Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desfio desde a graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/5583 |
Resumo: | Este artigo apresenta o resultado da pesquisa sobre o grau de conhecimento dos formandos das áreas das licenciaturas em Biologia, Letras – Português, e Pedagogia, sobre a importância da biblioteca e do trabalho interdisciplinar entre educadores e bibliotecários. Os resultados mostram que os currículos dos cursos de licenciatura não contemplam questões relacionadas às bibliotecas. Percebemos que não há propostas ao desenvolvimento de atividades integradas e interdisciplinares, o que promoveria a integração da biblioteca escolar na vida docente pós academia. O papel da universidade é essencial na formação de educadores competentes e pró ativos, inseridos na biblioteca escolar, debatendo sobre bibliografia destinada a uma pesquisa científica, exigindo e sugerindo acervo condizente com a necessidade da sua disciplina, e orientando, juntamente com o profissional bibliotecário, o aluno na iniciação à pesquisa científica. Para isso é necessário repensar currículos acadêmicos de forma a valorizar a biblioteca escolar como ferramenta de trabalho, no futuro exercício da docência. |
id |
FURG_ebd6783f3795dfb99eb100b622b86545 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/5583 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desfio desde a graduaçãoInterdisciplinarity between educators and school library: challenge since graduationInterdisciplinaridadeBiblioteca escolarEducadoresInterdisciplinarySchool libraryEducatorsEste artigo apresenta o resultado da pesquisa sobre o grau de conhecimento dos formandos das áreas das licenciaturas em Biologia, Letras – Português, e Pedagogia, sobre a importância da biblioteca e do trabalho interdisciplinar entre educadores e bibliotecários. Os resultados mostram que os currículos dos cursos de licenciatura não contemplam questões relacionadas às bibliotecas. Percebemos que não há propostas ao desenvolvimento de atividades integradas e interdisciplinares, o que promoveria a integração da biblioteca escolar na vida docente pós academia. O papel da universidade é essencial na formação de educadores competentes e pró ativos, inseridos na biblioteca escolar, debatendo sobre bibliografia destinada a uma pesquisa científica, exigindo e sugerindo acervo condizente com a necessidade da sua disciplina, e orientando, juntamente com o profissional bibliotecário, o aluno na iniciação à pesquisa científica. Para isso é necessário repensar currículos acadêmicos de forma a valorizar a biblioteca escolar como ferramenta de trabalho, no futuro exercício da docência.This article presents the results of research on the degree of awareness of undergraduate students in the areas of Biology, Letters - Portuguese and pedagogy, on the importance of libraries and the interdisciplinary work between educators and librarians. The results show that the curriculums of undergraduate programs do not address issues related to libraries. We realize that there are no proposals to develop integrated, interdisciplinary activities, which promote theimportance of integrating the school library to life after teaching academy, and that the education of today is of paramount importance. We believe that the role of the university is essential in the formation of competent instructors and pro-active, entered the school library, discussing literature aimed at a scientific research, requiring collection and suggesting the need for consistent with their discipline and guidance, along with the professional librarians, students in initiating scientific research, but for this it is necessary to rethink academic curriculum in order to enhance the school library as a tool for the future practice of teachingMaia, Maria de Fátima SantosOliveira, Ana Paula de2015-12-05T16:23:13Z2015-12-05T16:23:13Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Ana Paula de. Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desafio desde a graduação. 2010. 15 f. TCC ( Graduação em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2010.http://repositorio.furg.br/handle/1/5583por;http://bdtccs.furg.br//handle/1/118info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-05-31T20:19:46Zoai:repositorio.furg.br:1/5583Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-05-31T20:19:46Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desfio desde a graduação Interdisciplinarity between educators and school library: challenge since graduation |
title |
Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desfio desde a graduação |
spellingShingle |
Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desfio desde a graduação Oliveira, Ana Paula de Interdisciplinaridade Biblioteca escolar Educadores Interdisciplinary School library Educators |
title_short |
Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desfio desde a graduação |
title_full |
Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desfio desde a graduação |
title_fullStr |
Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desfio desde a graduação |
title_full_unstemmed |
Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desfio desde a graduação |
title_sort |
Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desfio desde a graduação |
author |
Oliveira, Ana Paula de |
author_facet |
Oliveira, Ana Paula de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maia, Maria de Fátima Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Paula de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Biblioteca escolar Educadores Interdisciplinary School library Educators |
topic |
Interdisciplinaridade Biblioteca escolar Educadores Interdisciplinary School library Educators |
description |
Este artigo apresenta o resultado da pesquisa sobre o grau de conhecimento dos formandos das áreas das licenciaturas em Biologia, Letras – Português, e Pedagogia, sobre a importância da biblioteca e do trabalho interdisciplinar entre educadores e bibliotecários. Os resultados mostram que os currículos dos cursos de licenciatura não contemplam questões relacionadas às bibliotecas. Percebemos que não há propostas ao desenvolvimento de atividades integradas e interdisciplinares, o que promoveria a integração da biblioteca escolar na vida docente pós academia. O papel da universidade é essencial na formação de educadores competentes e pró ativos, inseridos na biblioteca escolar, debatendo sobre bibliografia destinada a uma pesquisa científica, exigindo e sugerindo acervo condizente com a necessidade da sua disciplina, e orientando, juntamente com o profissional bibliotecário, o aluno na iniciação à pesquisa científica. Para isso é necessário repensar currículos acadêmicos de forma a valorizar a biblioteca escolar como ferramenta de trabalho, no futuro exercício da docência. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-12-05T16:23:13Z 2015-12-05T16:23:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Ana Paula de. Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desafio desde a graduação. 2010. 15 f. TCC ( Graduação em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2010. http://repositorio.furg.br/handle/1/5583 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Ana Paula de. Interdiciplinaridade entre educadores e biblioteca escolar: desafio desde a graduação. 2010. 15 f. TCC ( Graduação em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2010. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/5583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
;http://bdtccs.furg.br//handle/1/118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384403167412224 |