A inserção da arte drag na contação de histórias para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sidmar Silveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Batista, Matheus Henrique Messias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10735
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 222-250, 2022.
id FURG_dfaf335f9a24e705b4fadcb01e9706fd
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10735
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A inserção da arte drag na contação de histórias para criançasLa inserción del arte drag en los cuentos para niñosThe insertion of drag art in children's storytellingDrag QueenContação de históriasGêneroEducação InfantilNarraciónGéneroEducación InfantilStorytellingGenreChild EducationRevista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 222-250, 2022.Almejou-se analisar como a contação de histórias por meio de uma personagem Drag Queen pode fomentar questionamentos acerca de uma sociedade calcada em normas binárias de gênero e a introdução de crianças nas discussões éticas daí decorrentes. Partiu-se de um levantamento bibliográfico relativo à contação de histórias e à identidade de gênero na educação infantil, tendo por base artigos científicos de revistas do campo da educação, somados à busca por narrativas literárias destinadas a crianças e que apresentam personagens fora de padrões de gênero estanques. Complementando o estudo teórico anterior, foram propostas sessões de contação de histórias por uma personagem Drag Queen, veiculadas em vídeos armazenados em página do Instagram. Por fim, foram propostas ações lúdicas para serem realizadas por crianças a partir de suas interações com as histórias trabalhadas. O conjunto dessas ações revelou que, mesmo já aparentando estarem influenciadas pelos sensos estéticos cis heteronormativos, as crianças criaram tensões em relação ao que se impõe como normatizado.El objetivo era analizar cómo la narración a través de un personaje de Drag Queen puede plantear interrogantes sobre una sociedad basada en normas binarias de género y la introducción de niños en las discusiones éticas resultantes. Se inició con un relevamiento bibliográfico sobre la narrativa e identidad de género en la educación infantil, a partir de artículos científicos de revistas del ámbito educativo, sumado a la búsqueda de narrativas literarias dirigidas a los niños y protagonizadas por personajes fuera de los estándares del género estanco. Complementando el estudio teórico anterior, las sesiones de storytelling fueron propuestas por un personaje de Drag Queen, que se muestran en videos almacenados en una página de Instagram. Finalmente, se propusieron acciones lúdicas para ser realizadas por los niños a partir de sus interacciones con los cuentos trabajados. El conjunto de estas acciones reveló que, si bien ya parecían estar influidos por los sentidos estéticos cis heteronormativos, los niños generaban tensiones en relación a lo que se impone como normalizado.The aim was to analyze how storytelling through a Drag Queen character can raise questions about a society based on binary gender norms and the introduction of children in the resulting ethical discussions. It started with a bibliographical survey on storytelling and gender identity in early childhood education, based on scientific articles from magazines in the field of education, added to the search for literary narratives aimed at children and featuring characters that are out of standards of watertight genre. Complementing the previous theoretical study, storytelling sessions were proposed by a Drag Queen character, shown in videos stored on an Instagram page. Finally, playful actions were proposed to be carried out by children based on their interactions with the stories worked. The set of these actions revealed that, even though they already appeared to be influenced by the heteronormative cis aesthetic senses, the children created tensions in relation to what is imposed as normalized.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-03-15T22:56:55Z2023-03-15T22:56:55Z2022-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGOMES, S. S.; BATISTA, M. H. M. A INSERÇÃO DA ARTE DRAG NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 222–250, 2022. DOI: 10.14295/de.v10i1.13701. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13701. Acesso em: 14 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1073510.14295/de.v10i1.13701porGomes, Sidmar SilveiraBatista, Matheus Henrique Messiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-15T22:56:55Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10735Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-15T22:56:55Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção da arte drag na contação de histórias para crianças
La inserción del arte drag en los cuentos para niños
The insertion of drag art in children's storytelling
title A inserção da arte drag na contação de histórias para crianças
spellingShingle A inserção da arte drag na contação de histórias para crianças
Gomes, Sidmar Silveira
Drag Queen
Contação de histórias
Gênero
Educação Infantil
Narración
Género
Educación Infantil
Storytelling
Genre
Child Education
title_short A inserção da arte drag na contação de histórias para crianças
title_full A inserção da arte drag na contação de histórias para crianças
title_fullStr A inserção da arte drag na contação de histórias para crianças
title_full_unstemmed A inserção da arte drag na contação de histórias para crianças
title_sort A inserção da arte drag na contação de histórias para crianças
author Gomes, Sidmar Silveira
author_facet Gomes, Sidmar Silveira
Batista, Matheus Henrique Messias
author_role author
author2 Batista, Matheus Henrique Messias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Sidmar Silveira
Batista, Matheus Henrique Messias
dc.subject.por.fl_str_mv Drag Queen
Contação de histórias
Gênero
Educação Infantil
Narración
Género
Educación Infantil
Storytelling
Genre
Child Education
topic Drag Queen
Contação de histórias
Gênero
Educação Infantil
Narración
Género
Educación Infantil
Storytelling
Genre
Child Education
description Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 222-250, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-05
2023-03-15T22:56:55Z
2023-03-15T22:56:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, S. S.; BATISTA, M. H. M. A INSERÇÃO DA ARTE DRAG NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 222–250, 2022. DOI: 10.14295/de.v10i1.13701. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13701. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10735
10.14295/de.v10i1.13701
identifier_str_mv GOMES, S. S.; BATISTA, M. H. M. A INSERÇÃO DA ARTE DRAG NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 222–250, 2022. DOI: 10.14295/de.v10i1.13701. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13701. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v10i1.13701
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187228772335616