Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Viégas, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6793
Resumo: No presente artigo, trazemos algumas reflexões críticas iniciais e possibilidades de diálogo entre duas importantes tradições filosóficas que constituem o arcabouço teórico da Educação Ambiental no Brasil: a dialética marxista e a complexidade moriniana, em suas afinidades e distanciamentos. O objetivo, com isso, não é fazer comparações ou estabelecer graus distintos de importância a estas, mas evidenciar a potencialidade e a pertinência de ambas para a construção do campo educativo ambiental, respeitando-se suas contribuições e limitações historicamente configuradas.
id FURG_f2228966fbc8438841bf7f5ec3808d01
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6793
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambientalComplexity and Dialectics: the search for new elements in critical tradition to deal with the challenges of Environmental EducationDialética marxistaComplexidade morinianaEducação ambientalMarx’s dialecticsMorin’s complexityEnvironmental educationNo presente artigo, trazemos algumas reflexões críticas iniciais e possibilidades de diálogo entre duas importantes tradições filosóficas que constituem o arcabouço teórico da Educação Ambiental no Brasil: a dialética marxista e a complexidade moriniana, em suas afinidades e distanciamentos. O objetivo, com isso, não é fazer comparações ou estabelecer graus distintos de importância a estas, mas evidenciar a potencialidade e a pertinência de ambas para a construção do campo educativo ambiental, respeitando-se suas contribuições e limitações historicamente configuradas.This paper presents some initial critical reflections and possibilities of dialogue between two important philosophical traditions which constitute the theoretical frame of Environmental Education in Brazil: Marx’s dialectics and Morin’s complexity, regarding their similarities and differences. It aims at evidencing both their potentiality and relevance in the construction of an educational environmental field, rather than comparing or defining different levels of importance. Thus, their historical contributions and limitations have been respectedEDGRAF2016-11-26T00:56:13Z2016-11-26T00:56:13Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; VIÉGAS, Aline. Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental. Ambiente & Educação, v. 12, n.1, p. 11-37, 2007. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/795> Acesso em: 25 nov. 2016.2238-5533http://repositorio.furg.br/handle/1/6793porLoureiro, Carlos Frederico BernardoViégas, Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-11-26T00:56:13Zoai:repositorio.furg.br:1/6793Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-11-26T00:56:13Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental
Complexity and Dialectics: the search for new elements in critical tradition to deal with the challenges of Environmental Education
title Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental
spellingShingle Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental
Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
Dialética marxista
Complexidade moriniana
Educação ambiental
Marx’s dialectics
Morin’s complexity
Environmental education
title_short Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental
title_full Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental
title_fullStr Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental
title_full_unstemmed Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental
title_sort Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental
author Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
author_facet Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
Viégas, Aline
author_role author
author2 Viégas, Aline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
Viégas, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Dialética marxista
Complexidade moriniana
Educação ambiental
Marx’s dialectics
Morin’s complexity
Environmental education
topic Dialética marxista
Complexidade moriniana
Educação ambiental
Marx’s dialectics
Morin’s complexity
Environmental education
description No presente artigo, trazemos algumas reflexões críticas iniciais e possibilidades de diálogo entre duas importantes tradições filosóficas que constituem o arcabouço teórico da Educação Ambiental no Brasil: a dialética marxista e a complexidade moriniana, em suas afinidades e distanciamentos. O objetivo, com isso, não é fazer comparações ou estabelecer graus distintos de importância a estas, mas evidenciar a potencialidade e a pertinência de ambas para a construção do campo educativo ambiental, respeitando-se suas contribuições e limitações historicamente configuradas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2016-11-26T00:56:13Z
2016-11-26T00:56:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; VIÉGAS, Aline. Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental. Ambiente & Educação, v. 12, n.1, p. 11-37, 2007. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/795> Acesso em: 25 nov. 2016.
2238-5533
http://repositorio.furg.br/handle/1/6793
identifier_str_mv LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; VIÉGAS, Aline. Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental. Ambiente & Educação, v. 12, n.1, p. 11-37, 2007. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/795> Acesso em: 25 nov. 2016.
2238-5533
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384403066748928