Repensando o modo de cuidar do ser portador de doença mental e sua família a partir de heidegger

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adriane Maria Netto de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Lunardi, Valéria Lerch, Silva, Maria Regina Santos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1153
Resumo: Pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica, baseada em Heidegger, cujo tema propõe uma compreensão do significado de cuidar e ser cuidado para o ser portador de doença mental e sua família. Desvelando e compreendendo os significados atribuídos aos modos de cuidar, por estes seres, nos possibilitou repensar a maneira como cuidamos e o que precisa ser modificado para atender as necessidades do ser doente e de sua família frente a facticidade da doença mental. Foi possível compreender a necessidade da família de ser cuidada frente à manifestação da doença mental, principalmente, durante seu início. As famílias e o seu familiar doente manifestaram angústia e tristeza diante da internação no hospital psiquiátrico, em função da maneira como é prestado o cuidado nesta instituição, considerando que ela não promove sua reabilitação psicossocial.
id FURG_e91853466a87ff13176c7ce19a88963a
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1153
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Repensando o modo de cuidar do ser portador de doença mental e sua família a partir de heideggerRethinking the way of caring the mentally ill and their families based on heideggerRepensando el modo de cuidar del portador de enfermedad mental y su familia basado en HeideggerCuidado de enfermagemFamíliaSaúde mentalPesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica, baseada em Heidegger, cujo tema propõe uma compreensão do significado de cuidar e ser cuidado para o ser portador de doença mental e sua família. Desvelando e compreendendo os significados atribuídos aos modos de cuidar, por estes seres, nos possibilitou repensar a maneira como cuidamos e o que precisa ser modificado para atender as necessidades do ser doente e de sua família frente a facticidade da doença mental. Foi possível compreender a necessidade da família de ser cuidada frente à manifestação da doença mental, principalmente, durante seu início. As famílias e o seu familiar doente manifestaram angústia e tristeza diante da internação no hospital psiquiátrico, em função da maneira como é prestado o cuidado nesta instituição, considerando que ela não promove sua reabilitação psicossocial.2011-10-28T13:41:19Z2011-10-28T13:41:19Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Adriane Maria Netto de; LUNARDI, Valéria Lerch; SILVA, Maria Regina Santos da. Repensando o modo de cuidar do ser portador de doença mental e sua família a partir de Heidegger. Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 10, n. 1, p. 9-15, 2005. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/cogitare/article/view/4661/3617>. Acesso em: 26 out. 2011.2176-91331414-8536http://repositorio.furg.br/handle/1/1153porOliveira, Adriane Maria Netto deLunardi, Valéria LerchSilva, Maria Regina Santos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-10-28T13:41:19Zoai:repositorio.furg.br:1/1153Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-10-28T13:41:19Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensando o modo de cuidar do ser portador de doença mental e sua família a partir de heidegger
Rethinking the way of caring the mentally ill and their families based on heidegger
Repensando el modo de cuidar del portador de enfermedad mental y su familia basado en Heidegger
title Repensando o modo de cuidar do ser portador de doença mental e sua família a partir de heidegger
spellingShingle Repensando o modo de cuidar do ser portador de doença mental e sua família a partir de heidegger
Oliveira, Adriane Maria Netto de
Cuidado de enfermagem
Família
Saúde mental
title_short Repensando o modo de cuidar do ser portador de doença mental e sua família a partir de heidegger
title_full Repensando o modo de cuidar do ser portador de doença mental e sua família a partir de heidegger
title_fullStr Repensando o modo de cuidar do ser portador de doença mental e sua família a partir de heidegger
title_full_unstemmed Repensando o modo de cuidar do ser portador de doença mental e sua família a partir de heidegger
title_sort Repensando o modo de cuidar do ser portador de doença mental e sua família a partir de heidegger
author Oliveira, Adriane Maria Netto de
author_facet Oliveira, Adriane Maria Netto de
Lunardi, Valéria Lerch
Silva, Maria Regina Santos da
author_role author
author2 Lunardi, Valéria Lerch
Silva, Maria Regina Santos da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Adriane Maria Netto de
Lunardi, Valéria Lerch
Silva, Maria Regina Santos da
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidado de enfermagem
Família
Saúde mental
topic Cuidado de enfermagem
Família
Saúde mental
description Pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica, baseada em Heidegger, cujo tema propõe uma compreensão do significado de cuidar e ser cuidado para o ser portador de doença mental e sua família. Desvelando e compreendendo os significados atribuídos aos modos de cuidar, por estes seres, nos possibilitou repensar a maneira como cuidamos e o que precisa ser modificado para atender as necessidades do ser doente e de sua família frente a facticidade da doença mental. Foi possível compreender a necessidade da família de ser cuidada frente à manifestação da doença mental, principalmente, durante seu início. As famílias e o seu familiar doente manifestaram angústia e tristeza diante da internação no hospital psiquiátrico, em função da maneira como é prestado o cuidado nesta instituição, considerando que ela não promove sua reabilitação psicossocial.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2011-10-28T13:41:19Z
2011-10-28T13:41:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Adriane Maria Netto de; LUNARDI, Valéria Lerch; SILVA, Maria Regina Santos da. Repensando o modo de cuidar do ser portador de doença mental e sua família a partir de Heidegger. Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 10, n. 1, p. 9-15, 2005. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/cogitare/article/view/4661/3617>. Acesso em: 26 out. 2011.
2176-9133
1414-8536
http://repositorio.furg.br/handle/1/1153
identifier_str_mv OLIVEIRA, Adriane Maria Netto de; LUNARDI, Valéria Lerch; SILVA, Maria Regina Santos da. Repensando o modo de cuidar do ser portador de doença mental e sua família a partir de Heidegger. Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 10, n. 1, p. 9-15, 2005. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/cogitare/article/view/4661/3617>. Acesso em: 26 out. 2011.
2176-9133
1414-8536
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187268784947200