O educador no contexto contemporâneo: apontamentos a partir da educação ambiental emancipatória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/3892 |
Resumo: | O presente artigo parte do suposto que, em todo processo pedagógico, existe um sujeito singular do qual, em larga medida, depende o resultado do ato educativo concreto. Abordamos este sujeito, que temos chamado “educador”, como um ser social constituído de múltiplas determinações, que encontra na abordagem emancipatória da Educação Ambiental uma dupla dimensão: em escala particular, a possibilidade de fundamentação teórico-prática para a produção de um fazer docente contra-hegemônico, que busque superar as relações opressivas desenvolvidas no ambiente educativo; e em escala global, uma teoria revolucionária que aponta para a possibilidade de superação das relações de opressão que se desenvolvem na sociedade. Neste sentido, pensamos o espaço pedagógico como alternativa de produção de conhecimentos e de práticas sociais que possam atender às demandas do mundo contemporâneo, fundamentalmente, a superação da crise socioambiental engendrada pela forma dominante de produção da vida social. |
id |
FURG_e44017bf296fd1be3c2e046e2c3c178f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/3892 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
O educador no contexto contemporâneo: apontamentos a partir da educação ambiental emancipatóriaEducação AmbientalPrática docenteCrise socioambientalEnvironmental educationTeaching practiceSocial and environmental crisisO presente artigo parte do suposto que, em todo processo pedagógico, existe um sujeito singular do qual, em larga medida, depende o resultado do ato educativo concreto. Abordamos este sujeito, que temos chamado “educador”, como um ser social constituído de múltiplas determinações, que encontra na abordagem emancipatória da Educação Ambiental uma dupla dimensão: em escala particular, a possibilidade de fundamentação teórico-prática para a produção de um fazer docente contra-hegemônico, que busque superar as relações opressivas desenvolvidas no ambiente educativo; e em escala global, uma teoria revolucionária que aponta para a possibilidade de superação das relações de opressão que se desenvolvem na sociedade. Neste sentido, pensamos o espaço pedagógico como alternativa de produção de conhecimentos e de práticas sociais que possam atender às demandas do mundo contemporâneo, fundamentalmente, a superação da crise socioambiental engendrada pela forma dominante de produção da vida social.This paper stems from the assumption that there is a singular subject in any educational process; the outcome of the concrete educational actions depends mostly on him/her We have understood the teacher as a social being composed of multiple determinations that particular scale, found in the Emancipatory Environmental Education a possibility of theoretical-practical for the production of making a counter-hegemonic teaching that goes beyond the relationships developed in the oppressive educational environment; and in global scale, has at Emancipatory Environmental Education in revolutionary theory that points to overcome the oppressive relations that develop in society. In this sense, we think the pedagogical space as an alternative production of knowledge and social practices that can meet the demands of the contemporary world, primarily to overcome the socio-environmental crisis engendered by the dominant form of production of social life.2013-09-25T20:43:16Z2013-09-25T20:43:16Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBIGLIARDI, Rossane Vinhas; CRUZ, Ricardo Gauterio. O educador no contexto contemporâneo: apontamentos a partir da educação ambiental emancipatória. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande, v. 28, p. 320-331 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3133/1795>. Acesso em: 25 set. 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3892porBigliardi, Rossane VinhasCruz, Ricardo Gauterioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-25T20:43:16Zoai:repositorio.furg.br:1/3892Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-25T20:43:16Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O educador no contexto contemporâneo: apontamentos a partir da educação ambiental emancipatória |
title |
O educador no contexto contemporâneo: apontamentos a partir da educação ambiental emancipatória |
spellingShingle |
O educador no contexto contemporâneo: apontamentos a partir da educação ambiental emancipatória Bigliardi, Rossane Vinhas Educação Ambiental Prática docente Crise socioambiental Environmental education Teaching practice Social and environmental crisis |
title_short |
O educador no contexto contemporâneo: apontamentos a partir da educação ambiental emancipatória |
title_full |
O educador no contexto contemporâneo: apontamentos a partir da educação ambiental emancipatória |
title_fullStr |
O educador no contexto contemporâneo: apontamentos a partir da educação ambiental emancipatória |
title_full_unstemmed |
O educador no contexto contemporâneo: apontamentos a partir da educação ambiental emancipatória |
title_sort |
O educador no contexto contemporâneo: apontamentos a partir da educação ambiental emancipatória |
author |
Bigliardi, Rossane Vinhas |
author_facet |
Bigliardi, Rossane Vinhas Cruz, Ricardo Gauterio |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Ricardo Gauterio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bigliardi, Rossane Vinhas Cruz, Ricardo Gauterio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Prática docente Crise socioambiental Environmental education Teaching practice Social and environmental crisis |
topic |
Educação Ambiental Prática docente Crise socioambiental Environmental education Teaching practice Social and environmental crisis |
description |
O presente artigo parte do suposto que, em todo processo pedagógico, existe um sujeito singular do qual, em larga medida, depende o resultado do ato educativo concreto. Abordamos este sujeito, que temos chamado “educador”, como um ser social constituído de múltiplas determinações, que encontra na abordagem emancipatória da Educação Ambiental uma dupla dimensão: em escala particular, a possibilidade de fundamentação teórico-prática para a produção de um fazer docente contra-hegemônico, que busque superar as relações opressivas desenvolvidas no ambiente educativo; e em escala global, uma teoria revolucionária que aponta para a possibilidade de superação das relações de opressão que se desenvolvem na sociedade. Neste sentido, pensamos o espaço pedagógico como alternativa de produção de conhecimentos e de práticas sociais que possam atender às demandas do mundo contemporâneo, fundamentalmente, a superação da crise socioambiental engendrada pela forma dominante de produção da vida social. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2013-09-25T20:43:16Z 2013-09-25T20:43:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BIGLIARDI, Rossane Vinhas; CRUZ, Ricardo Gauterio. O educador no contexto contemporâneo: apontamentos a partir da educação ambiental emancipatória. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande, v. 28, p. 320-331 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3133/1795>. Acesso em: 25 set. 2013. 15171256 http://repositorio.furg.br/handle/1/3892 |
identifier_str_mv |
BIGLIARDI, Rossane Vinhas; CRUZ, Ricardo Gauterio. O educador no contexto contemporâneo: apontamentos a partir da educação ambiental emancipatória. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande, v. 28, p. 320-331 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3133/1795>. Acesso em: 25 set. 2013. 15171256 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384373344862208 |