Análise da relação entre os indicadores de gestão e os indicadores contábeis das Universidades Federais do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintana, Alexandre Costa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Roza, Mariana Costa da, Dameda, André das Neves
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/5437
Resumo: A contabilidade pública é um dos ramos da ciência contábil que se traduz em um mecanismo de registro e controle dos recursos públicos. É comum na sociedade o uso de indicadores que sirvam para avaliar alguma situação. Existem alguns indicadores impostos pelo Tribunal de Contas da União – TCU, desde 2002, pela decisão nº 408, as Instituições Federais de Ensino Superior – IFES, são os indicadores gestão. Também há, para fins de exame e interpretação dos balanços públicos de qualquer órgão público, indicadores contábeis aplicados sobre estes balanços. Portanto, estabeleceu-se como o objetivo geral desse estudo verificar se existe relação entre os indicadores de gestão propostos as IFES pelo TCU com os indicadores aplicados aos balanços públicos. Os procedimentos metodológicos adotados para execução dessa pesquisa, quanto aos objetivos classifica-se como uma pesquisa descritiva, quanto aos procedimentos é uma pesquisa documental, quanto à tipologia em relação à abordagem do problema, contempla a pesquisa qualitativa. A população do estudo são as IFES do Brasil, tendo tido como amostra as IFES do Estado do Rio Grande do Sul. Concluiu-se que os Indicadores não se comportaram da mesma forma entre essas Instituições. Portanto, não é viável estabelecer uma relação entre esses indicadores. É provável, que os indicadores de balanço, em função de serem derivados de informações orçamentárias e patrimoniais estejam sensivelmente vinculados a questões institucionais mais amplas. Por outro lado, os indicadores do TCU estão mais relacionados a questões específicas voltadas as relações da academia.
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