Educação em saúde através da educação nutricional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Aline Ferreira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Vargas, Vagner de Souza, Gomes, Giovana Calcagno, Pelzer, Marlene Teda, Lunardi, Valéria Lerch
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1546
Resumo: Os profissionais cujo trabalho tem relação com a promoção da saúde, prevenção de doenças ou recuperação da saúde devem conhecer o processo nutricional como fenômeno fisiológico, influenciado diretamente por condições ambientais, sociais e psicológicas. Neste sentido, a educação nutricional surge como área emergente para contornar os problemas nutricionais da população. O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão bibliográfica acerca da educação nutricional e do processo de educação em saúde. Com este estudo evidenciouse que, devido ao fato do processo educativo veicular informações, subsidiando o paciente no seu auto-cuidado, os profissionais de saúde transcenderiam seus conhecimentos técnico-científicos para atuarem como educadores em saúde e multiplicadores de conhecimentos.
id FURG_f9988e820b28156d7200f60896b21fa1
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1546
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação em saúde através da educação nutricionalThe health education through nutritional educationEducação em SaúdeEducação NutricionalPromoção à SaúdeHealth EducationNutritional EducationHealth PromotionOs profissionais cujo trabalho tem relação com a promoção da saúde, prevenção de doenças ou recuperação da saúde devem conhecer o processo nutricional como fenômeno fisiológico, influenciado diretamente por condições ambientais, sociais e psicológicas. Neste sentido, a educação nutricional surge como área emergente para contornar os problemas nutricionais da população. O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão bibliográfica acerca da educação nutricional e do processo de educação em saúde. Com este estudo evidenciouse que, devido ao fato do processo educativo veicular informações, subsidiando o paciente no seu auto-cuidado, os profissionais de saúde transcenderiam seus conhecimentos técnico-científicos para atuarem como educadores em saúde e multiplicadores de conhecimentos.The professionals whose work is connected to the health promotion, disease prevention and health recuperation must know the nutritional process as a phisiological phenomen, influenced directly by environmental, social and psicological condictions. In this way, the nutritional education appears as an emerging area in order to outline population nutritional problems. The aim of this study was to do a literature review about nutritional education related to the health education process. So, we evidenced that, due to educational process transmit informations, subsidizing patients to their solemnity care, the health workers would transcend their technician-scientific knowledge in order to act as health educators and knpwledge multipliers.2011-12-01T14:29:17Z2011-12-01T14:29:17Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBRANDÃO, Aline Ferreira et al. Educação em saúde através da educação nutricional. VITALLE, Rio Grande, v.21, n.2, p. 11-17, 2009. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/vittalle/article/view/1339/1070> Acesso em: 15 nov. 20112177-7853http://repositorio.furg.br/handle/1/1546porBrandão, Aline FerreiraVargas, Vagner de SouzaGomes, Giovana CalcagnoPelzer, Marlene TedaLunardi, Valéria Lerchinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-12-01T14:29:17Zoai:repositorio.furg.br:1/1546Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-12-01T14:29:17Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde através da educação nutricional
The health education through nutritional education
title Educação em saúde através da educação nutricional
spellingShingle Educação em saúde através da educação nutricional
Brandão, Aline Ferreira
Educação em Saúde
Educação Nutricional
Promoção à Saúde
Health Education
Nutritional Education
Health Promotion
title_short Educação em saúde através da educação nutricional
title_full Educação em saúde através da educação nutricional
title_fullStr Educação em saúde através da educação nutricional
title_full_unstemmed Educação em saúde através da educação nutricional
title_sort Educação em saúde através da educação nutricional
author Brandão, Aline Ferreira
author_facet Brandão, Aline Ferreira
Vargas, Vagner de Souza
Gomes, Giovana Calcagno
Pelzer, Marlene Teda
Lunardi, Valéria Lerch
author_role author
author2 Vargas, Vagner de Souza
Gomes, Giovana Calcagno
Pelzer, Marlene Teda
Lunardi, Valéria Lerch
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Aline Ferreira
Vargas, Vagner de Souza
Gomes, Giovana Calcagno
Pelzer, Marlene Teda
Lunardi, Valéria Lerch
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Educação Nutricional
Promoção à Saúde
Health Education
Nutritional Education
Health Promotion
topic Educação em Saúde
Educação Nutricional
Promoção à Saúde
Health Education
Nutritional Education
Health Promotion
description Os profissionais cujo trabalho tem relação com a promoção da saúde, prevenção de doenças ou recuperação da saúde devem conhecer o processo nutricional como fenômeno fisiológico, influenciado diretamente por condições ambientais, sociais e psicológicas. Neste sentido, a educação nutricional surge como área emergente para contornar os problemas nutricionais da população. O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão bibliográfica acerca da educação nutricional e do processo de educação em saúde. Com este estudo evidenciouse que, devido ao fato do processo educativo veicular informações, subsidiando o paciente no seu auto-cuidado, os profissionais de saúde transcenderiam seus conhecimentos técnico-científicos para atuarem como educadores em saúde e multiplicadores de conhecimentos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2011-12-01T14:29:17Z
2011-12-01T14:29:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRANDÃO, Aline Ferreira et al. Educação em saúde através da educação nutricional. VITALLE, Rio Grande, v.21, n.2, p. 11-17, 2009. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/vittalle/article/view/1339/1070> Acesso em: 15 nov. 2011
2177-7853
http://repositorio.furg.br/handle/1/1546
identifier_str_mv BRANDÃO, Aline Ferreira et al. Educação em saúde através da educação nutricional. VITALLE, Rio Grande, v.21, n.2, p. 11-17, 2009. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/vittalle/article/view/1339/1070> Acesso em: 15 nov. 2011
2177-7853
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187273799237632