Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desfio desde a graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Paula de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/5583
Resumo: Este artigo apresenta o resultado da pesquisa sobre o grau de conhecimento dos formandos das áreas das licenciaturas em Biologia, Letras – Português, e Pedagogia, sobre a importância da biblioteca e do trabalho interdisciplinar entre educadores e bibliotecários. Os resultados mostram que os currículos dos cursos de licenciatura não contemplam questões relacionadas às bibliotecas. Percebemos que não há propostas ao desenvolvimento de atividades integradas e interdisciplinares, o que promoveria a integração da biblioteca escolar na vida docente pós academia. O papel da universidade é essencial na formação de educadores competentes e pró ativos, inseridos na biblioteca escolar, debatendo sobre bibliografia destinada a uma pesquisa científica, exigindo e sugerindo acervo condizente com a necessidade da sua disciplina, e orientando, juntamente com o profissional bibliotecário, o aluno na iniciação à pesquisa científica. Para isso é necessário repensar currículos acadêmicos de forma a valorizar a biblioteca escolar como ferramenta de trabalho, no futuro exercício da docência.
id FURG_ebd6783f3795dfb99eb100b622b86545
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/5583
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desfio desde a graduaçãoInterdisciplinarity between educators and school library: challenge since graduationInterdisciplinaridadeBiblioteca escolarEducadoresInterdisciplinarySchool libraryEducatorsEste artigo apresenta o resultado da pesquisa sobre o grau de conhecimento dos formandos das áreas das licenciaturas em Biologia, Letras – Português, e Pedagogia, sobre a importância da biblioteca e do trabalho interdisciplinar entre educadores e bibliotecários. Os resultados mostram que os currículos dos cursos de licenciatura não contemplam questões relacionadas às bibliotecas. Percebemos que não há propostas ao desenvolvimento de atividades integradas e interdisciplinares, o que promoveria a integração da biblioteca escolar na vida docente pós academia. O papel da universidade é essencial na formação de educadores competentes e pró ativos, inseridos na biblioteca escolar, debatendo sobre bibliografia destinada a uma pesquisa científica, exigindo e sugerindo acervo condizente com a necessidade da sua disciplina, e orientando, juntamente com o profissional bibliotecário, o aluno na iniciação à pesquisa científica. Para isso é necessário repensar currículos acadêmicos de forma a valorizar a biblioteca escolar como ferramenta de trabalho, no futuro exercício da docência.This article presents the results of research on the degree of awareness of undergraduate students in the areas of Biology, Letters - Portuguese and pedagogy, on the importance of libraries and the interdisciplinary work between educators and librarians. The results show that the curriculums of undergraduate programs do not address issues related to libraries. We realize that there are no proposals to develop integrated, interdisciplinary activities, which promote theimportance of integrating the school library to life after teaching academy, and that the education of today is of paramount importance. We believe that the role of the university is essential in the formation of competent instructors and pro-active, entered the school library, discussing literature aimed at a scientific research, requiring collection and suggesting the need for consistent with their discipline and guidance, along with the professional librarians, students in initiating scientific research, but for this it is necessary to rethink academic curriculum in order to enhance the school library as a tool for the future practice of teachingMaia, Maria de Fátima SantosOliveira, Ana Paula de2015-12-05T16:23:13Z2015-12-05T16:23:13Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Ana Paula de. Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desafio desde a graduação. 2010. 15 f. TCC ( Graduação em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2010.http://repositorio.furg.br/handle/1/5583por;http://bdtccs.furg.br//handle/1/118info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-05-31T20:19:46Zoai:repositorio.furg.br:1/5583Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-05-31T20:19:46Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desfio desde a graduação
Interdisciplinarity between educators and school library: challenge since graduation
title Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desfio desde a graduação
spellingShingle Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desfio desde a graduação
Oliveira, Ana Paula de
Interdisciplinaridade
Biblioteca escolar
Educadores
Interdisciplinary
School library
Educators
title_short Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desfio desde a graduação
title_full Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desfio desde a graduação
title_fullStr Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desfio desde a graduação
title_full_unstemmed Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desfio desde a graduação
title_sort Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desfio desde a graduação
author Oliveira, Ana Paula de
author_facet Oliveira, Ana Paula de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Maria de Fátima Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Paula de
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Biblioteca escolar
Educadores
Interdisciplinary
School library
Educators
topic Interdisciplinaridade
Biblioteca escolar
Educadores
Interdisciplinary
School library
Educators
description Este artigo apresenta o resultado da pesquisa sobre o grau de conhecimento dos formandos das áreas das licenciaturas em Biologia, Letras – Português, e Pedagogia, sobre a importância da biblioteca e do trabalho interdisciplinar entre educadores e bibliotecários. Os resultados mostram que os currículos dos cursos de licenciatura não contemplam questões relacionadas às bibliotecas. Percebemos que não há propostas ao desenvolvimento de atividades integradas e interdisciplinares, o que promoveria a integração da biblioteca escolar na vida docente pós academia. O papel da universidade é essencial na formação de educadores competentes e pró ativos, inseridos na biblioteca escolar, debatendo sobre bibliografia destinada a uma pesquisa científica, exigindo e sugerindo acervo condizente com a necessidade da sua disciplina, e orientando, juntamente com o profissional bibliotecário, o aluno na iniciação à pesquisa científica. Para isso é necessário repensar currículos acadêmicos de forma a valorizar a biblioteca escolar como ferramenta de trabalho, no futuro exercício da docência.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-12-05T16:23:13Z
2015-12-05T16:23:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Ana Paula de. Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desafio desde a graduação. 2010. 15 f. TCC ( Graduação em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2010.
http://repositorio.furg.br/handle/1/5583
identifier_str_mv OLIVEIRA, Ana Paula de. Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desafio desde a graduação. 2010. 15 f. TCC ( Graduação em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2010.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/5583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ;http://bdtccs.furg.br//handle/1/118
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384403167412224