Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Adriana Bergold
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Henning, Paula Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1671
Resumo: O presente artigo, tendo como foco de estudos a Supervisão Escolar, olha-a de uma forma diferente, trazendo para a discussão questões como a produtividade do trabalho docente, justificando a regulação do supervisor sobre os professores e a auto-regulação provocada nestes como a economia do poder disciplinar. Problematizando os conceitos de confissão e exame de si, apresenta alguns dos ditos recorrentes que são acolhidos e aceitos pela ordem do discurso educacional vigente. Trabalha ainda com o conceito de liberdade a partir de Michel Foucault, provocando nosso pensamento a entender a liberdade em sua relação direta com a regulação e o disciplinamento de corpos. Entre liberdades e regulações, o poder disciplinar mostra seus efeitos, não só colocando os sujeitos sob visibilidade constante, como também submetendo-os à sujeição da disciplina.
id FURG_e5214d211f3a505533cdcd991c205423
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1671
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolarSupervisão escolarPoder disciplinarEstudos pós-estruturalistasSchool supervisionDisciplining powerPost-structuralism studiesO presente artigo, tendo como foco de estudos a Supervisão Escolar, olha-a de uma forma diferente, trazendo para a discussão questões como a produtividade do trabalho docente, justificando a regulação do supervisor sobre os professores e a auto-regulação provocada nestes como a economia do poder disciplinar. Problematizando os conceitos de confissão e exame de si, apresenta alguns dos ditos recorrentes que são acolhidos e aceitos pela ordem do discurso educacional vigente. Trabalha ainda com o conceito de liberdade a partir de Michel Foucault, provocando nosso pensamento a entender a liberdade em sua relação direta com a regulação e o disciplinamento de corpos. Entre liberdades e regulações, o poder disciplinar mostra seus efeitos, não só colocando os sujeitos sob visibilidade constante, como também submetendo-os à sujeição da disciplina.This article has School Supervision as study focus and examines it in a different way, bringing into discussion issues such as teaching productivity, justifying the regulation of the supervisor over the teachers and the self regulation provoked in them as the economy of the discipline power. By problematizing the concepts of confession and self exam, we present some of the recurrent dictum that are welcomed and accepted by the order of the valid educational discourse. It also works with the Michael Foucault’s concept of liberty, provoking our thinking to understand liberty in its direct relation with regulation and discipline of the bodies. Between liberties and regulations, the disciplining power shows its effects, not only putting the subjects under constant visibility as also submitting them to discipline subjection.2012-01-03T19:54:07Z2012-01-03T19:54:07Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEAL, Adriana Bergold; HENNING, Paula Corrêa . Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar. Currículo sem Fronteiras, v. 9, n. 1, p. 251-266, 2009. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/leal-henning.pdf>. Acesso em: 05 Dezembro 2011.1645-1384http://repositorio.furg.br/handle/1/1671porLeal, Adriana BergoldHenning, Paula Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2012-01-03T19:54:07Zoai:repositorio.furg.br:1/1671Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2012-01-03T19:54:07Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar
title Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar
spellingShingle Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar
Leal, Adriana Bergold
Supervisão escolar
Poder disciplinar
Estudos pós-estruturalistas
School supervision
Disciplining power
Post-structuralism studies
title_short Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar
title_full Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar
title_fullStr Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar
title_full_unstemmed Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar
title_sort Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar
author Leal, Adriana Bergold
author_facet Leal, Adriana Bergold
Henning, Paula Corrêa
author_role author
author2 Henning, Paula Corrêa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Adriana Bergold
Henning, Paula Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão escolar
Poder disciplinar
Estudos pós-estruturalistas
School supervision
Disciplining power
Post-structuralism studies
topic Supervisão escolar
Poder disciplinar
Estudos pós-estruturalistas
School supervision
Disciplining power
Post-structuralism studies
description O presente artigo, tendo como foco de estudos a Supervisão Escolar, olha-a de uma forma diferente, trazendo para a discussão questões como a produtividade do trabalho docente, justificando a regulação do supervisor sobre os professores e a auto-regulação provocada nestes como a economia do poder disciplinar. Problematizando os conceitos de confissão e exame de si, apresenta alguns dos ditos recorrentes que são acolhidos e aceitos pela ordem do discurso educacional vigente. Trabalha ainda com o conceito de liberdade a partir de Michel Foucault, provocando nosso pensamento a entender a liberdade em sua relação direta com a regulação e o disciplinamento de corpos. Entre liberdades e regulações, o poder disciplinar mostra seus efeitos, não só colocando os sujeitos sob visibilidade constante, como também submetendo-os à sujeição da disciplina.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2012-01-03T19:54:07Z
2012-01-03T19:54:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEAL, Adriana Bergold; HENNING, Paula Corrêa . Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar. Currículo sem Fronteiras, v. 9, n. 1, p. 251-266, 2009. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/leal-henning.pdf>. Acesso em: 05 Dezembro 2011.
1645-1384
http://repositorio.furg.br/handle/1/1671
identifier_str_mv LEAL, Adriana Bergold; HENNING, Paula Corrêa . Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar. Currículo sem Fronteiras, v. 9, n. 1, p. 251-266, 2009. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/leal-henning.pdf>. Acesso em: 05 Dezembro 2011.
1645-1384
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187253296431104