Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Lia Machado Fiuza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costa, Maria Aparecida Alves da, Leite, Hugo de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10649
Resumo: A pesquisa insere-se no campo da história da educação e traz à baila a biografia da professora universitária Margarete Sampaio. O objetivo foi compreender como se deu a trajetória formativa da professora freireana Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga e sua inserção no magistério superior na interface com o contexto educacional cearense (1970-2015). Trata-se de uma pesquisa do tipo biográfica que se ampara teoricamente na História Cultural e metodologicamente na História Oral, tendo como objeto de estudo as narrativas da professora, que foram coletadas mediante entrevistas gravadas, transcritas e validadas. Os resultados revelam que Margarete Sampaio iniciou seu processo de escolarização em escolas isoladas no interior do Ceará e, posteriormente, ao mudar-se para Fortaleza, concluiu o ensino primário e secundário em grupos escolares, lançando luz ao importante contexto deorganização da educação pública no Ceará. O segundo grau foi realizado no curso técnico em Administração. Cursou Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação. Sua experiência em escolas estaduais de educação básica, assim como sua atuação em nível superior como professora temporária de universidades públicas e privadas, contribuiu para a sua docência como efetiva na educação superior inspirada nos princípios de Paulo Freire.
id FURG_f71f04b2048bda3b2ded4ac636c9902d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10649
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015)Margarete SampaioBiografiaEducação FemininaFormação DocenteBiographyWomen's EducationTeacher TrainingEducación de la mujerFormación de profesoresA pesquisa insere-se no campo da história da educação e traz à baila a biografia da professora universitária Margarete Sampaio. O objetivo foi compreender como se deu a trajetória formativa da professora freireana Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga e sua inserção no magistério superior na interface com o contexto educacional cearense (1970-2015). Trata-se de uma pesquisa do tipo biográfica que se ampara teoricamente na História Cultural e metodologicamente na História Oral, tendo como objeto de estudo as narrativas da professora, que foram coletadas mediante entrevistas gravadas, transcritas e validadas. Os resultados revelam que Margarete Sampaio iniciou seu processo de escolarização em escolas isoladas no interior do Ceará e, posteriormente, ao mudar-se para Fortaleza, concluiu o ensino primário e secundário em grupos escolares, lançando luz ao importante contexto deorganização da educação pública no Ceará. O segundo grau foi realizado no curso técnico em Administração. Cursou Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação. Sua experiência em escolas estaduais de educação básica, assim como sua atuação em nível superior como professora temporária de universidades públicas e privadas, contribuiu para a sua docência como efetiva na educação superior inspirada nos princípios de Paulo Freire.The research is part of the field of the history of education and brings up the biography ofuniversity professor Margarete Sampaio. The objective was to understand the formative trajectory oftheFreireanteacherMariaMargareteSampaiodeCarvalhoBraga andherinsertioninhighereducationin the interface with the Ceará educational context (1970-2015). This is biographical research that istheoretically supported by Cultural History and methodologically by Oral History, having as an objectof study the teacher's narratives, which were collected through interviews -recorded, transcribed, andvalidated. The results show that Margarete Sampaio started her schooling process in isolated schools inthe interior of Ceará and later, when shemoved to Fortaleza,completed primary and secondaryeducation in school groups, shedding light on the important context of public education organization inthe Ceará. The second degree was conducted in the technical course in Administration. He studiedPedagogy,MastersandDoctorateinEducation.Herexperienceinstateschoolsofbasiceducation,as well as her work at a higher level as a temporary teacher at public and private universities, contributedtohereffectiveteachinginhighereducation,inspiredby PauloFreire'sprinciples.La investigación forma parte del campo de la historia de la educación y trae a colación labiografía de la profesora universitaria Margarete Sampaio. El objetivo fue comprender la trayectoriaformativa de la maestra freireana Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga y su inserción en laeducación superior en la interfaz con el contexto educativo cearense (1970-2015). Se trata de unainvestigaciónbiográficaquesesustentateóricamenteenlaHistoriaCulturalymetodológicamenteenlaHistoriaOral,teniendocomoobjetodeestudiolasnarrativasdeladocente,lascualesfueronrecolectadas a través de entrevistas -grabadas, transcritas y validadas. Los resultados muestran queMargareteSampaioiniciósuprocesodeescolarizaciónenescuelasaisladasdelinteriordeCearáyluego,cuandosemudóaFortaleza,completólaeducaciónprimariaysecundariaengruposescolares,arrojandoluzsobreelimportantecontextodeorganizacióndelaeducaciónpúblicaenCeará.Lasegundatitulaciónse realizó en el curso técnico de Administración. Estudió Pedagogía y Maestría y Doctorado enEducación.Suexperienciaenescuelaspúblicasdeeducaciónbásica,asícomosulaborennivelsuperiorcomodocenteenuniversidadespúblicas yprivadas, contribuyeronasueficazdocenciaenlaeducaciónsuperior,inspiradaenlosprincipios de Paulo Freire.2023-02-09T17:49:36Z2023-02-09T17:49:36Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFIALHO, L. M. F.; COSTA, M. A. A.; LEITE, H. O. Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015). Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 01, p. 203–227, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13775. Acesso em: 1 fev. 2023.2316-3100https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1064910.14295/momento.v31i01.13775.porFialho, Lia Machado FiuzaCosta, Maria Aparecida Alves daLeite, Hugo de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-02-09T17:51:18Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10649Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-02-09T17:51:18Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015)
title Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015)
spellingShingle Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015)
Fialho, Lia Machado Fiuza
Margarete Sampaio
Biografia
Educação Feminina
Formação Docente
Biography
Women's Education
Teacher Training
Educación de la mujer
Formación de profesores
title_short Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015)
title_full Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015)
title_fullStr Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015)
title_full_unstemmed Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015)
title_sort Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015)
author Fialho, Lia Machado Fiuza
author_facet Fialho, Lia Machado Fiuza
Costa, Maria Aparecida Alves da
Leite, Hugo de Oliveira
author_role author
author2 Costa, Maria Aparecida Alves da
Leite, Hugo de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Lia Machado Fiuza
Costa, Maria Aparecida Alves da
Leite, Hugo de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Margarete Sampaio
Biografia
Educação Feminina
Formação Docente
Biography
Women's Education
Teacher Training
Educación de la mujer
Formación de profesores
topic Margarete Sampaio
Biografia
Educação Feminina
Formação Docente
Biography
Women's Education
Teacher Training
Educación de la mujer
Formación de profesores
description A pesquisa insere-se no campo da história da educação e traz à baila a biografia da professora universitária Margarete Sampaio. O objetivo foi compreender como se deu a trajetória formativa da professora freireana Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga e sua inserção no magistério superior na interface com o contexto educacional cearense (1970-2015). Trata-se de uma pesquisa do tipo biográfica que se ampara teoricamente na História Cultural e metodologicamente na História Oral, tendo como objeto de estudo as narrativas da professora, que foram coletadas mediante entrevistas gravadas, transcritas e validadas. Os resultados revelam que Margarete Sampaio iniciou seu processo de escolarização em escolas isoladas no interior do Ceará e, posteriormente, ao mudar-se para Fortaleza, concluiu o ensino primário e secundário em grupos escolares, lançando luz ao importante contexto deorganização da educação pública no Ceará. O segundo grau foi realizado no curso técnico em Administração. Cursou Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação. Sua experiência em escolas estaduais de educação básica, assim como sua atuação em nível superior como professora temporária de universidades públicas e privadas, contribuiu para a sua docência como efetiva na educação superior inspirada nos princípios de Paulo Freire.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-02-09T17:49:36Z
2023-02-09T17:49:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIALHO, L. M. F.; COSTA, M. A. A.; LEITE, H. O. Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015). Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 01, p. 203–227, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13775. Acesso em: 1 fev. 2023.
2316-3100
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10649
10.14295/momento.v31i01.13775.
identifier_str_mv FIALHO, L. M. F.; COSTA, M. A. A.; LEITE, H. O. Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015). Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 01, p. 203–227, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13775. Acesso em: 1 fev. 2023.
2316-3100
10.14295/momento.v31i01.13775.
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187228303622144