Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6776 |
Resumo: | Nosso país apresenta uma enorme variedade de modos de vida e culturas diferenciadas que, por estarem relativamente isoladas, acabaram desenvolvendo relações particulares em extrema dependência com os ciclos naturais, apresentando, entre outras características, simbologias e mitos vinculados ao ambiente. Entre tais comunidades, temos as pantaneiras de São Pedro de Joselândia e da Barra do Piraim, que por estarem tão próximas à vida silvestre local, possuem um vasto conhecimento sobre esses animais. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar a percepção que os moradores das referidas comunidades têm sobre a avifauna local, para a partir desse conhecimento adquirido, buscar alternativas viáveis para a conservação de tais espécies. Nossa aliada nessa caminhada é a Educação Ambiental que busca a integração entre os meios biológicos e sociais, na tentativa da conservação do conhecimento local e de nossa diversidade. |
id |
FURG_fa9f66633997d8c4b638421035a38505 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/6776 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneirasConhecimento localDiversidade biológica e culturalEducação AmbientalBiological and Cultural DiversityEnvironmental EducationLocal KnowledgeNosso país apresenta uma enorme variedade de modos de vida e culturas diferenciadas que, por estarem relativamente isoladas, acabaram desenvolvendo relações particulares em extrema dependência com os ciclos naturais, apresentando, entre outras características, simbologias e mitos vinculados ao ambiente. Entre tais comunidades, temos as pantaneiras de São Pedro de Joselândia e da Barra do Piraim, que por estarem tão próximas à vida silvestre local, possuem um vasto conhecimento sobre esses animais. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar a percepção que os moradores das referidas comunidades têm sobre a avifauna local, para a partir desse conhecimento adquirido, buscar alternativas viáveis para a conservação de tais espécies. Nossa aliada nessa caminhada é a Educação Ambiental que busca a integração entre os meios biológicos e sociais, na tentativa da conservação do conhecimento local e de nossa diversidade.Our country has an enormous variety of ways of life and cultures which end up developing specific relations based on the dependence upon natural cycles, due to the fact that they are somewhat isolated. Among other characteristics, their symbols and myths are linked to the environment. These communities include the swamp communities São Pedro de Joselândia and Barra do Piraim, where people have vast knowledge about the animals that comprise the wildlife in the neighborhood. Therefore, this paper aims at verifying the perception these swamp dwellers have of the local bird fauna; based on this knowledge, we propose viable alternatives to preserve these species. Environmental Education is our ally in this attempt: it aims at integrating biological and social means so that the local knowledge and our diversity can be preserved.EDGRAF2016-11-25T17:22:14Z2016-11-25T17:22:14Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA JÚNIOR, Samuel Borges de; SATO, Michèle. Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras. Ambiente & Educação, v. 11, n.1, p. 125-134, 2006. Disponível em:<https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/772 >. Acesso em: 25 nov. 2016.2238-5533http://repositorio.furg.br/handle/1/6776porOliveira Júnior, Samuel Borges deSato, Michèleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-11-25T17:22:14Zoai:repositorio.furg.br:1/6776Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-11-25T17:22:14Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras |
title |
Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras |
spellingShingle |
Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras Oliveira Júnior, Samuel Borges de Conhecimento local Diversidade biológica e cultural Educação Ambiental Biological and Cultural Diversity Environmental Education Local Knowledge |
title_short |
Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras |
title_full |
Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras |
title_fullStr |
Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras |
title_sort |
Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras |
author |
Oliveira Júnior, Samuel Borges de |
author_facet |
Oliveira Júnior, Samuel Borges de Sato, Michèle |
author_role |
author |
author2 |
Sato, Michèle |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Júnior, Samuel Borges de Sato, Michèle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento local Diversidade biológica e cultural Educação Ambiental Biological and Cultural Diversity Environmental Education Local Knowledge |
topic |
Conhecimento local Diversidade biológica e cultural Educação Ambiental Biological and Cultural Diversity Environmental Education Local Knowledge |
description |
Nosso país apresenta uma enorme variedade de modos de vida e culturas diferenciadas que, por estarem relativamente isoladas, acabaram desenvolvendo relações particulares em extrema dependência com os ciclos naturais, apresentando, entre outras características, simbologias e mitos vinculados ao ambiente. Entre tais comunidades, temos as pantaneiras de São Pedro de Joselândia e da Barra do Piraim, que por estarem tão próximas à vida silvestre local, possuem um vasto conhecimento sobre esses animais. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar a percepção que os moradores das referidas comunidades têm sobre a avifauna local, para a partir desse conhecimento adquirido, buscar alternativas viáveis para a conservação de tais espécies. Nossa aliada nessa caminhada é a Educação Ambiental que busca a integração entre os meios biológicos e sociais, na tentativa da conservação do conhecimento local e de nossa diversidade. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2016-11-25T17:22:14Z 2016-11-25T17:22:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA JÚNIOR, Samuel Borges de; SATO, Michèle. Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras. Ambiente & Educação, v. 11, n.1, p. 125-134, 2006. Disponível em:<https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/772 >. Acesso em: 25 nov. 2016. 2238-5533 http://repositorio.furg.br/handle/1/6776 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA JÚNIOR, Samuel Borges de; SATO, Michèle. Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras. Ambiente & Educação, v. 11, n.1, p. 125-134, 2006. Disponível em:<https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/772 >. Acesso em: 25 nov. 2016. 2238-5533 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDGRAF |
publisher.none.fl_str_mv |
EDGRAF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384417243496448 |