros e que algumas contracondutas são percebidas dentro do mesmo. Percebeu-se que o projeto busca evitar determinados modos de vida, que possam ser supostamente prejudiciais à sociedade, colocando alguns comportamentos como sendo considerados mais adequados do que outros. No entanto, os sujeitos demonstram quando estão descontentes ao serem governados desta forma, buscando outras formas de vida e outras possibilidades por meio das contracondutas. Na terceira seção, Práticas discursivas salvacionistas: quem é o Messias na Contemporaneidade?, analiso, a partir do poder pastoral, algumas práticas que rondam o projeto e que se reconfiguram na Contemporaneidade. 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Por meio de tais estratégias o projeto desenvolve ações de in/exclusão que alargam as funções da escola e visam a produção de sujeitos flexíveis e que possam concorrer no jogo econômico do neoliberalismo.This dissertation address the issue of social policies through discussion and questioning of governance strategies in the social project "Acreditar é Investir", developed within the Center for Comprehensive Care of Children and Adolescents (CAIC). As support, the studies developed by Michel Foucault and Alfredo Veiga-Neto are used, alongside tool concepts such as governance, biopower and biopolitics. A return to the past is made to understand the present, analyzing public policies that made possible the emergence of this project, as well as changes that have occurred in the project to this day. Aiming to understand the effects of this project and the strategies implemented by it in the life of young students, I conducted semi-structured interviews with employees and former employees who were involved in the project, and a narrative network with adolescents who took part with scholarships or as apprentices. From the analysis, it was possible to arrange four sections that discuss project effects. In the first, Practices of in/exclusion through competition, I analyze the in/exclusion and competition practices not only in selection, but also in the course of the project, because competition with oneself and others is constantly called upon by it. In the second section, Biopolitical strategy for social risk management: counter-conduct practices, I understand that the project acts within a biopolitical strategy to manage future risks and that some counter-conducts are perceived within it. It was realized that the project seeks to avoid certain ways of life that may be supposedly harmful to society, placing some behaviors as being considered more appropriate than others. However, subjects demonstrate when they are unhappy when they are governed in this way, seeking other life forms and other possibilities through counter-conduct. In section three, Salvationist discursive practices: who is the Messiah in the Contemporary world?, I analyze, from the pastoral power, some practices that surround the project and that are reset in present days. As much as the project uses some techniques of this form of power, it was possible to realize that there are some reconfigurations that make this power even more insidious and productive for the operation of the project analyzed. In the fourth section, Enlargement of school functions: the mists of neoliberalism, I discuss the enlargement of the school, produced from the neoliberal rationality, and its strategies. Such strategies aim at a subject who is capable and develops the desire to enter, stay and, if he leaves, wants to return to the economic game, becoming increasingly competitive with others and with himself. Thus, it was possible to understand the project "Acreditar é Investir" as a biopolitical strategy for management of future risks, which acts singly on the behavior of young people in order to manage the social risk that they may represent to the community. Through these strategies, the project develops actions of in/exclusion that broaden the functions of the school and aim to generate flexible subjects that can compete in the economic game of neoliberalism.Lockmann, KamilaChagas, Guilherme Botelho2020-02-26T02:08:48Z2020-02-26T02:08:48Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCHAGAS, Guilherme Botelho. O projeto Acreditar é investir : os processos de in/exclusão e as estratégias de governamento no CAIC/FURG. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.http://repositorio.furg.br/handle/1/8367porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-02-26T02:08:48Zoai:repositorio.furg.br:1/8367Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-02-26T02:08:48Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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