Esse lugar aqui é a Ilha, é a Marambaia (...) eu tomo banho de praia, planto semente, um monte de fruta": as Infâncias e a Educação Ambiental na Escola de Ilha.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Gabrielle Lopes das
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11390
Resumo: Dissertação (mestrado)
id FURG_ee11bdd800142ce98a8d57f029618c15
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11390
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Esse lugar aqui é a Ilha, é a Marambaia (...) eu tomo banho de praia, planto semente, um monte de fruta": as Infâncias e a Educação Ambiental na Escola de Ilha.Escola de IlhaEducação do CampoLugarInfânciaEducação AmbientalIsland schoolField schoolPlaceChildhoodEnvironmental EducationDissertação (mestrado)A proposta investigativa surge enquanto projeto de dissertação do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental – PPGEA da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Inquietações sobre a formação de professores e sobre as Escolas do Campo na Ilha dos Marinheiros no município de Rio Grande/RS mobilizaram o seguinte objetivo: compreender como uma Escola do Campo na Ilha dos Marinheiros, a partir das categorias da Educação Ambiental: pertencimento, participação e lugar, constitui-se enquanto espaço formativo através dos olhares das crianças e dos(as) professores(as). Este estudo corresponde à necessidade de ampliar e qualificar o diálogo e a reflexão sobre territórios invisibilizados pelas produções teóricas, tendo como foco a perspectiva das crianças no lugar. Ao encontro dos resultados, deparamo-nos com uma escola que, através das práticas, das ações e dos projetos, mobiliza a integralização da Educação Ambiental no cotidiano escolar, garantindo a participação e o pertencimento das crianças e das famílias ao lugar. A pesquisa foi realizada em uma escola na Ilha dos Marinheiros, contemplando o período de março a novembro de 2019, a permanência na escola teve embasamento teórico metodológico na Inserção Ecológica. Os registros desta inserção foram feitos em Diário de Campo e gravação de áudio. Participaram da pesquisa 01 professora da escola e quinze crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O diálogo com a docente mobilizou novas impressões sobre a Educação Ambiental e a Escola do Campo, os resultados encontrados apontam para participação da instituição em projetos de Educação Ambiental na escola e em outros contextos, já a pesquisa com as crianças reúne narrativas sobre o ser estar das crianças na Ilha dos Marinheiros – Rio Grande/RS. As categorias que emergiram na pesquisa com crianças apontam para duas categorias: Lugar: Ilha na perspectiva das crianças e as Culturas Infantis das Infâncias de Ilha, e as conclusões nos mostram a necessidade de ampliar conceitos já estabelecidos, dando espaço para o surgimento de novas significações à escola e às Infâncias. Nesse sentido, Escola de Ilha e Infâncias de Ilha surgem enquanto possibilidades criadoras e transformadoras do espaço-tempo da Ilha dos Marinheiros.The investigative proposal arises as a dissertation project of the Environmental Education Postgraduate Program – PPGEA, from the Federal University of Rio Grande - FURG. Concerns about the teachers training and about Field Schools on Ilha dos Marinheiros in Rio Grande/RS Municipality mobilized the following objective: Understand how a Field School on Ilha dos Marinheiros, from the categories of Environmental Education: belonging, participation and place, is constituted as a formative space through the eyes of children and teachers. This study corresponds to the need to expand and qualify the dialogue and reflection on territories made invisible by theoretical productions, focusing on the perspective of children in the place. In order to meet the results, we came across a school that, through practices, actions and projects, mobilizes the integration of Environmental Education in the school routine, ensuring the participation and belonging of children and families to the place. The research was accomplished in a school on Ilha dos Marinheiros, covering the period from March to November 2019; the permanence in the school had a theoretical and methodological basis in the Ecological Insertion. The insertion records were made in a field diary and audio recording. A school teacher and fifteen children from kindergarten and elementary school participated in the research. The dialogue with the teacher mobilized new impressions about Environmental Education and Field School. The found results point to the institution’s participation in Environmental Education projects at school and in other contexts, the research with children already brings together, the narratives about being of children on Ilha dos Marinheiros- Rio Grande/RS. The research emerged categories with children point to two categories: Place-Island from the perspective of children and Children's Cultures of Island Childhoods. The conclusions show us the need to expand already established concepts, giving space for the emergence of new meanings for the school and the Childhoods. In this sense, Island school and Island Childhoods, emerges as a creative and transforming possibility of the space-time of Ilha dos Marinheiros.Garcia, Narjara MendesNeves, Gabrielle Lopes das2024-02-05T12:49:01Z2024-02-05T12:49:01Z2024-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNEVES, Gabrielle Lopes das. Esse lugar aqui é a Ilha, é a Marambaia (...) eu tomo banho de praia, planto semente, um monte de fruta": as Infâncias e a Educação Ambiental na Escola de Ilha. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2024-02-05T12:49:02Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11390Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2024-02-05T12:49:02Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Esse lugar aqui é a Ilha, é a Marambaia (...) eu tomo banho de praia, planto semente, um monte de fruta": as Infâncias e a Educação Ambiental na Escola de Ilha.
title Esse lugar aqui é a Ilha, é a Marambaia (...) eu tomo banho de praia, planto semente, um monte de fruta": as Infâncias e a Educação Ambiental na Escola de Ilha.
spellingShingle Esse lugar aqui é a Ilha, é a Marambaia (...) eu tomo banho de praia, planto semente, um monte de fruta": as Infâncias e a Educação Ambiental na Escola de Ilha.
Neves, Gabrielle Lopes das
Escola de Ilha
Educação do Campo
Lugar
Infância
Educação Ambiental
Island school
Field school
Place
Childhood
Environmental Education
title_short Esse lugar aqui é a Ilha, é a Marambaia (...) eu tomo banho de praia, planto semente, um monte de fruta": as Infâncias e a Educação Ambiental na Escola de Ilha.
title_full Esse lugar aqui é a Ilha, é a Marambaia (...) eu tomo banho de praia, planto semente, um monte de fruta": as Infâncias e a Educação Ambiental na Escola de Ilha.
title_fullStr Esse lugar aqui é a Ilha, é a Marambaia (...) eu tomo banho de praia, planto semente, um monte de fruta": as Infâncias e a Educação Ambiental na Escola de Ilha.
title_full_unstemmed Esse lugar aqui é a Ilha, é a Marambaia (...) eu tomo banho de praia, planto semente, um monte de fruta": as Infâncias e a Educação Ambiental na Escola de Ilha.
title_sort Esse lugar aqui é a Ilha, é a Marambaia (...) eu tomo banho de praia, planto semente, um monte de fruta": as Infâncias e a Educação Ambiental na Escola de Ilha.
author Neves, Gabrielle Lopes das
author_facet Neves, Gabrielle Lopes das
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Narjara Mendes
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Gabrielle Lopes das
dc.subject.por.fl_str_mv Escola de Ilha
Educação do Campo
Lugar
Infância
Educação Ambiental
Island school
Field school
Place
Childhood
Environmental Education
topic Escola de Ilha
Educação do Campo
Lugar
Infância
Educação Ambiental
Island school
Field school
Place
Childhood
Environmental Education
description Dissertação (mestrado)
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-05T12:49:01Z
2024-02-05T12:49:01Z
2024-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, Gabrielle Lopes das. Esse lugar aqui é a Ilha, é a Marambaia (...) eu tomo banho de praia, planto semente, um monte de fruta": as Infâncias e a Educação Ambiental na Escola de Ilha. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020.
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11390
identifier_str_mv NEVES, Gabrielle Lopes das. Esse lugar aqui é a Ilha, é a Marambaia (...) eu tomo banho de praia, planto semente, um monte de fruta": as Infâncias e a Educação Ambiental na Escola de Ilha. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020.
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187268805918720