"Meu aluno me questionou sobre gênero e sexualidade, e agora, o que devo fazer?": narrativas de professores da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Luiz Carlos Marinho de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fochezatto, Camila Beatriz Kummer, Della Justina, Lourdes Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10719
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 243-267, 2022.
id FURG_f00edca8e6bf0a1b95a32b9c4a1c3793
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10719
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling "Meu aluno me questionou sobre gênero e sexualidade, e agora, o que devo fazer?": narrativas de professores da educação básica"Mi alumno me ha cuestionado sobre género y sexualidad, y ahora, ¿qué debo hacer?": narrativas de profesores de la educación básica"My student asked me about gender and sexuality, what now, what should i do?": narratives of basic education teachersGênero e sexualidadeEnsino de CiênciasFormação permanenteNarrativasGénero y sexualidadEnseñanza de CienciasFormación permanenteGender and sexualityScience EducationPermanent QualificationNarrativesRevista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 243-267, 2022.Toda e qualquer ação que intensifique as discussões sobre gênero e sexualidade no contexto escolar reforça o movimento em defesa dos direitos humanos. Ao encontro desse movimento, realizou-se esta pesquisa com o objetivo de identificar se os professores da Educação Básica de um município paranaense presenciam episódios envolvendo questões de gênero e sexualidade no ambiente escolar e de que forma eles reagem a tais situações. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou as narrativas de professores da Educação Básica como técnica de estudo, obtidas por meio de questionário on-line. Como procedimento metodológico, adotamos três etapas: Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados. Os resultados revelaram que as questões de gênero e sexualidade se fazem presentes no contexto escolar; os docentes, por vezes, apresentam dificuldades conceituais para lidar com essa realidade, destacando-se, portanto, a necessidade de formação permanente para este público. Embora, mesmo assim, percebeu-se a prevalência do respeito ao próximo em suas abordagens.Toda y cualquier acción que intensifique las discusiones sobre género y sexualidad en el contexto escolar refuerza el movimiento en defensa de los derechos humanos. Al encuentro de este movimiento se efectuó esta investigación con el objetivo de identificar si los profesores de la Educación Básica de un municipio de la Provincia de Paraná presenciaron episodios envolviendo las cuestiones de género y sexualidad en el ambiente escolar y de qué forma ellos lidian con tales situaciones. La investigación de abordaje cualitativa se utilizó de las narrativas de los profesores de la Educación Básica como técnica de estudio, obtenidas por medio de cuestionario en línea. Como procedimiento metodológico, adoptamos tres etapas: Construcción, [Des]construcción y [Re]construcción de los datos. Los resultados revelaron que las cuestiones de género y sexualidad están presentes en el contexto escolar; los docentes, por veces presentan dificultades conceptuales para lidiar con esa realidad, destacandose, por lo tanto, la necesidad de formación permanente para este público. Pero, aún así se notó la prevalencia del respeto al prójimo en sus abordajes.Each and every action that intensifies the discussions on gender and sexuality in the school context reinforces the defence of human rights movement. In response to this movement, this research took place with the purpose of identifying if Basic Education teachers from a municipality of the state of Paraná witness episodes involving gender and sexuality issues in the school environment and how they react to these situations. The research of qualitative approach used the narratives of Basic Education teachers as a study method, collected by an on-line survey. As methodological procedure, we followed three stages: Construction, [De]construction and [Re]construction of the data. The results revealed that gender and sexuality issues are present in the school context; the teaching staff, at times, have conceptual difficulties in dealing with this reality, highlighting the need for a permanent qualification for this group, however, it was perceived that the respect for others was prevalent in their approaches.2023-03-15T21:56:08Z2023-03-15T21:56:08Z2023-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARAÚJO, L. C. M.; FOCHEZATTO, C. B. K.; JUSTINA, L. A. D. “MEU ALUNO ME QUESTIONOU SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE, E AGORA, O QUE DEVO FAZER?”: NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 243–267, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14755. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14755. Acesso em: 14 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1071910.14295/de.v10i2.14755porAraújo, Luiz Carlos Marinho deFochezatto, Camila Beatriz KummerDella Justina, Lourdes Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-11-14T11:58:16Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10719Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-11-14T11:58:16Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv "Meu aluno me questionou sobre gênero e sexualidade, e agora, o que devo fazer?": narrativas de professores da educação básica
"Mi alumno me ha cuestionado sobre género y sexualidad, y ahora, ¿qué debo hacer?": narrativas de profesores de la educación básica
"My student asked me about gender and sexuality, what now, what should i do?": narratives of basic education teachers
title "Meu aluno me questionou sobre gênero e sexualidade, e agora, o que devo fazer?": narrativas de professores da educação básica
spellingShingle "Meu aluno me questionou sobre gênero e sexualidade, e agora, o que devo fazer?": narrativas de professores da educação básica
Araújo, Luiz Carlos Marinho de
Gênero e sexualidade
Ensino de Ciências
Formação permanente
Narrativas
Género y sexualidad
Enseñanza de Ciencias
Formación permanente
Gender and sexuality
Science Education
Permanent Qualification
Narratives
title_short "Meu aluno me questionou sobre gênero e sexualidade, e agora, o que devo fazer?": narrativas de professores da educação básica
title_full "Meu aluno me questionou sobre gênero e sexualidade, e agora, o que devo fazer?": narrativas de professores da educação básica
title_fullStr "Meu aluno me questionou sobre gênero e sexualidade, e agora, o que devo fazer?": narrativas de professores da educação básica
title_full_unstemmed "Meu aluno me questionou sobre gênero e sexualidade, e agora, o que devo fazer?": narrativas de professores da educação básica
title_sort "Meu aluno me questionou sobre gênero e sexualidade, e agora, o que devo fazer?": narrativas de professores da educação básica
author Araújo, Luiz Carlos Marinho de
author_facet Araújo, Luiz Carlos Marinho de
Fochezatto, Camila Beatriz Kummer
Della Justina, Lourdes Aparecida
author_role author
author2 Fochezatto, Camila Beatriz Kummer
Della Justina, Lourdes Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Luiz Carlos Marinho de
Fochezatto, Camila Beatriz Kummer
Della Justina, Lourdes Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero e sexualidade
Ensino de Ciências
Formação permanente
Narrativas
Género y sexualidad
Enseñanza de Ciencias
Formación permanente
Gender and sexuality
Science Education
Permanent Qualification
Narratives
topic Gênero e sexualidade
Ensino de Ciências
Formação permanente
Narrativas
Género y sexualidad
Enseñanza de Ciencias
Formación permanente
Gender and sexuality
Science Education
Permanent Qualification
Narratives
description Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 243-267, 2022.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-15T21:56:08Z
2023-03-15T21:56:08Z
2023-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, L. C. M.; FOCHEZATTO, C. B. K.; JUSTINA, L. A. D. “MEU ALUNO ME QUESTIONOU SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE, E AGORA, O QUE DEVO FAZER?”: NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 243–267, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14755. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14755. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10719
10.14295/de.v10i2.14755
identifier_str_mv ARAÚJO, L. C. M.; FOCHEZATTO, C. B. K.; JUSTINA, L. A. D. “MEU ALUNO ME QUESTIONOU SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE, E AGORA, O QUE DEVO FAZER?”: NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 243–267, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14755. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14755. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v10i2.14755
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187264241467392