Violência contra infâncias LGBTI+ na educação: por narrativas ficcionais para pedagogias Queer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassal, Luan Carpes Barros
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Tainá dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11328
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 11, n. 1, p. 20-46, 2023.
id FURG_e1f1b5d17d152a591dd8f2509a49b398
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11328
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Violência contra infâncias LGBTI+ na educação: por narrativas ficcionais para pedagogias QueerViolencia contra las infancias LGBTI+ en la educación: a través de narrativas ficticias para pedagogías QueerViolence against LGBTI+ childhoods in education: through fictional narratives for Queer pedagogiesEscolaViolênciaCorpos dissidentesPedagogia QueerEscuelaViolenciaCuerpos disidentesSchoolViolenceDissident bodiesQueer pedagogyRevista Diversidade e Educação, v. 11, n. 1, p. 20-46, 2023.Diante das condições opressivas presentes nos espaços formativos e do aumento da violência letal contra população LGBTI+, parece imprescindível considerarmos a escola, também, como lugar de produção do viver. Entendemos que a violência e seus efeitos não estão ontologicamente conectados aos corpos dissidentes, mas antes, reconhecemos força disruptiva perante as normas sociais. Buscamos, portanto, visibilizar modos de ser que emergem no processo pedagógico, quando atravessados por opressões e violências que se interseccionam. Para isso, apostamos que contar histórias dissidentes é um esforço na contramão da narrativa hegemônica do grupo vitorioso. O presente artigo performa um exercício narrativo a partir da imagem de crianças e adolescentes, que estabelecem outras formas não só de performar, mas de garantir o reconhecimento do gênero no ambiente escolar, anunciando, assim, uma pedagogia queer.Ante las condiciones opresivas presentes en los espacios formativos y el aumento de la violencia letal contra la población LGBTI+, parece imprescindible considerar la escuela también como un lugar de producción del vivir. Entendemos que la violencia y sus efectos no están ontológicamente conectados a los cuerpos disidentes, sino que reconocemos una fuerza disruptiva frente a las normas sociales. Buscamos, por tanto, visibilizar modos de ser que emergen en el proceso pedagógico, cuando son atravesados por opresiones y violencias que se interseccionan. Para ello, apostamos en que contar historias disidentes es un esfuerzo en contra de la narrativa hegemónica del grupo victorioso. El presente artículo realiza un ejercicio narrativo a partir de la imagen de niños y adolescentes, que establecen otras formas no solo de actuar, sino también de garantizar el reconocimiento del género en el ambiente escolar, anunciando así una pedagogía queer.Given the oppressive conditions present in educational spaces and the increasing lethal violence against the LGBTI+ population, it seems essential to consider the school as a place of production of living. We understand that violence and its effects are not ontologically connected to dissident bodies, but rather, we recognize their disruptive force against social norms. Therefore, we seek to make visible ways of being that emerge in the pedagogical process when intersected by oppressions and violence. To do this, we believe that telling dissident stories is an effort against the hegemonic narrative of the victorious group. The present article performs a narrative exercise based on the image of children and adolescents who establish other ways not only of performing but also of ensuring gender recognition in the school environment, thus announcing a queer pedagogy.Ed. da FURG2023-09-25T19:02:14Z2023-09-25T19:02:14Z2023-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCASSAL, L. C. B.; OLIVEIRA, T. dos S. Violência contra infâncias LGBTI+ na educação: por narrativas ficcionais para pedagogias Queer. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 20–46, 2023. DOI: 10.14295/de.v11i1.15366. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15366. Acesso em: 7 set. 2023.E-ISSN: 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1132810.14295/de.v11i1.15366porCassal, Luan Carpes BarrosOliveira, Tainá dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-09-25T19:02:16Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11328Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-09-25T19:02:16Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência contra infâncias LGBTI+ na educação: por narrativas ficcionais para pedagogias Queer
Violencia contra las infancias LGBTI+ en la educación: a través de narrativas ficticias para pedagogías Queer
Violence against LGBTI+ childhoods in education: through fictional narratives for Queer pedagogies
title Violência contra infâncias LGBTI+ na educação: por narrativas ficcionais para pedagogias Queer
spellingShingle Violência contra infâncias LGBTI+ na educação: por narrativas ficcionais para pedagogias Queer
Cassal, Luan Carpes Barros
Escola
Violência
Corpos dissidentes
Pedagogia Queer
Escuela
Violencia
Cuerpos disidentes
School
Violence
Dissident bodies
Queer pedagogy
title_short Violência contra infâncias LGBTI+ na educação: por narrativas ficcionais para pedagogias Queer
title_full Violência contra infâncias LGBTI+ na educação: por narrativas ficcionais para pedagogias Queer
title_fullStr Violência contra infâncias LGBTI+ na educação: por narrativas ficcionais para pedagogias Queer
title_full_unstemmed Violência contra infâncias LGBTI+ na educação: por narrativas ficcionais para pedagogias Queer
title_sort Violência contra infâncias LGBTI+ na educação: por narrativas ficcionais para pedagogias Queer
author Cassal, Luan Carpes Barros
author_facet Cassal, Luan Carpes Barros
Oliveira, Tainá dos Santos
author_role author
author2 Oliveira, Tainá dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassal, Luan Carpes Barros
Oliveira, Tainá dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Violência
Corpos dissidentes
Pedagogia Queer
Escuela
Violencia
Cuerpos disidentes
School
Violence
Dissident bodies
Queer pedagogy
topic Escola
Violência
Corpos dissidentes
Pedagogia Queer
Escuela
Violencia
Cuerpos disidentes
School
Violence
Dissident bodies
Queer pedagogy
description Revista Diversidade e Educação, v. 11, n. 1, p. 20-46, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-25T19:02:14Z
2023-09-25T19:02:14Z
2023-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASSAL, L. C. B.; OLIVEIRA, T. dos S. Violência contra infâncias LGBTI+ na educação: por narrativas ficcionais para pedagogias Queer. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 20–46, 2023. DOI: 10.14295/de.v11i1.15366. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15366. Acesso em: 7 set. 2023.
E-ISSN: 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11328
10.14295/de.v11i1.15366
identifier_str_mv CASSAL, L. C. B.; OLIVEIRA, T. dos S. Violência contra infâncias LGBTI+ na educação: por narrativas ficcionais para pedagogias Queer. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 20–46, 2023. DOI: 10.14295/de.v11i1.15366. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15366. Acesso em: 7 set. 2023.
E-ISSN: 2358-8853
10.14295/de.v11i1.15366
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ed. da FURG
publisher.none.fl_str_mv Ed. da FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187264597983232