Ciência em animais de laboratório: um paradigma atual na educação e pesquisa acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danielski, Julio Cezar Reis
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3563
Resumo: Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2010.
id FURG_e135dedf3b980e531a519d7a23413ebf
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3563
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ciência em animais de laboratório: um paradigma atual na educação e pesquisa acadêmicaÉticaEnsinoPesquisaCiênciaAnimaisEthicsTeachingResearchScienceAnimalDissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2010.Esta dissertação tem, como objetivo, investigar a utilização de animais de laboratório nas práticas didático-científicas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Neste sentido questionamos e abordamos, neste estudo, questões referentes à Ciência em Animais de Laboratório. É uma nova área da Ciência que vem se estabelecendo no ambiente acadêmico, científico e social, pois, ao tratar de temas como ética, bioética, bem-estar dos animais, métodos alternativos e outros assuntos relativos ao emprego de animais em atividades de ensino e pesquisa, emerge como uma ciência multidisciplinar, por oferecer significativos conhecimentos na formação acadêmica dos profissionais das áreas biológicas e da saúde. Sendo as universidades, por excelência, centros de formação profissional e de opinião, devem, portanto, avaliar suas práticas pedagógicas na busca de aprimoramento e inovações no ensino e pesquisa universitária, processo considerado fundamental a toda instituição de ensino superior que reconheça a existência de um novo paradigma no campo da educação e experimentação com o uso de animais. Neste sentido, num primeiro momento questionamos quais são as concepções dos alunos de Medicina e Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), da FURG, sobre a Ciência em Animais de Laboratório e qual a contribuição dela na formação dos mesmos. A partir de então, verificamos como ocorre a exploração do tema nos referidos cursos; analisamos se acadêmicos reconhecem a importância de ter conhecimentos específicos para o uso de animais no ensino ou pesquisa; identificamos diferentes percepções e concepções dos acadêmicos sobre o uso de animais para fins de ensino e pesquisa; verificamos se as aulas práticas constituem se num referencial pedagógico na formação acadêmica e analisamos a exploração do tema na estrutura curricular dos referidos cursos. Considerando os objetivos propostos, realizamos um estudo investigativo de cunho exploratório-descritivo, sendo que a análise dos dados permitiu-nos: perceber a necessidade de uma renovação curricular no que tange a introdução dos conceitos da Ciência em Animais de Laboratório; verificar ainda muitas divergências de opiniões entre os acadêmicos principalmente em relação ao emprego de métodos alternativos em substituição ao uso de animais como recurso didático, evidenciando a necessidade da promoção de ações educativas concretas sobre o uso dos mesmos para fins didático-científicos; e, por fim, o estudo possibilita subsídios a futuras ações da Comissão de Ética em Uso Animal, da FURG.This dissertation has as objective to investigate the use of laboratory animals in teaching and scientific practices at the Federal University of Rio Grande - FURG. In this sense approach and questioned in this study, issues of Science in Laboratory Animals. It is a new area of science that have taken place in the academic, scientific and social, because, in dealing with issues such as ethics, bioethics, animal welfare, alternative methods and other matters relating to the use of animals in teaching and research, emerging as a multidisciplinary science, to offer significant expertise in academic areas of professional biological and health. As universities, par excellence, vocational training centers and opinion, should therefore assess their pedagogical practices in the pursuit of improvement and innovations in teaching and research university, a process considered essential to any institution of higher education that recognizes the existence of a new paradigm in education and experimentation with the use of animals. In this sense, at first questioned what the students' conceptions of Medicine and Biological Sciences (Graduate and Undergraduate), FURG on Science in Laboratory Animals and what her contribution in the training of scholars. Thereafter, we examine how the exploration of the theme occurs in those courses, we analyzed whether academics recognize the importance of having expertise in the use of animals in teaching or research, identify different perceptions and conceptions of students about the use of animals for teaching and research, we found that the practical classes are in a pedagogical reference in academic and analyze the operation of the subject in the curriculum structure of these courses. Considering the proposed objectives, we conducted an investigative study of exploratory and descriptive, and data analysis allowed us to perceive the need for curriculum renewal in terms of introducing concepts of Science in Laboratory Animals, see also many differences of opinions among academics, especially regarding the use of alternative methods to replace animal use as a teaching resource, highlighting the need to promote educational activities on the practical use of them for didactic-scientific and, finally, the study provides grants to future actions by the Ethics Commission on Animal Use, FURG.Barros, Daniela MartiDanielski, Julio Cezar Reis2013-06-18T21:37:24Z2013-06-18T21:37:24Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDANIELSKI, Julio Cezar Reis. Ciência em animais de laboratório: um paradigma atual na educação e pesquisa acadêmica. 2010. 83f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010.http://repositorio.furg.br/handle/1/3563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2019-11-13T22:38:34Zoai:repositorio.furg.br:1/3563Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2019-11-13T22:38:34Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciência em animais de laboratório: um paradigma atual na educação e pesquisa acadêmica
title Ciência em animais de laboratório: um paradigma atual na educação e pesquisa acadêmica
spellingShingle Ciência em animais de laboratório: um paradigma atual na educação e pesquisa acadêmica
Danielski, Julio Cezar Reis
Ética
Ensino
Pesquisa
Ciência
Animais
Ethics
Teaching
Research
Science
Animal
title_short Ciência em animais de laboratório: um paradigma atual na educação e pesquisa acadêmica
title_full Ciência em animais de laboratório: um paradigma atual na educação e pesquisa acadêmica
title_fullStr Ciência em animais de laboratório: um paradigma atual na educação e pesquisa acadêmica
title_full_unstemmed Ciência em animais de laboratório: um paradigma atual na educação e pesquisa acadêmica
title_sort Ciência em animais de laboratório: um paradigma atual na educação e pesquisa acadêmica
author Danielski, Julio Cezar Reis
author_facet Danielski, Julio Cezar Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Daniela Marti
dc.contributor.author.fl_str_mv Danielski, Julio Cezar Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Ensino
Pesquisa
Ciência
Animais
Ethics
Teaching
Research
Science
Animal
topic Ética
Ensino
Pesquisa
Ciência
Animais
Ethics
Teaching
Research
Science
Animal
description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2013-06-18T21:37:24Z
2013-06-18T21:37:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DANIELSKI, Julio Cezar Reis. Ciência em animais de laboratório: um paradigma atual na educação e pesquisa acadêmica. 2010. 83f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010.
http://repositorio.furg.br/handle/1/3563
identifier_str_mv DANIELSKI, Julio Cezar Reis. Ciência em animais de laboratório: um paradigma atual na educação e pesquisa acadêmica. 2010. 83f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384401904926720