Análise da política anticíclica de redução do IPI, adotada pelo governo brasileiro no combate á crise de 2008, sob as três óticas da política fiscal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriela Farias da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6057
Resumo: A presente monografia tem o objetivo de medir o efeito da política anticíclica de redução do imposto sobre produtos industrializadas (IPI) no consumo, desemprego e salário médio nas regiões metropolitanas do Brasil e analisar a eficácia desta política no âmbito das três óticas da política fiscal, sendo elas Keynesiana, Neoclássica e Ricardiana. Para tal, foi utilizado o modelo econométrico VECM (vetor de correção de erros) e uma análise teórica acerca da política fiscal anticíclica. As variáveis utilizadas foram IPI, consumo, desemprego e salário médio, todas retiradas do IPEA- DATA, com período de abrangência de março de 2002 até março de 2014, com dados mensais. Como resultados, foi constatado que as variáveis analisadas não sofreram alterações na sua trajetória de equilíbrio, com exceção da variável salário médio que necessita aumentar em 0,0075% seu valor para retornar à trajetória. A política fiscal adotada pelo Brasil, foi de cunho Keynesiano com aspectos Ricardianos e mostrou-se eficaz, dada as variáveis selecionadas e dado o recorte temporal utilizado, pois conseguiu atingir seu objetivo de conter a queda do consumo e do nível de emprego da economia.
id FURG_f312928812005c1b40c138d58a282b7f
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6057
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Análise da política anticíclica de redução do IPI, adotada pelo governo brasileiro no combate á crise de 2008, sob as três óticas da política fiscal.IPIdesoneração fiscal e política anticíclicaA presente monografia tem o objetivo de medir o efeito da política anticíclica de redução do imposto sobre produtos industrializadas (IPI) no consumo, desemprego e salário médio nas regiões metropolitanas do Brasil e analisar a eficácia desta política no âmbito das três óticas da política fiscal, sendo elas Keynesiana, Neoclássica e Ricardiana. Para tal, foi utilizado o modelo econométrico VECM (vetor de correção de erros) e uma análise teórica acerca da política fiscal anticíclica. As variáveis utilizadas foram IPI, consumo, desemprego e salário médio, todas retiradas do IPEA- DATA, com período de abrangência de março de 2002 até março de 2014, com dados mensais. Como resultados, foi constatado que as variáveis analisadas não sofreram alterações na sua trajetória de equilíbrio, com exceção da variável salário médio que necessita aumentar em 0,0075% seu valor para retornar à trajetória. A política fiscal adotada pelo Brasil, foi de cunho Keynesiano com aspectos Ricardianos e mostrou-se eficaz, dada as variáveis selecionadas e dado o recorte temporal utilizado, pois conseguiu atingir seu objetivo de conter a queda do consumo e do nível de emprego da economia.Teixeira, Gibran da SilvaOliveira, Cristiano Aguiar deSilva, Gabriela Farias da2016-04-20T17:25:17Z2016-04-20T17:25:17Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Gabriela Farias da. Análise da política anticíclica de redução do IPI, adotada pelo governo brasileiro no combate á crise de 2008, sob as três óticas da política fiscal. 2015. 74 f. TCC (Graduação em ciências econômicas), Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/6057porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-19T20:33:32Zoai:repositorio.furg.br:1/6057Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-19T20:33:32Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da política anticíclica de redução do IPI, adotada pelo governo brasileiro no combate á crise de 2008, sob as três óticas da política fiscal.
title Análise da política anticíclica de redução do IPI, adotada pelo governo brasileiro no combate á crise de 2008, sob as três óticas da política fiscal.
spellingShingle Análise da política anticíclica de redução do IPI, adotada pelo governo brasileiro no combate á crise de 2008, sob as três óticas da política fiscal.
Silva, Gabriela Farias da
IPI
desoneração fiscal e política anticíclica
title_short Análise da política anticíclica de redução do IPI, adotada pelo governo brasileiro no combate á crise de 2008, sob as três óticas da política fiscal.
title_full Análise da política anticíclica de redução do IPI, adotada pelo governo brasileiro no combate á crise de 2008, sob as três óticas da política fiscal.
title_fullStr Análise da política anticíclica de redução do IPI, adotada pelo governo brasileiro no combate á crise de 2008, sob as três óticas da política fiscal.
title_full_unstemmed Análise da política anticíclica de redução do IPI, adotada pelo governo brasileiro no combate á crise de 2008, sob as três óticas da política fiscal.
title_sort Análise da política anticíclica de redução do IPI, adotada pelo governo brasileiro no combate á crise de 2008, sob as três óticas da política fiscal.
author Silva, Gabriela Farias da
author_facet Silva, Gabriela Farias da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Gibran da Silva
Oliveira, Cristiano Aguiar de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabriela Farias da
dc.subject.por.fl_str_mv IPI
desoneração fiscal e política anticíclica
topic IPI
desoneração fiscal e política anticíclica
description A presente monografia tem o objetivo de medir o efeito da política anticíclica de redução do imposto sobre produtos industrializadas (IPI) no consumo, desemprego e salário médio nas regiões metropolitanas do Brasil e analisar a eficácia desta política no âmbito das três óticas da política fiscal, sendo elas Keynesiana, Neoclássica e Ricardiana. Para tal, foi utilizado o modelo econométrico VECM (vetor de correção de erros) e uma análise teórica acerca da política fiscal anticíclica. As variáveis utilizadas foram IPI, consumo, desemprego e salário médio, todas retiradas do IPEA- DATA, com período de abrangência de março de 2002 até março de 2014, com dados mensais. Como resultados, foi constatado que as variáveis analisadas não sofreram alterações na sua trajetória de equilíbrio, com exceção da variável salário médio que necessita aumentar em 0,0075% seu valor para retornar à trajetória. A política fiscal adotada pelo Brasil, foi de cunho Keynesiano com aspectos Ricardianos e mostrou-se eficaz, dada as variáveis selecionadas e dado o recorte temporal utilizado, pois conseguiu atingir seu objetivo de conter a queda do consumo e do nível de emprego da economia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-04-20T17:25:17Z
2016-04-20T17:25:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Gabriela Farias da. Análise da política anticíclica de redução do IPI, adotada pelo governo brasileiro no combate á crise de 2008, sob as três óticas da política fiscal. 2015. 74 f. TCC (Graduação em ciências econômicas), Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
http://repositorio.furg.br/handle/1/6057
identifier_str_mv SILVA, Gabriela Farias da. Análise da política anticíclica de redução do IPI, adotada pelo governo brasileiro no combate á crise de 2008, sob as três óticas da política fiscal. 2015. 74 f. TCC (Graduação em ciências econômicas), Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187248190914560