Educação em saúde através da educação nutricional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1546 |
Resumo: | Os profissionais cujo trabalho tem relação com a promoção da saúde, prevenção de doenças ou recuperação da saúde devem conhecer o processo nutricional como fenômeno fisiológico, influenciado diretamente por condições ambientais, sociais e psicológicas. Neste sentido, a educação nutricional surge como área emergente para contornar os problemas nutricionais da população. O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão bibliográfica acerca da educação nutricional e do processo de educação em saúde. Com este estudo evidenciouse que, devido ao fato do processo educativo veicular informações, subsidiando o paciente no seu auto-cuidado, os profissionais de saúde transcenderiam seus conhecimentos técnico-científicos para atuarem como educadores em saúde e multiplicadores de conhecimentos. |
id |
FURG_f9988e820b28156d7200f60896b21fa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1546 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em saúde através da educação nutricionalThe health education through nutritional educationEducação em SaúdeEducação NutricionalPromoção à SaúdeHealth EducationNutritional EducationHealth PromotionOs profissionais cujo trabalho tem relação com a promoção da saúde, prevenção de doenças ou recuperação da saúde devem conhecer o processo nutricional como fenômeno fisiológico, influenciado diretamente por condições ambientais, sociais e psicológicas. Neste sentido, a educação nutricional surge como área emergente para contornar os problemas nutricionais da população. O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão bibliográfica acerca da educação nutricional e do processo de educação em saúde. Com este estudo evidenciouse que, devido ao fato do processo educativo veicular informações, subsidiando o paciente no seu auto-cuidado, os profissionais de saúde transcenderiam seus conhecimentos técnico-científicos para atuarem como educadores em saúde e multiplicadores de conhecimentos.The professionals whose work is connected to the health promotion, disease prevention and health recuperation must know the nutritional process as a phisiological phenomen, influenced directly by environmental, social and psicological condictions. In this way, the nutritional education appears as an emerging area in order to outline population nutritional problems. The aim of this study was to do a literature review about nutritional education related to the health education process. So, we evidenced that, due to educational process transmit informations, subsidizing patients to their solemnity care, the health workers would transcend their technician-scientific knowledge in order to act as health educators and knpwledge multipliers.2011-12-01T14:29:17Z2011-12-01T14:29:17Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBRANDÃO, Aline Ferreira et al. Educação em saúde através da educação nutricional. VITALLE, Rio Grande, v.21, n.2, p. 11-17, 2009. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/vittalle/article/view/1339/1070> Acesso em: 15 nov. 20112177-7853http://repositorio.furg.br/handle/1/1546porBrandão, Aline FerreiraVargas, Vagner de SouzaGomes, Giovana CalcagnoPelzer, Marlene TedaLunardi, Valéria Lerchinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-12-01T14:29:17Zoai:repositorio.furg.br:1/1546Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-12-01T14:29:17Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em saúde através da educação nutricional The health education through nutritional education |
title |
Educação em saúde através da educação nutricional |
spellingShingle |
Educação em saúde através da educação nutricional Brandão, Aline Ferreira Educação em Saúde Educação Nutricional Promoção à Saúde Health Education Nutritional Education Health Promotion |
title_short |
Educação em saúde através da educação nutricional |
title_full |
Educação em saúde através da educação nutricional |
title_fullStr |
Educação em saúde através da educação nutricional |
title_full_unstemmed |
Educação em saúde através da educação nutricional |
title_sort |
Educação em saúde através da educação nutricional |
author |
Brandão, Aline Ferreira |
author_facet |
Brandão, Aline Ferreira Vargas, Vagner de Souza Gomes, Giovana Calcagno Pelzer, Marlene Teda Lunardi, Valéria Lerch |
author_role |
author |
author2 |
Vargas, Vagner de Souza Gomes, Giovana Calcagno Pelzer, Marlene Teda Lunardi, Valéria Lerch |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão, Aline Ferreira Vargas, Vagner de Souza Gomes, Giovana Calcagno Pelzer, Marlene Teda Lunardi, Valéria Lerch |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde Educação Nutricional Promoção à Saúde Health Education Nutritional Education Health Promotion |
topic |
Educação em Saúde Educação Nutricional Promoção à Saúde Health Education Nutritional Education Health Promotion |
description |
Os profissionais cujo trabalho tem relação com a promoção da saúde, prevenção de doenças ou recuperação da saúde devem conhecer o processo nutricional como fenômeno fisiológico, influenciado diretamente por condições ambientais, sociais e psicológicas. Neste sentido, a educação nutricional surge como área emergente para contornar os problemas nutricionais da população. O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão bibliográfica acerca da educação nutricional e do processo de educação em saúde. Com este estudo evidenciouse que, devido ao fato do processo educativo veicular informações, subsidiando o paciente no seu auto-cuidado, os profissionais de saúde transcenderiam seus conhecimentos técnico-científicos para atuarem como educadores em saúde e multiplicadores de conhecimentos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2011-12-01T14:29:17Z 2011-12-01T14:29:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRANDÃO, Aline Ferreira et al. Educação em saúde através da educação nutricional. VITALLE, Rio Grande, v.21, n.2, p. 11-17, 2009. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/vittalle/article/view/1339/1070> Acesso em: 15 nov. 2011 2177-7853 http://repositorio.furg.br/handle/1/1546 |
identifier_str_mv |
BRANDÃO, Aline Ferreira et al. Educação em saúde através da educação nutricional. VITALLE, Rio Grande, v.21, n.2, p. 11-17, 2009. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/vittalle/article/view/1339/1070> Acesso em: 15 nov. 2011 2177-7853 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187273799237632 |