Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6793 |
Resumo: | No presente artigo, trazemos algumas reflexões críticas iniciais e possibilidades de diálogo entre duas importantes tradições filosóficas que constituem o arcabouço teórico da Educação Ambiental no Brasil: a dialética marxista e a complexidade moriniana, em suas afinidades e distanciamentos. O objetivo, com isso, não é fazer comparações ou estabelecer graus distintos de importância a estas, mas evidenciar a potencialidade e a pertinência de ambas para a construção do campo educativo ambiental, respeitando-se suas contribuições e limitações historicamente configuradas. |
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Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambientalComplexity and Dialectics: the search for new elements in critical tradition to deal with the challenges of Environmental EducationDialética marxistaComplexidade morinianaEducação ambientalMarx’s dialecticsMorin’s complexityEnvironmental educationNo presente artigo, trazemos algumas reflexões críticas iniciais e possibilidades de diálogo entre duas importantes tradições filosóficas que constituem o arcabouço teórico da Educação Ambiental no Brasil: a dialética marxista e a complexidade moriniana, em suas afinidades e distanciamentos. O objetivo, com isso, não é fazer comparações ou estabelecer graus distintos de importância a estas, mas evidenciar a potencialidade e a pertinência de ambas para a construção do campo educativo ambiental, respeitando-se suas contribuições e limitações historicamente configuradas.This paper presents some initial critical reflections and possibilities of dialogue between two important philosophical traditions which constitute the theoretical frame of Environmental Education in Brazil: Marx’s dialectics and Morin’s complexity, regarding their similarities and differences. It aims at evidencing both their potentiality and relevance in the construction of an educational environmental field, rather than comparing or defining different levels of importance. Thus, their historical contributions and limitations have been respectedEDGRAF2016-11-26T00:56:13Z2016-11-26T00:56:13Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; VIÉGAS, Aline. Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental. Ambiente & Educação, v. 12, n.1, p. 11-37, 2007. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/795> Acesso em: 25 nov. 2016.2238-5533http://repositorio.furg.br/handle/1/6793porLoureiro, Carlos Frederico BernardoViégas, Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-11-26T00:56:13Zoai:repositorio.furg.br:1/6793Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-11-26T00:56:13Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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