Análise das condições operacionais do porto do Rio Grande utilizando a técnica de simulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemke, Natalia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3479
Resumo: Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica, Escola de Engenharia, 2008.
id FURG_e62178c339d77021560de21c8d2120bf
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3479
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Análise das condições operacionais do porto do Rio Grande utilizando a técnica de simulaçãoOperacionalidadeSimulaçãoPorto do Rio GrandeOperationalizationSimulationPort of Rio GrandeDissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica, Escola de Engenharia, 2008.Este trabalho teve como propósito realizar uma análise da operação do Porto do Rio Grande, através da técnica de Simulação, com o auxílio dosoftwareArena. O estudo foi feito para o terminal público Porto Novo e para os terminais de iniciativa privada do Superporto, os quais são: Bianchini, Bunge Alimentos, Copesul, Petrobrás, Tecon, Tergrasa, Termasa e Trevo Operadora. Nos terminais que possuem mais de um local de atracação, foram efetuadas duas análises: para o sistema íntegro, e para cada berço separadamente. Esta dissertação apresentou ainda como objetivo, comparar os resultados obtidos pela técnica de Teoria de Filas com a técnica de Simulação, as quais são utilizadas em modelagem de sistemas. Para tal, utilizaram-se os resultados fornecidos por Duarte (2007), que em sua dissertação de mestrado, realizou a análise operacional do Porto do Rio Grande, através do método de Teoria de Filas. Primeiramente, foram averiguados os dados de movimentação de navios do porto, durante os anos de 2004, 2005 e 2006, os quais foram fornecidos pela Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG). Em seguida, analisaram-se os intervalos entre as chegadas de navios, e os tempos de cada atendimento, com intuito de representar estes dados através de uma determinada distribuição estatística. Especificamente, para o terminal Tecon, foram realizadas análises mensais dos processos de chegada e de atendimento, com a finalidade de estimar a demanda para os próximos anos, pois este terminal passará a operar com mais um berço de atracação. Posteriormente, construíram-se fluxogramas de simulação, para cada situação, de acordo com o número de locais de atracação, onde foram aplicados os valores estatísticos corretos que representaram os dados de chegada e deatendimento. Para cada simulação, o programa Arena forneceu inúmeros resultados, entre eles, o índice de congestionamento. Como um dos principais resultados, constatou-se que o terminal Tecon apresentou consideráveis reduções em termos de congestionamento, nas simulações realizadas para o ano de 2009, em que este terminal contará com mais um local de atracação.This work had as intention to carry through an analysis of the operation of the Port of Rio Grande, through the technique of Simulation, with the aid of software “Arena”. The study was made for the public terminal called Novo Porto and the terminals of private initiative of Superporto, which are: Bianchini, Bunge Alimentos, Copesul, Petrobrás, Tecon, Tergrasa, Termasa and Trevo Operadora. In the terminals that possess a mooring place more than, two analyses had been effected: for the complete system, and each cradle separately. This paper still presented as objective, to compare the results gotten for the technique of Theory of Lines with the technique of Simulation, which are used inmodeling of systems. For such, the results supplied for Duarte had been used (2007), that in its master’s paper, carried through the operational analysis of the Port of Rio Grande, through the method of Theory of Lines. First, the data of movement of ships of the port had been inquired, during the years of 2004, 2005 and 2006, which had been supplied by theSupervision of the Port of Rio Grande (SUPRG). After that, the intervals between the arrivals of ships, and the times of each ttendance had been analyzed, with intention to represent these data through one definitive distribution statistics. Specifically, for the Tecon terminal, monthlyanalyses of the processes of arrived and attendance had been carried through,with the purpose esteem the demand for the next years, therefore this terminal will start to operate with plus a cradle of mooring. Later, simulation flowcharts had been constructed, for each situation, in accordance with the number of mooring places, where the correct statistical values that had represented the data of fond and of attendance had been applied. For each simulation, the program “Arena” supplied innumerable resulted, between them, the index of congestion. As one of the main results, one evidenced that the Tecon terminal presented considerable reductions in congestion terms, in the simulations carried through for the year of 2009, where this terminal will count on plus a mooring place.Lima, Milton Luiz Paiva deLemke, Natalia2013-06-08T23:00:19Z2013-06-08T23:00:19Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEMKE, Natália. Análise das condições operacionais do porto do Rio Grande utilizando a técnica de simulação. 2008. 191f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2008.http://repositorio.furg.br/handle/1/3479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-01-13T14:31:59Zoai:repositorio.furg.br:1/3479Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-01-13T14:31:59Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das condições operacionais do porto do Rio Grande utilizando a técnica de simulação
title Análise das condições operacionais do porto do Rio Grande utilizando a técnica de simulação
spellingShingle Análise das condições operacionais do porto do Rio Grande utilizando a técnica de simulação
Lemke, Natalia
Operacionalidade
Simulação
Porto do Rio Grande
Operationalization
Simulation
Port of Rio Grande
title_short Análise das condições operacionais do porto do Rio Grande utilizando a técnica de simulação
title_full Análise das condições operacionais do porto do Rio Grande utilizando a técnica de simulação
title_fullStr Análise das condições operacionais do porto do Rio Grande utilizando a técnica de simulação
title_full_unstemmed Análise das condições operacionais do porto do Rio Grande utilizando a técnica de simulação
title_sort Análise das condições operacionais do porto do Rio Grande utilizando a técnica de simulação
author Lemke, Natalia
author_facet Lemke, Natalia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Milton Luiz Paiva de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemke, Natalia
dc.subject.por.fl_str_mv Operacionalidade
Simulação
Porto do Rio Grande
Operationalization
Simulation
Port of Rio Grande
topic Operacionalidade
Simulação
Porto do Rio Grande
Operationalization
Simulation
Port of Rio Grande
description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica, Escola de Engenharia, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2013-06-08T23:00:19Z
2013-06-08T23:00:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEMKE, Natália. Análise das condições operacionais do porto do Rio Grande utilizando a técnica de simulação. 2008. 191f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2008.
http://repositorio.furg.br/handle/1/3479
identifier_str_mv LEMKE, Natália. Análise das condições operacionais do porto do Rio Grande utilizando a técnica de simulação. 2008. 191f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2008.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384401176166400