Educação ambiental: bairro da balsa e os conflitos socioambientais na criação do campus porto da UFPEL/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karpinski, Lila Fátima
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Adomilli, Gianpaolo Knoller
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3805
Resumo: Este artigo trata de uma leitura do modo de vida e das percepções dos moradores do Bairro da Balsa, Pelotas/RS, em um contexto de conflitos socioambientais desencadeados pela criação do novo Campus Porto da Universidade Federal de Pelotas. Esses conflitos, como os problemas de infraestrutura social e urbana, elucidam-nos acerca das mazelas deixadas pela ausência do poder público local, apontando para uma situação de periferia, envolvendo as condições de vida e territorialidade dos moradores. Diante desse contexto, neste artigo, busca-se uma reflexão sobre como os moradores percebem o seu lugar, conflitos socioambientais e o entendimento sobre educação ambiental. Essas questões estão diretamente ligadas a EA, uma vez que esta trata das relações entre o ser humano e o meio ambiente, permeado pelas relações culturais, políticas e econômicas. Para a realização deste trabalho utilizou-se a etnografia como metodologia de pesquisa.
id FURG_e2e499d13036dcf03dbe381cb4bdaddb
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3805
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação ambiental: bairro da balsa e os conflitos socioambientais na criação do campus porto da UFPEL/RSConflito socioambientalEducação ambientalPercepçãoSocial and environmental ConflictEnvironmental educationPerceptionEste artigo trata de uma leitura do modo de vida e das percepções dos moradores do Bairro da Balsa, Pelotas/RS, em um contexto de conflitos socioambientais desencadeados pela criação do novo Campus Porto da Universidade Federal de Pelotas. Esses conflitos, como os problemas de infraestrutura social e urbana, elucidam-nos acerca das mazelas deixadas pela ausência do poder público local, apontando para uma situação de periferia, envolvendo as condições de vida e territorialidade dos moradores. Diante desse contexto, neste artigo, busca-se uma reflexão sobre como os moradores percebem o seu lugar, conflitos socioambientais e o entendimento sobre educação ambiental. Essas questões estão diretamente ligadas a EA, uma vez que esta trata das relações entre o ser humano e o meio ambiente, permeado pelas relações culturais, políticas e econômicas. Para a realização deste trabalho utilizou-se a etnografia como metodologia de pesquisa.This article is about the ways of life and perceptions that the residents of Balsa district in Pelotas/RS had developed in the context of enviromental and social conflicts that were brought to light when the new campus of Universidade Federal de Pelotas was installed in their territory. those conflicts,suchas problems with social and urban infrastructure, show the absence of the local public power during this process and point out the periferic situation of their territoriality. this article aims to reflect on how the residents see their place in this conflicts as well as their understanding about environmental education. these issues are directly connected to environmental education, which his focused on the relationship between the human being and the environment through cultural, economic and politics processes. etnography was used as the main method to collect data during the research that produced this article.2013-09-18T15:25:19Z2013-09-18T15:25:19Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfKARPINSKI, Lila Fátima; ADOMILI, Gianpaolo Knoller. Educação ambiental: bairro da balsa e os conflitos socioambientais na criação do campus porto da UFPEL/RS. Revista Eletrônica do Mestad em Educação Ambiental, v. 29, p. 02-18, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2756/1892>. Acesso em: 13 ago 2012.1517-1256http://repositorio.furg.br/handle/1/3805porKarpinski, Lila FátimaAdomilli, Gianpaolo Knollerinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-05-31T20:15:46Zoai:repositorio.furg.br:1/3805Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-05-31T20:15:46Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental: bairro da balsa e os conflitos socioambientais na criação do campus porto da UFPEL/RS
title Educação ambiental: bairro da balsa e os conflitos socioambientais na criação do campus porto da UFPEL/RS
spellingShingle Educação ambiental: bairro da balsa e os conflitos socioambientais na criação do campus porto da UFPEL/RS
Karpinski, Lila Fátima
Conflito socioambiental
Educação ambiental
Percepção
Social and environmental Conflict
Environmental education
Perception
title_short Educação ambiental: bairro da balsa e os conflitos socioambientais na criação do campus porto da UFPEL/RS
title_full Educação ambiental: bairro da balsa e os conflitos socioambientais na criação do campus porto da UFPEL/RS
title_fullStr Educação ambiental: bairro da balsa e os conflitos socioambientais na criação do campus porto da UFPEL/RS
title_full_unstemmed Educação ambiental: bairro da balsa e os conflitos socioambientais na criação do campus porto da UFPEL/RS
title_sort Educação ambiental: bairro da balsa e os conflitos socioambientais na criação do campus porto da UFPEL/RS
author Karpinski, Lila Fátima
author_facet Karpinski, Lila Fátima
Adomilli, Gianpaolo Knoller
author_role author
author2 Adomilli, Gianpaolo Knoller
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Karpinski, Lila Fátima
Adomilli, Gianpaolo Knoller
dc.subject.por.fl_str_mv Conflito socioambiental
Educação ambiental
Percepção
Social and environmental Conflict
Environmental education
Perception
topic Conflito socioambiental
Educação ambiental
Percepção
Social and environmental Conflict
Environmental education
Perception
description Este artigo trata de uma leitura do modo de vida e das percepções dos moradores do Bairro da Balsa, Pelotas/RS, em um contexto de conflitos socioambientais desencadeados pela criação do novo Campus Porto da Universidade Federal de Pelotas. Esses conflitos, como os problemas de infraestrutura social e urbana, elucidam-nos acerca das mazelas deixadas pela ausência do poder público local, apontando para uma situação de periferia, envolvendo as condições de vida e territorialidade dos moradores. Diante desse contexto, neste artigo, busca-se uma reflexão sobre como os moradores percebem o seu lugar, conflitos socioambientais e o entendimento sobre educação ambiental. Essas questões estão diretamente ligadas a EA, uma vez que esta trata das relações entre o ser humano e o meio ambiente, permeado pelas relações culturais, políticas e econômicas. Para a realização deste trabalho utilizou-se a etnografia como metodologia de pesquisa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-09-18T15:25:19Z
2013-09-18T15:25:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KARPINSKI, Lila Fátima; ADOMILI, Gianpaolo Knoller. Educação ambiental: bairro da balsa e os conflitos socioambientais na criação do campus porto da UFPEL/RS. Revista Eletrônica do Mestad em Educação Ambiental, v. 29, p. 02-18, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2756/1892>. Acesso em: 13 ago 2012.
1517-1256
http://repositorio.furg.br/handle/1/3805
identifier_str_mv KARPINSKI, Lila Fátima; ADOMILI, Gianpaolo Knoller. Educação ambiental: bairro da balsa e os conflitos socioambientais na criação do campus porto da UFPEL/RS. Revista Eletrônica do Mestad em Educação Ambiental, v. 29, p. 02-18, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2756/1892>. Acesso em: 13 ago 2012.
1517-1256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384361014657024