O racismo estrutural e a vida escolar - uma reflexão geográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canuto, Isaías de Araújo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tavares, Mikaella Manso Macedo, Andrade, Leonardo Biage de, Santos, Gisele Barbosa dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10618
Resumo: Este trabalho é fruto da atuação do Pibid-Geografia da UFJF na Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek, entre os anos de 2018 e 2020. As intervenções tiveram como pauta o racismo estrutural e seus reflexos no espaço escolar. A pesquisa desenvolveu-se por meio de leituras e reflexões de textos, canais de comunicação digital, estudo de leis, oficinas (vídeos, músicas, desenhos e jogos) sobre o racismo no cotidiano e no processo histórico brasileiro. Após práticas de cunho pedagógicoreflexivo, percebeu-se o amadurecimento dos estudantes ao lidarem com o tema, bem como, avultou importância dos estudos geográficos para a compreensão do espaço em diferentes escalas sob uma perspectiva de construção histórica, política e social. Isso indica mais um avanço realizado em relação à inserção das discussões sobre as temáticas raciais na escola, resgatando as origens do preconceito, da discriminação e do racismo, apontando novas perspectivas de luta, de inserção e de criticidade frente às desigualdades raciais.
id FURG_e9035e211f063318a8630fdc5545f3a4
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10618
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O racismo estrutural e a vida escolar - uma reflexão geográficaEl racismo estructural y la vida escolar - una reflexión geográficaStructural racism and the life in school – a geographical thoughtRelações étnico-raciaisPibidEquidade racialResistênciaRelaciones étnico-racialesIgualdad racialResistenciaEthnic-racial relationsPibid (Scholarship Program)Racial EqualityResistanceEste trabalho é fruto da atuação do Pibid-Geografia da UFJF na Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek, entre os anos de 2018 e 2020. As intervenções tiveram como pauta o racismo estrutural e seus reflexos no espaço escolar. A pesquisa desenvolveu-se por meio de leituras e reflexões de textos, canais de comunicação digital, estudo de leis, oficinas (vídeos, músicas, desenhos e jogos) sobre o racismo no cotidiano e no processo histórico brasileiro. Após práticas de cunho pedagógicoreflexivo, percebeu-se o amadurecimento dos estudantes ao lidarem com o tema, bem como, avultou importância dos estudos geográficos para a compreensão do espaço em diferentes escalas sob uma perspectiva de construção histórica, política e social. Isso indica mais um avanço realizado em relação à inserção das discussões sobre as temáticas raciais na escola, resgatando as origens do preconceito, da discriminação e do racismo, apontando novas perspectivas de luta, de inserção e de criticidade frente às desigualdades raciais.Este trabajo es fruto de la actuación del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia-PIBID-Geografía de la Universidad Federal de Juiz de Fora-UFJF en la Escuela Estadual Gobernador Juscelino Kubitschek, entre los años de 2018 e 2020. Las intervenciones tuvieron como pauta el racismo estructural y sus reflejos en el espacio escolar. La búsqueda por medio de lecturas y reflexiones de textos, canales de comunicación digital, estudio de leyes, talleres (videos, músicas, dibujos, juegos) sobre el racismo en el cotidiano y en el proceso histórico brasileño. Tras prácticas de cuño pedagógico-reflexivo, se ha percibido el grado de madurez de los estudiantes al hacer frente con el tema, así como, es necesario destacar la importancia de los estudios geográficos para la comprensión del espacio en diferentes escalas acerca de una perspectiva de construcción histórica, política y social. Señalando, más un avanzo realizado en relación a la inserción de las discusiones al tratar de las temáticas raciales en la escuela, rescatando los orígenes del prejuicio, de la discriminación y del racismo, apuntando nuevas perspectivas de lucha, de inserción y de criticidad delante de las desigualdades raciales.This work results from UFJF’s Pibid-Geography (a Scholarship Program of the Federal University of Juiz de Fora) at Governor Juscelino Kubitschek Elementary and High School, from 2018 to 2020. The interventions have focused on the structural racism and its reflections at school environment. The research has been developed by readings and text comprehension, digital communication channels, studies of laws and workshops (videos, music, games, and drawings) about racism in daily life and in the Brazilian historical process. After pedagogical-reflective practices, it was noticed the students’ maturity by dealing with such issue as well as showing how important is the geographical studies for the comprehension of the space in different scales under a perspective of social, political and historical construction, pointing to another progress related to the discussions about the racial themes at school, bringing back the origins of prejudice, discrimination and racism, but pointing out new perspectives of fight, insertion and criticism against racial inequalities.2023-01-31T00:50:49Z2023-01-31T00:50:49Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCANUTO, I. de A.; TAVARES, M. M. M.; ANDRADE, L. B. de; SANTOS, G. B. dos. O RACISMO ESTRUTURAL E A VIDA ESCOLAR - UMA REFLEXÃO GEOGRÁFICA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 313–334, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.11936. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11936. Acesso em: 28 jan. 2023.2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1061810.14295/de.v8i2.11936porCanuto, Isaías de AraújoTavares, Mikaella Manso MacedoAndrade, Leonardo Biage deSantos, Gisele Barbosa dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-01-31T00:50:49Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10618Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-01-31T00:50:49Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O racismo estrutural e a vida escolar - uma reflexão geográfica
El racismo estructural y la vida escolar - una reflexión geográfica
Structural racism and the life in school – a geographical thought
title O racismo estrutural e a vida escolar - uma reflexão geográfica
spellingShingle O racismo estrutural e a vida escolar - uma reflexão geográfica
Canuto, Isaías de Araújo
Relações étnico-raciais
Pibid
Equidade racial
Resistência
Relaciones étnico-raciales
Igualdad racial
Resistencia
Ethnic-racial relations
Pibid (Scholarship Program)
Racial Equality
Resistance
title_short O racismo estrutural e a vida escolar - uma reflexão geográfica
title_full O racismo estrutural e a vida escolar - uma reflexão geográfica
title_fullStr O racismo estrutural e a vida escolar - uma reflexão geográfica
title_full_unstemmed O racismo estrutural e a vida escolar - uma reflexão geográfica
title_sort O racismo estrutural e a vida escolar - uma reflexão geográfica
author Canuto, Isaías de Araújo
author_facet Canuto, Isaías de Araújo
Tavares, Mikaella Manso Macedo
Andrade, Leonardo Biage de
Santos, Gisele Barbosa dos
author_role author
author2 Tavares, Mikaella Manso Macedo
Andrade, Leonardo Biage de
Santos, Gisele Barbosa dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canuto, Isaías de Araújo
Tavares, Mikaella Manso Macedo
Andrade, Leonardo Biage de
Santos, Gisele Barbosa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Relações étnico-raciais
Pibid
Equidade racial
Resistência
Relaciones étnico-raciales
Igualdad racial
Resistencia
Ethnic-racial relations
Pibid (Scholarship Program)
Racial Equality
Resistance
topic Relações étnico-raciais
Pibid
Equidade racial
Resistência
Relaciones étnico-raciales
Igualdad racial
Resistencia
Ethnic-racial relations
Pibid (Scholarship Program)
Racial Equality
Resistance
description Este trabalho é fruto da atuação do Pibid-Geografia da UFJF na Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek, entre os anos de 2018 e 2020. As intervenções tiveram como pauta o racismo estrutural e seus reflexos no espaço escolar. A pesquisa desenvolveu-se por meio de leituras e reflexões de textos, canais de comunicação digital, estudo de leis, oficinas (vídeos, músicas, desenhos e jogos) sobre o racismo no cotidiano e no processo histórico brasileiro. Após práticas de cunho pedagógicoreflexivo, percebeu-se o amadurecimento dos estudantes ao lidarem com o tema, bem como, avultou importância dos estudos geográficos para a compreensão do espaço em diferentes escalas sob uma perspectiva de construção histórica, política e social. Isso indica mais um avanço realizado em relação à inserção das discussões sobre as temáticas raciais na escola, resgatando as origens do preconceito, da discriminação e do racismo, apontando novas perspectivas de luta, de inserção e de criticidade frente às desigualdades raciais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-01-31T00:50:49Z
2023-01-31T00:50:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CANUTO, I. de A.; TAVARES, M. M. M.; ANDRADE, L. B. de; SANTOS, G. B. dos. O RACISMO ESTRUTURAL E A VIDA ESCOLAR - UMA REFLEXÃO GEOGRÁFICA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 313–334, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.11936. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11936. Acesso em: 28 jan. 2023.
2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10618
10.14295/de.v8i2.11936
identifier_str_mv CANUTO, I. de A.; TAVARES, M. M. M.; ANDRADE, L. B. de; SANTOS, G. B. dos. O RACISMO ESTRUTURAL E A VIDA ESCOLAR - UMA REFLEXÃO GEOGRÁFICA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 313–334, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.11936. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11936. Acesso em: 28 jan. 2023.
2358-8853
10.14295/de.v8i2.11936
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187242903994368