Avaliação de desempenho do modelo WW3 em Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo Filho, Eloi
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Hammes, Guilherme Rafael, Franco, Davide, Romeu, Marco Antônio Rigola
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/5125
Resumo: O modelo WW3 foi usado para reconstituir o estado do mar ao largo da ilha de SC durante o período de funcionamento do Programa de Informação Costeira (PIC) da UFSC. Comparações entre as medições do PIC e as modelações do WW3 através de parâmetros estatísticos normalmente utilizados para esse fim permitiram avaliar a qualidade da reconstituição. Foram testadas implementações do modelo WW3 com diferentes configurações de grade, com 2 batimetrias diferentes da plataforma continental (ETOPO e GEBCO) e com diferentes resoluções angulares para o espectro. A configuração com melhores resultados foi a que usou uma grade regional aninhada numa grade global. As batimetrias e a resolução angular não afetaram significativamente os resultados. Uma comparação dessa reconstituição com similares publicadas na literatura indicou que o nível de precisão alcançado nesse trabalho é comparável ao obtido por outros autores.
id FURG_f38d66341d2f2b8703e214563d055925
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/5125
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Avaliação de desempenho do modelo WW3 em Santa CatarinaOndas oceânicasModelo de geração de ondasComparações entre modelos e mediçõesParâmetros estatísticosO modelo WW3 foi usado para reconstituir o estado do mar ao largo da ilha de SC durante o período de funcionamento do Programa de Informação Costeira (PIC) da UFSC. Comparações entre as medições do PIC e as modelações do WW3 através de parâmetros estatísticos normalmente utilizados para esse fim permitiram avaliar a qualidade da reconstituição. Foram testadas implementações do modelo WW3 com diferentes configurações de grade, com 2 batimetrias diferentes da plataforma continental (ETOPO e GEBCO) e com diferentes resoluções angulares para o espectro. A configuração com melhores resultados foi a que usou uma grade regional aninhada numa grade global. As batimetrias e a resolução angular não afetaram significativamente os resultados. Uma comparação dessa reconstituição com similares publicadas na literatura indicou que o nível de precisão alcançado nesse trabalho é comparável ao obtido por outros autores.WW3 model was used to reconstruct sea state conditions off Santa Catarina island during the period when the Coastal Information Program (PIC) of UFSC was operating. Comparisons between PIC measurements and WW3 modeling through statistical parameters normally utilized to that end permitted the evaluation of the quality of the reconstruction. Implementations of WW3 with different grid configurations, with 2 different continental shelf bathymetries (ETOPO and GEBCO) and with different spectral angular resolutions were tested. The configuration which showed the best results was one that used a regional grid nested in a global grid. The bathymetries and the angular resolution did not significantly affect the results. A comparison of this reconstruction with similar ones published in the literature indicated that the level of precision achieved by the present work was comparable to those obtained by other authors.2015-07-13T05:14:47Z2015-07-13T05:14:47Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMELO FILHO, Eloi et al. Avaliação de desempenho do modelo WW3 em Santa Catarina. SEMINÁRIO E WORKSHOP EM ENGENHARIA OCEANICA, 3, 2008, Rio Grande. Anais...Rio Grande: FURG, 2008. Disponível em: <http://www.semengo.furg.br/2008/08.pdf>. Acesso em 13 jul.2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/5125porMelo Filho, EloiHammes, Guilherme RafaelFranco, DavideRomeu, Marco Antônio Rigolainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2019-12-04T00:55:52Zoai:repositorio.furg.br:1/5125Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2019-12-04T00:55:52Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de desempenho do modelo WW3 em Santa Catarina
title Avaliação de desempenho do modelo WW3 em Santa Catarina
spellingShingle Avaliação de desempenho do modelo WW3 em Santa Catarina
Melo Filho, Eloi
Ondas oceânicas
Modelo de geração de ondas
Comparações entre modelos e medições
Parâmetros estatísticos
title_short Avaliação de desempenho do modelo WW3 em Santa Catarina
title_full Avaliação de desempenho do modelo WW3 em Santa Catarina
title_fullStr Avaliação de desempenho do modelo WW3 em Santa Catarina
title_full_unstemmed Avaliação de desempenho do modelo WW3 em Santa Catarina
title_sort Avaliação de desempenho do modelo WW3 em Santa Catarina
author Melo Filho, Eloi
author_facet Melo Filho, Eloi
Hammes, Guilherme Rafael
Franco, Davide
Romeu, Marco Antônio Rigola
author_role author
author2 Hammes, Guilherme Rafael
Franco, Davide
Romeu, Marco Antônio Rigola
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo Filho, Eloi
Hammes, Guilherme Rafael
Franco, Davide
Romeu, Marco Antônio Rigola
dc.subject.por.fl_str_mv Ondas oceânicas
Modelo de geração de ondas
Comparações entre modelos e medições
Parâmetros estatísticos
topic Ondas oceânicas
Modelo de geração de ondas
Comparações entre modelos e medições
Parâmetros estatísticos
description O modelo WW3 foi usado para reconstituir o estado do mar ao largo da ilha de SC durante o período de funcionamento do Programa de Informação Costeira (PIC) da UFSC. Comparações entre as medições do PIC e as modelações do WW3 através de parâmetros estatísticos normalmente utilizados para esse fim permitiram avaliar a qualidade da reconstituição. Foram testadas implementações do modelo WW3 com diferentes configurações de grade, com 2 batimetrias diferentes da plataforma continental (ETOPO e GEBCO) e com diferentes resoluções angulares para o espectro. A configuração com melhores resultados foi a que usou uma grade regional aninhada numa grade global. As batimetrias e a resolução angular não afetaram significativamente os resultados. Uma comparação dessa reconstituição com similares publicadas na literatura indicou que o nível de precisão alcançado nesse trabalho é comparável ao obtido por outros autores.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2015-07-13T05:14:47Z
2015-07-13T05:14:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO FILHO, Eloi et al. Avaliação de desempenho do modelo WW3 em Santa Catarina. SEMINÁRIO E WORKSHOP EM ENGENHARIA OCEANICA, 3, 2008, Rio Grande. Anais...Rio Grande: FURG, 2008. Disponível em: <http://www.semengo.furg.br/2008/08.pdf>. Acesso em 13 jul.2015.
http://repositorio.furg.br/handle/1/5125
identifier_str_mv MELO FILHO, Eloi et al. Avaliação de desempenho do modelo WW3 em Santa Catarina. SEMINÁRIO E WORKSHOP EM ENGENHARIA OCEANICA, 3, 2008, Rio Grande. Anais...Rio Grande: FURG, 2008. Disponível em: <http://www.semengo.furg.br/2008/08.pdf>. Acesso em 13 jul.2015.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/5125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187274630758400