Viabilidade técnico-econômica da areia eólica estabilizada com agentes aglomerantes para emprego em pavimentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruver, Cesar Alberto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Machado, Cíntia Rodales, Bastos, Cezar Augusto Burkert, Dias, Claudio Renato Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/5029
Resumo: Na região costeira sul do Estado do Rio Grande do Sul não existem materiais adequados para compor as diferentes camadas dos pavimentos. Como solução, são empregados: (a) rocha britada, proveniente de outras regiões ou (b) solo local (areia eólica) estabilizado com cimento e/ou cal mais cinzas. Apesar dos resultados bem sucedidos de ambas as técnicas, não existem estudos indicando qual é mais economicamente viável. Este trabalho apresenta os resultados do material estabilizado com cimento e com cinza adicionando duas cais, confrontando seus custos com a brita graduada. Os resultados indicam que a areia eólica estabilizada com mais de 10% de cimento Portland CP IV 32 (aos 7 dias de cura) e com teores de 28% de misturas de cinza volante e cal hidratada (aos 28 dias de cura) ou cal hidráulica (aos 120 dias de cura) atingem a resistência de 2,1 MPa. Em termos de custos, verificou-se que somente o tratamento com cinza e cal hidráulica torna-se mais barata que a brita graduada.
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