Uma reflexão sobre as influências negativas da função de marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Altamir da Silva
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/763
Resumo: O consumo de bens e serviços sustenta o sistema capitalista e, por isso, tem sido intensamente estimulado e exaltado como elemento vital para o alcance da tão sonhada felicidade. A idéia do consumo é vendida como solução para todas as carências e angustias da vida dos indivíduos, com e sem renda. A função de marketing tem intima relação com essa situação e exerce um papel significativo para a construção dessa realidade. Mediante uma reflexão crítica, pretendo com o presente ensaio demonstrar (1) que no discurso teórico e nas ações de marketing das organizações estão presentes aspectos negativos, contradições, incoerências, manipulações e hipocrisias; (2) que a valorização extrema do consumo tem contribuído para o surgimento de problemas como: a violência urbana, a poluição e o esgotamento de recursos naturais; (3) que o indivíduo, em seu papel de consumidor, está cada vez mais vulnerável, influenciável e dependente nas relações de consumo, fato esse que favorece a manutenção dessa situação. A partir dessa reflexão, entendo que é possível apresentar outras verdades e desconstruir o discurso hegemônico do marketing, que foi ao longo do tempo desenvolvido e conseguiu estabelecer regras de comportamento que passaram a ser aceitas e legitimadas como padrão de conduta para a maioria dos pesquisadores, praticantes e organizações. Mais do que isso, que os estudos sobre a área precisam ir além de análises simplistas, reducionistas e imediatístas. Assim, com tal reflexão pretendo contribuir para a discussão e a análise de alternativas que possam nos levar para um sistema alternativo que, além do valor econômico, efetivamente considere a necessidade de outros valores para que no futuro tenhamos uma sociedade diferente e melhor.
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Mediante uma reflexão crítica, pretendo com o presente ensaio demonstrar (1) que no discurso teórico e nas ações de marketing das organizações estão presentes aspectos negativos, contradições, incoerências, manipulações e hipocrisias; (2) que a valorização extrema do consumo tem contribuído para o surgimento de problemas como: a violência urbana, a poluição e o esgotamento de recursos naturais; (3) que o indivíduo, em seu papel de consumidor, está cada vez mais vulnerável, influenciável e dependente nas relações de consumo, fato esse que favorece a manutenção dessa situação. A partir dessa reflexão, entendo que é possível apresentar outras verdades e desconstruir o discurso hegemônico do marketing, que foi ao longo do tempo desenvolvido e conseguiu estabelecer regras de comportamento que passaram a ser aceitas e legitimadas como padrão de conduta para a maioria dos pesquisadores, praticantes e organizações. 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