Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1671 |
Resumo: | O presente artigo, tendo como foco de estudos a Supervisão Escolar, olha-a de uma forma diferente, trazendo para a discussão questões como a produtividade do trabalho docente, justificando a regulação do supervisor sobre os professores e a auto-regulação provocada nestes como a economia do poder disciplinar. Problematizando os conceitos de confissão e exame de si, apresenta alguns dos ditos recorrentes que são acolhidos e aceitos pela ordem do discurso educacional vigente. Trabalha ainda com o conceito de liberdade a partir de Michel Foucault, provocando nosso pensamento a entender a liberdade em sua relação direta com a regulação e o disciplinamento de corpos. Entre liberdades e regulações, o poder disciplinar mostra seus efeitos, não só colocando os sujeitos sob visibilidade constante, como também submetendo-os à sujeição da disciplina. |
id |
FURG_e5214d211f3a505533cdcd991c205423 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1671 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolarSupervisão escolarPoder disciplinarEstudos pós-estruturalistasSchool supervisionDisciplining powerPost-structuralism studiesO presente artigo, tendo como foco de estudos a Supervisão Escolar, olha-a de uma forma diferente, trazendo para a discussão questões como a produtividade do trabalho docente, justificando a regulação do supervisor sobre os professores e a auto-regulação provocada nestes como a economia do poder disciplinar. Problematizando os conceitos de confissão e exame de si, apresenta alguns dos ditos recorrentes que são acolhidos e aceitos pela ordem do discurso educacional vigente. Trabalha ainda com o conceito de liberdade a partir de Michel Foucault, provocando nosso pensamento a entender a liberdade em sua relação direta com a regulação e o disciplinamento de corpos. Entre liberdades e regulações, o poder disciplinar mostra seus efeitos, não só colocando os sujeitos sob visibilidade constante, como também submetendo-os à sujeição da disciplina.This article has School Supervision as study focus and examines it in a different way, bringing into discussion issues such as teaching productivity, justifying the regulation of the supervisor over the teachers and the self regulation provoked in them as the economy of the discipline power. By problematizing the concepts of confession and self exam, we present some of the recurrent dictum that are welcomed and accepted by the order of the valid educational discourse. It also works with the Michael Foucault’s concept of liberty, provoking our thinking to understand liberty in its direct relation with regulation and discipline of the bodies. Between liberties and regulations, the disciplining power shows its effects, not only putting the subjects under constant visibility as also submitting them to discipline subjection.2012-01-03T19:54:07Z2012-01-03T19:54:07Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEAL, Adriana Bergold; HENNING, Paula Corrêa . Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar. Currículo sem Fronteiras, v. 9, n. 1, p. 251-266, 2009. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/leal-henning.pdf>. Acesso em: 05 Dezembro 2011.1645-1384http://repositorio.furg.br/handle/1/1671porLeal, Adriana BergoldHenning, Paula Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2012-01-03T19:54:07Zoai:repositorio.furg.br:1/1671Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2012-01-03T19:54:07Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar |
title |
Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar |
spellingShingle |
Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar Leal, Adriana Bergold Supervisão escolar Poder disciplinar Estudos pós-estruturalistas School supervision Disciplining power Post-structuralism studies |
title_short |
Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar |
title_full |
Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar |
title_fullStr |
Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar |
title_full_unstemmed |
Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar |
title_sort |
Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar |
author |
Leal, Adriana Bergold |
author_facet |
Leal, Adriana Bergold Henning, Paula Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Henning, Paula Corrêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Adriana Bergold Henning, Paula Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão escolar Poder disciplinar Estudos pós-estruturalistas School supervision Disciplining power Post-structuralism studies |
topic |
Supervisão escolar Poder disciplinar Estudos pós-estruturalistas School supervision Disciplining power Post-structuralism studies |
description |
O presente artigo, tendo como foco de estudos a Supervisão Escolar, olha-a de uma forma diferente, trazendo para a discussão questões como a produtividade do trabalho docente, justificando a regulação do supervisor sobre os professores e a auto-regulação provocada nestes como a economia do poder disciplinar. Problematizando os conceitos de confissão e exame de si, apresenta alguns dos ditos recorrentes que são acolhidos e aceitos pela ordem do discurso educacional vigente. Trabalha ainda com o conceito de liberdade a partir de Michel Foucault, provocando nosso pensamento a entender a liberdade em sua relação direta com a regulação e o disciplinamento de corpos. Entre liberdades e regulações, o poder disciplinar mostra seus efeitos, não só colocando os sujeitos sob visibilidade constante, como também submetendo-os à sujeição da disciplina. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2012-01-03T19:54:07Z 2012-01-03T19:54:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEAL, Adriana Bergold; HENNING, Paula Corrêa . Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar. Currículo sem Fronteiras, v. 9, n. 1, p. 251-266, 2009. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/leal-henning.pdf>. Acesso em: 05 Dezembro 2011. 1645-1384 http://repositorio.furg.br/handle/1/1671 |
identifier_str_mv |
LEAL, Adriana Bergold; HENNING, Paula Corrêa . Do exame da supervisão ao autoexame dos professores: estratégias de regulação do trabalho docente na supervisão escolar. Currículo sem Fronteiras, v. 9, n. 1, p. 251-266, 2009. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/leal-henning.pdf>. Acesso em: 05 Dezembro 2011. 1645-1384 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187253296431104 |