A inserção da pesquisa em Educação Ambiental na Pós-Graduação brasileira: o debate a partir do PPGEA/FURG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caporlingua, Vanessa Hernandez
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4932
Resumo: No VI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), ocorrido em setembro de 2011, debateu-se a inserção da pesquisa na pósgraduação brasileira em mesa-redonda que oportunizou conhecer e refletir sobre diferentes realidades dos programas presentes, os quais apontaram características, desafios e perspectivas para a continuidade da pesquisa em Educação Ambiental no Brasil. O debate problematizou a ambientalização dos currículos, das linhas de pesquisa e das disciplinas de maneira a questionar quais foram, são e serão as mudanças na compreensão da pesquisa em Educação Ambiental. Portanto, este artigo trata de tema debatido durante o evento citado com o propósito de ampliar as reflexões referentes à inserção da pesquisa em Educação Ambiental.
id FURG_f8c742e88d86789aa315caa8595bc000
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4932
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A inserção da pesquisa em Educação Ambiental na Pós-Graduação brasileira: o debate a partir do PPGEA/FURGInclusion of research on environmental education into brazilian graduate programs: the debate based on the PPGEA/FURGPesquisaEducação ambientalPós-graduação brasileiraResearchEnvironmental educationBrazilian graduate programsNo VI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), ocorrido em setembro de 2011, debateu-se a inserção da pesquisa na pósgraduação brasileira em mesa-redonda que oportunizou conhecer e refletir sobre diferentes realidades dos programas presentes, os quais apontaram características, desafios e perspectivas para a continuidade da pesquisa em Educação Ambiental no Brasil. O debate problematizou a ambientalização dos currículos, das linhas de pesquisa e das disciplinas de maneira a questionar quais foram, são e serão as mudanças na compreensão da pesquisa em Educação Ambiental. Portanto, este artigo trata de tema debatido durante o evento citado com o propósito de ampliar as reflexões referentes à inserção da pesquisa em Educação Ambiental.At the VI Research Meeting on Environmental Education (EPEA), which took place in September 2011, the inclusion of research into the Brazilian graduate programs was discussed in a round-table conference that provided an opportunity to know about and reflect on the different realities of the participating programs, which pointed out characteristics, challenges and perspectives for the continuity of Environmental Education research in Brazil. The debate raised the issue of the greening of curriculum, threads of research and disciplines in order to question what were, are and will be the changes in the understanding of Environmental Education research. This paper approaches the main theme of that debate aiming to extend the reflections concerning the insertion of Environmental Education research.2015-05-29T00:34:12Z2015-05-29T00:34:12Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAPORLINGUA, Vanessa Hernandez. A inserção da pesquisa em Educação Ambiental na Pós-Graduação brasileira: o debate a partir do PPGEA/FURG. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 7, n. 2, p. 65-78, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/pea/article/view/55963/59345>. Acesso em: 04 maio 2015.2177-580Xhttp://repositorio.furg.br/handle/1/4932porCaporlingua, Vanessa Hernandezinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-05-29T00:34:12Zoai:repositorio.furg.br:1/4932Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-05-29T00:34:12Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção da pesquisa em Educação Ambiental na Pós-Graduação brasileira: o debate a partir do PPGEA/FURG
Inclusion of research on environmental education into brazilian graduate programs: the debate based on the PPGEA/FURG
title A inserção da pesquisa em Educação Ambiental na Pós-Graduação brasileira: o debate a partir do PPGEA/FURG
spellingShingle A inserção da pesquisa em Educação Ambiental na Pós-Graduação brasileira: o debate a partir do PPGEA/FURG
Caporlingua, Vanessa Hernandez
Pesquisa
Educação ambiental
Pós-graduação brasileira
Research
Environmental education
Brazilian graduate programs
title_short A inserção da pesquisa em Educação Ambiental na Pós-Graduação brasileira: o debate a partir do PPGEA/FURG
title_full A inserção da pesquisa em Educação Ambiental na Pós-Graduação brasileira: o debate a partir do PPGEA/FURG
title_fullStr A inserção da pesquisa em Educação Ambiental na Pós-Graduação brasileira: o debate a partir do PPGEA/FURG
title_full_unstemmed A inserção da pesquisa em Educação Ambiental na Pós-Graduação brasileira: o debate a partir do PPGEA/FURG
title_sort A inserção da pesquisa em Educação Ambiental na Pós-Graduação brasileira: o debate a partir do PPGEA/FURG
author Caporlingua, Vanessa Hernandez
author_facet Caporlingua, Vanessa Hernandez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caporlingua, Vanessa Hernandez
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa
Educação ambiental
Pós-graduação brasileira
Research
Environmental education
Brazilian graduate programs
topic Pesquisa
Educação ambiental
Pós-graduação brasileira
Research
Environmental education
Brazilian graduate programs
description No VI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), ocorrido em setembro de 2011, debateu-se a inserção da pesquisa na pósgraduação brasileira em mesa-redonda que oportunizou conhecer e refletir sobre diferentes realidades dos programas presentes, os quais apontaram características, desafios e perspectivas para a continuidade da pesquisa em Educação Ambiental no Brasil. O debate problematizou a ambientalização dos currículos, das linhas de pesquisa e das disciplinas de maneira a questionar quais foram, são e serão as mudanças na compreensão da pesquisa em Educação Ambiental. Portanto, este artigo trata de tema debatido durante o evento citado com o propósito de ampliar as reflexões referentes à inserção da pesquisa em Educação Ambiental.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-05-29T00:34:12Z
2015-05-29T00:34:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAPORLINGUA, Vanessa Hernandez. A inserção da pesquisa em Educação Ambiental na Pós-Graduação brasileira: o debate a partir do PPGEA/FURG. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 7, n. 2, p. 65-78, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/pea/article/view/55963/59345>. Acesso em: 04 maio 2015.
2177-580X
http://repositorio.furg.br/handle/1/4932
identifier_str_mv CAPORLINGUA, Vanessa Hernandez. A inserção da pesquisa em Educação Ambiental na Pós-Graduação brasileira: o debate a partir do PPGEA/FURG. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 7, n. 2, p. 65-78, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/pea/article/view/55963/59345>. Acesso em: 04 maio 2015.
2177-580X
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187235394093056