As práticas de educação em famílias de crianças com paralisia cerebral diplégica espástica e com desenvolvimento típico pertencentes a camadas populares da cidade de Salvador – a perspectiva do pai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yano, Ângela Maria Mieko
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Alves, Zélia Maria Mendes Biasoli, Silva, Mara Regina Santos da, Sagim, Mírian Botelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1401
Resumo: A paternidade é hoje um tema que desafia a compreensão de muitos pesquisadores. Atualmente existe uma noção, compartilhada por estudiosos da área, de que os pais desempenham papéis multidimensionais e complexos, com influência direta e indireta no desenvolvimento infantil e na vida familiar. Reconhece-se ainda que a construção social da paternidade varia segundo a época e o contexto ecocultural, e os ideais de paternidade podem ser muito variáveis de uma sociedade ou subgrupo para outro. O presente trabalho tem por objetivo descrever como os pais de classes populares da cidade de Salvador, BA, compreendem seu papel na família, sua relação com as práticas de cuidado e educação da criança, com e sem deficiência física, e suas reações em face da deficiência. Participaram do trabalho 10 famílias: 5 de crianças com Paralisia Cerebral diplégica espástica (PC), sem retardo mental evidente, com idades entre 2 e 7 anos, atendidas em instituição de reabilitação de Salvador, BA, e 5 de crianças com desenvolvimento típico (DT). Pais e mães responderam a entrevistas estruturadas, gravadas, transcritas e analisadas qualitativamente. Os pais relatam participação nos cuidados e educação da criança, mas ainda concebem como sua principal função prover a família. Valorizam a afetividade, mas enfatizam em seu sistema ideal de educação de filhos a autoridade e exigência, principalmente no caso das crianças com DT. A obediência foi o principal atributo da criança considerada “ideal”. Os pais revelam esforços de elaboração de vivências pessoais no processo de educar filhos e buscam adequar-se às demandas socioculturais atuais.
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spelling As práticas de educação em famílias de crianças com paralisia cerebral diplégica espástica e com desenvolvimento típico pertencentes a camadas populares da cidade de Salvador – a perspectiva do paiThe education’s pratice among families of children with cerebral paralysis and typical development child pertains of a low-income population of Salvador city – Brazil: the father’s perspectivePráticas de educación de famílias com niños con paralisis cerebral diplégica espástica y desarrollo típico, pertenecientes a clase social popular en la ciudad de Salvador – la perspectiva del padrePaternidadeEducação infantilParalisia cerebralPaternityChild rearingCerebral palsyPaternidadEducación del niñoParálisis cerebralA paternidade é hoje um tema que desafia a compreensão de muitos pesquisadores. Atualmente existe uma noção, compartilhada por estudiosos da área, de que os pais desempenham papéis multidimensionais e complexos, com influência direta e indireta no desenvolvimento infantil e na vida familiar. Reconhece-se ainda que a construção social da paternidade varia segundo a época e o contexto ecocultural, e os ideais de paternidade podem ser muito variáveis de uma sociedade ou subgrupo para outro. O presente trabalho tem por objetivo descrever como os pais de classes populares da cidade de Salvador, BA, compreendem seu papel na família, sua relação com as práticas de cuidado e educação da criança, com e sem deficiência física, e suas reações em face da deficiência. Participaram do trabalho 10 famílias: 5 de crianças com Paralisia Cerebral diplégica espástica (PC), sem retardo mental evidente, com idades entre 2 e 7 anos, atendidas em instituição de reabilitação de Salvador, BA, e 5 de crianças com desenvolvimento típico (DT). Pais e mães responderam a entrevistas estruturadas, gravadas, transcritas e analisadas qualitativamente. Os pais relatam participação nos cuidados e educação da criança, mas ainda concebem como sua principal função prover a família. Valorizam a afetividade, mas enfatizam em seu sistema ideal de educação de filhos a autoridade e exigência, principalmente no caso das crianças com DT. A obediência foi o principal atributo da criança considerada “ideal”. Os pais revelam esforços de elaboração de vivências pessoais no processo de educar filhos e buscam adequar-se às demandas socioculturais atuais.The paternity is today a subject that defies the understanding of many researchers. Currently it has a notion, shared by existing studious that the parents play multidimensional and complex roles, with direct and indirect influence in the infantile development and in the familiar life. It is still recognized that the social construction of paternity varies according the time and the cultural context. Also the ideals of paternity can be very changeable from one society or sub-group to another one. The present work aims to describe how the parents of low-income population of Salvador city - Brazil, understands its role in the family, its relation with care and the education of the child (with and without physical deficiency) and its reactions toward the deficiency. Ten families participated of this work: 5 of children with Cerebral Paralysis (PC), without evident mental retardation, aging between 2 and 7 years, being patients of rehabilitation institution of Salvador- Brazil, and 5 of children with typical development (TD). Parents and mothers had answered structuralized interviews, recorded and qualitatively analyzed. The parents tell its participation in the cares and education of the child, but they still conceive as its main function to sustain the family. They value the affectivity, but they emphasize in its system of education the authority and requirement, specially among children with TD. The obedience was the main attribute to consider “ideal” child. The parents disclose efforts of personal experiences in the process to educate children and search to adjust it to the current socio-cultural demands.La paternidad es hoy un tema que desafía la comprensión de muchos investigadores. Estudiosos del área comparten la noción que los Padres desempeñan roles multidimensionales y complexos, que influencian directa e indirecta en el desarrollo infantil y en la vida familiar. Se reconoce que la construcción social de la paternidad varía según la época y el contexto eco cultural y que ideales de paternidad pueden variar de una sociedad o subgrupo para otro. Este estudio busca describir como padres de clases populares de la Ciudad de Salvador-BA, comprenden su papel en la família y la relación con prácticas de cuidados y educación del niño. (con y sin deficiencia física) y sus reacciones frente a la deficiencia. Participaron 10 familias: 5 de niños con Parálisis Cerebral displegica espastica (PC), sin retardo mental evidente, con edad entre 2 y 7 años, atendidas en Institutos de Rehabilitación en Salvador-BA, y 5 de niños con desarrollo típico (DT). Padres y madres respondieron a entrevistas estructuradas, gravadas, transcritas y analizadas cualitativamente. Los padres relatan participación con los cuidados y educación del niño, y entienden como función principal proveer a la familia. Valorizan el afecto mas resaltan la autoridad e exigencia, principalmente en los casos de niños con DT. La obediencia fue El principal atributo del niño considerado “ideal”. Los padres revelan esfuerzos en el proceso educativo de los hijos y buscan adecuarse a las demandas socio-culturales del momento.2011-11-28T22:21:56Z2011-11-28T22:21:56Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfYANO, Ângela Maria Mieko et al. As práticas de educação em famílias de crianças com paralisia cerebral diplégica espástica e com desenvolvimento típico pertencentes a camadas populares da cidade de Salvador – a perspectiva do pai. Família, Saúde e Desenvolvimento, v. 8, n. 2, p. 109-116, 2006. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/refased/article/download/7985/5630>. Acesso em: 22 nov. 2011.1517-65331414-8536http://repositorio.furg.br/handle/1/1401porYano, Ângela Maria MiekoAlves, Zélia Maria Mendes BiasoliSilva, Mara Regina Santos daSagim, Mírian Botelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-02-18T11:31:37Zoai:repositorio.furg.br:1/1401Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-02-18T11:31:37Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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