Unpacking, um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no Youtube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Papaléo, Vanezza Pontes da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9668
Resumo: Dissertação de Mestrado Do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade federal do Rio Grande FURG
id FURG_f42481a32a2d52021e2731d5dfee337c
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/9668
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Unpacking, um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no YoutubeUnpacking, a study about the phenomenon of surprise, in videos shared on Youtube.Infância; Consumo; Gêneros (Grupos sociais); Identidade; Unpacking; Childhood ; Consumption; Gender; Identities; Unpacking;Dissertação de Mestrado Do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade federal do Rio Grande FURGA presente dissertação de mestrado intitulada " UNPACKING - Um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no Youtube", foi desenvolvida na linha de pesquisa Culturas, Identidades e Diferenças do Programa de Pós--Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande, PPGEDU da FURG. A partir das lentes teóricas dos Estudos Culturais e de Gênero, investigamos a prática de unpacking no YouTube, utilizada como estratégia para atrair seguidores, mas com discursos e pedagogias culturais, que acaba por propagar construtos e verdades que regulam a conduta dos sujeitos infantis. Buscamos entendimentos para as questões de pesquisa nos canais de duas youtubers mirins brasileiras. Os canais escolhidos foram "Crescendo com Luluca" e "Júlia Silva", com o objetivo de investigar as estratégias pedagógicas que as youtubers e os/as gestores/as e produtores/as de seus canais utilizam na produção de seus vídeos; que discursos, já legitimados, dentro do fenômeno do unpacking, se materializam nas performances das youtubers e que identidades de gênero são associadas, propagadas e produzidas nos vídeos elencados. Nas análises elencamos quatro categorias principais: o consumo, estratégia, gênero e construtos de família, sendo essa última a maior revelação, além de questões como a terceirização das emoções e o desejo pela constante expectativa. The present master's dissertation entitled UNPACKING - A study about the phenomenon of surprise, in videos shared on Youtube. It was developed within the research line Cultures, Identities and Differences of the Graduate Program in Education at the Federal University of Rio Grande, PPGEDU of FURG. From the theoretical lenses of Cultural and Gender Studies, we investigate the practice of unpacking on YouTube, used as a strategy to attract followers, but with cultural discourses and pedagogies, which ends up propagating constructs and truths that regulate the behavior of children. We analyzed the channels of two young brazilian youtubers to seek understanding about the research's questions. The chosen channels were "Crescendo com Luluca" (Growing up with Luluca) and "Júlia Silva", aiming on investigating the pedagogical strategies that youtubers, managers and producers of their channels use in the production of their videos; which discourses, already legitimized, within the phenomenon of unpacking, materialize in the youtubers' performances and which gender identities are associated, propagated and produced by the listed videos. On the analysis we listed four main categories: consumption, strategy, gender and family constructs, the last one being the biggest revelation, in addition to issues such as outsourcing emotions and the desire for to be in constant expectation.Beck, Dinah QuesadaPapaléo, Vanezza Pontes da Silva2021-10-31T23:54:43Z2021-10-31T23:54:43Z2021-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDissertação de mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação da universidade Federal do Rio Grandehttp://repositorio.furg.br/handle/1/9668porCDU 37:004.738.5;info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-10-31T23:54:43Zoai:repositorio.furg.br:1/9668Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-10-31T23:54:43Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Unpacking, um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no Youtube
Unpacking, a study about the phenomenon of surprise, in videos shared on Youtube.
title Unpacking, um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no Youtube
spellingShingle Unpacking, um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no Youtube
Papaléo, Vanezza Pontes da Silva
Infância; Consumo; Gêneros (Grupos sociais); Identidade; Unpacking; Childhood ; Consumption; Gender; Identities; Unpacking;
title_short Unpacking, um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no Youtube
title_full Unpacking, um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no Youtube
title_fullStr Unpacking, um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no Youtube
title_full_unstemmed Unpacking, um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no Youtube
title_sort Unpacking, um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no Youtube
author Papaléo, Vanezza Pontes da Silva
author_facet Papaléo, Vanezza Pontes da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Beck, Dinah Quesada
dc.contributor.author.fl_str_mv Papaléo, Vanezza Pontes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Infância; Consumo; Gêneros (Grupos sociais); Identidade; Unpacking; Childhood ; Consumption; Gender; Identities; Unpacking;
topic Infância; Consumo; Gêneros (Grupos sociais); Identidade; Unpacking; Childhood ; Consumption; Gender; Identities; Unpacking;
description Dissertação de Mestrado Do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade federal do Rio Grande FURG
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-31T23:54:43Z
2021-10-31T23:54:43Z
2021-04-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Dissertação de mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação da universidade Federal do Rio Grande
http://repositorio.furg.br/handle/1/9668
identifier_str_mv Dissertação de mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação da universidade Federal do Rio Grande
url http://repositorio.furg.br/handle/1/9668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CDU 37:004.738.5;
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384405721743360