Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Júlia Silveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6902
Resumo: Entre 2010 e 2012, vivenciamos mais uma campanha do PNLD, ensino fundamental e médio, ou seja, período em que os professores de todo o Brasil escolhem os títulos dos livros didáticos que serão recebidos por sua escola e por consequência utilizados nas salas de aula. Ao analisarmos o principal documento que delineia o processo de escolha dos livros didáticos por parte dos professores observamos certo direcionamento para alguns títulos melhor qualificados dentro das análises apresentadas pelo guia, conforme discorremos no presente trabalho. Sendo assim, antes de ser um fundamental recurso didático, o livro didático de História é um produto comercial, inserido em políticas públicas de educação nacional e por isso precisa ser estudado como tal, o que nos propomos a realizar no presente texto.
id FURG_ed03ef7775557ee3b976fe1a05e47814
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6902
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLDLivros didáticosEnsino de HistóriaPNLDTextbooksTeaching historyEntre 2010 e 2012, vivenciamos mais uma campanha do PNLD, ensino fundamental e médio, ou seja, período em que os professores de todo o Brasil escolhem os títulos dos livros didáticos que serão recebidos por sua escola e por consequência utilizados nas salas de aula. Ao analisarmos o principal documento que delineia o processo de escolha dos livros didáticos por parte dos professores observamos certo direcionamento para alguns títulos melhor qualificados dentro das análises apresentadas pelo guia, conforme discorremos no presente trabalho. Sendo assim, antes de ser um fundamental recurso didático, o livro didático de História é um produto comercial, inserido em políticas públicas de educação nacional e por isso precisa ser estudado como tal, o que nos propomos a realizar no presente texto.Between 2010 and 2012, the campaign live PNLD, elementary and secondary education, ie, a period in which teachers from all over Brazil come on the platform of the MEC to choose the titles of the textbooks that will be received by your school and therefore used in classrooms. By analyzing the main document that outlines the process for selecting textbooks for teachers noticed right direction for some better qualified securities within the analyzes presented by the guide, as we discus. Thus, before a key teaching resource, the history textbook is a commercial product, inserted in national education policies and therefore must be studied as such, we propose to make in this text.2016-12-11T01:38:09Z2016-12-11T01:38:09Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMATOS, Júlia Silveira. Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD. Historiae, Rio Grande, v. 3, n. 3, p. 165-184, 2012. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/3268/194 > Acesso em:30 nov. 2016.1519-8502http://repositorio.furg.br/handle/1/6902porMatos, Júlia Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-12-11T01:38:09Zoai:repositorio.furg.br:1/6902Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-12-11T01:38:09Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD
title Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD
spellingShingle Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD
Matos, Júlia Silveira
Livros didáticos
Ensino de História
PNLD
Textbooks
Teaching history
title_short Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD
title_full Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD
title_fullStr Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD
title_full_unstemmed Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD
title_sort Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD
author Matos, Júlia Silveira
author_facet Matos, Júlia Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Júlia Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Ensino de História
PNLD
Textbooks
Teaching history
topic Livros didáticos
Ensino de História
PNLD
Textbooks
Teaching history
description Entre 2010 e 2012, vivenciamos mais uma campanha do PNLD, ensino fundamental e médio, ou seja, período em que os professores de todo o Brasil escolhem os títulos dos livros didáticos que serão recebidos por sua escola e por consequência utilizados nas salas de aula. Ao analisarmos o principal documento que delineia o processo de escolha dos livros didáticos por parte dos professores observamos certo direcionamento para alguns títulos melhor qualificados dentro das análises apresentadas pelo guia, conforme discorremos no presente trabalho. Sendo assim, antes de ser um fundamental recurso didático, o livro didático de História é um produto comercial, inserido em políticas públicas de educação nacional e por isso precisa ser estudado como tal, o que nos propomos a realizar no presente texto.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-12-11T01:38:09Z
2016-12-11T01:38:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, Júlia Silveira. Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD. Historiae, Rio Grande, v. 3, n. 3, p. 165-184, 2012. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/3268/194 > Acesso em:30 nov. 2016.
1519-8502
http://repositorio.furg.br/handle/1/6902
identifier_str_mv MATOS, Júlia Silveira. Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD. Historiae, Rio Grande, v. 3, n. 3, p. 165-184, 2012. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/3268/194 > Acesso em:30 nov. 2016.
1519-8502
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384411016003584