Efeito do tipo de substrato para pupação na dispersão larval pós-alimentar de Chrysomya albiceps (Diptera, Calliphoridae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Leonardo
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Gomes,Guilherme, Oliveira,Helena G., Von Zuben,Claudio J., Silva,Iracema M. da, Sanches,Marcos R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Iheringia. Série Zoologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0073-47212007000300003
Resumo: As moscas-varejeiras utilizam substratos discretos e efêmeros para posturas dos ovos e para alimentação das larvas. Após a exaustão de recursos, as larvas começam a procurar por um sítio de pupação no habitat ou por mais fonte de alimento adicional (dispersão larval pós-alimentar). No entanto, o tipo de substrato de dispersão pode afetar este processo; assim, procurou-se avaliar o comportamento de dispersão de Chrysomya albiceps (Wiedemann 1819) por meio da localização das pupas em arenas circulares preenchidas com vermiculita, comparando-se com outros estudos feitos em serragem. As arenas foram dividas em 72 setores iguais a partir do centro de dispersão para facilitar a localização das pupas no substrato. A massa, a distância de dispersão do centro de arena, e a profundidade de cada pupa foram determinadas e verificou-se a relação entre peso, profundidade e distância do centro de dispersão. Pôde-se constatar que as larvas com menor massa foram as que percorreram maior distância do centro de dispersão, como também foi observado em estudos anteriores que empregaram outros substratos. O sítio de pupação da maioria dos indivíduos foi entre 2 e 8 cm de profundidade (média 4,96±2,97 cm). Tal estudo do processo de dispersão pode ser útil na estimativa do intervalo pós-morte (IPM) para corpos humanos em investigações médico-criminais.
id FZBRS-2_2908353bb8939e22c2e592a1dba72063
oai_identifier_str oai:scielo:S0073-47212007000300003
network_acronym_str FZBRS-2
network_name_str Iheringia. Série Zoologia
repository_id_str
spelling Efeito do tipo de substrato para pupação na dispersão larval pós-alimentar de Chrysomya albiceps (Diptera, Calliphoridae)CalliphoridaeChrysomya albicepsdispersão larvalmoscas-varejeirassubstrato para pupaçãoAs moscas-varejeiras utilizam substratos discretos e efêmeros para posturas dos ovos e para alimentação das larvas. Após a exaustão de recursos, as larvas começam a procurar por um sítio de pupação no habitat ou por mais fonte de alimento adicional (dispersão larval pós-alimentar). No entanto, o tipo de substrato de dispersão pode afetar este processo; assim, procurou-se avaliar o comportamento de dispersão de Chrysomya albiceps (Wiedemann 1819) por meio da localização das pupas em arenas circulares preenchidas com vermiculita, comparando-se com outros estudos feitos em serragem. As arenas foram dividas em 72 setores iguais a partir do centro de dispersão para facilitar a localização das pupas no substrato. A massa, a distância de dispersão do centro de arena, e a profundidade de cada pupa foram determinadas e verificou-se a relação entre peso, profundidade e distância do centro de dispersão. Pôde-se constatar que as larvas com menor massa foram as que percorreram maior distância do centro de dispersão, como também foi observado em estudos anteriores que empregaram outros substratos. O sítio de pupação da maioria dos indivíduos foi entre 2 e 8 cm de profundidade (média 4,96±2,97 cm). Tal estudo do processo de dispersão pode ser útil na estimativa do intervalo pós-morte (IPM) para corpos humanos em investigações médico-criminais.Museu de Ciências Naturais2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0073-47212007000300003Iheringia. Série Zoologia v.97 n.3 2007reponame:Iheringia. Série Zoologiainstname:Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS)instacron:FZB/RS10.1590/S0073-47212007000300003info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,LeonardoGomes,GuilhermeOliveira,Helena G.Von Zuben,Claudio J.Silva,Iracema M. daSanches,Marcos R.por2007-12-04T00:00:00Zoai:scielo:S0073-47212007000300003Revistahttp://www.scielo.br/iszPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||iheringia-zoo@fzb.rs.gov.br1678-47660073-4721opendoar:2007-12-04T00:00Iheringia. Série Zoologia - Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do tipo de substrato para pupação na dispersão larval pós-alimentar de Chrysomya albiceps (Diptera, Calliphoridae)
title Efeito do tipo de substrato para pupação na dispersão larval pós-alimentar de Chrysomya albiceps (Diptera, Calliphoridae)
spellingShingle Efeito do tipo de substrato para pupação na dispersão larval pós-alimentar de Chrysomya albiceps (Diptera, Calliphoridae)
Gomes,Leonardo
Calliphoridae
Chrysomya albiceps
dispersão larval
moscas-varejeiras
substrato para pupação
title_short Efeito do tipo de substrato para pupação na dispersão larval pós-alimentar de Chrysomya albiceps (Diptera, Calliphoridae)
title_full Efeito do tipo de substrato para pupação na dispersão larval pós-alimentar de Chrysomya albiceps (Diptera, Calliphoridae)
title_fullStr Efeito do tipo de substrato para pupação na dispersão larval pós-alimentar de Chrysomya albiceps (Diptera, Calliphoridae)
title_full_unstemmed Efeito do tipo de substrato para pupação na dispersão larval pós-alimentar de Chrysomya albiceps (Diptera, Calliphoridae)
title_sort Efeito do tipo de substrato para pupação na dispersão larval pós-alimentar de Chrysomya albiceps (Diptera, Calliphoridae)
author Gomes,Leonardo
author_facet Gomes,Leonardo
Gomes,Guilherme
Oliveira,Helena G.
Von Zuben,Claudio J.
Silva,Iracema M. da
Sanches,Marcos R.
author_role author
author2 Gomes,Guilherme
Oliveira,Helena G.
Von Zuben,Claudio J.
Silva,Iracema M. da
Sanches,Marcos R.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Leonardo
Gomes,Guilherme
Oliveira,Helena G.
Von Zuben,Claudio J.
Silva,Iracema M. da
Sanches,Marcos R.
dc.subject.por.fl_str_mv Calliphoridae
Chrysomya albiceps
dispersão larval
moscas-varejeiras
substrato para pupação
topic Calliphoridae
Chrysomya albiceps
dispersão larval
moscas-varejeiras
substrato para pupação
description As moscas-varejeiras utilizam substratos discretos e efêmeros para posturas dos ovos e para alimentação das larvas. Após a exaustão de recursos, as larvas começam a procurar por um sítio de pupação no habitat ou por mais fonte de alimento adicional (dispersão larval pós-alimentar). No entanto, o tipo de substrato de dispersão pode afetar este processo; assim, procurou-se avaliar o comportamento de dispersão de Chrysomya albiceps (Wiedemann 1819) por meio da localização das pupas em arenas circulares preenchidas com vermiculita, comparando-se com outros estudos feitos em serragem. As arenas foram dividas em 72 setores iguais a partir do centro de dispersão para facilitar a localização das pupas no substrato. A massa, a distância de dispersão do centro de arena, e a profundidade de cada pupa foram determinadas e verificou-se a relação entre peso, profundidade e distância do centro de dispersão. Pôde-se constatar que as larvas com menor massa foram as que percorreram maior distância do centro de dispersão, como também foi observado em estudos anteriores que empregaram outros substratos. O sítio de pupação da maioria dos indivíduos foi entre 2 e 8 cm de profundidade (média 4,96±2,97 cm). Tal estudo do processo de dispersão pode ser útil na estimativa do intervalo pós-morte (IPM) para corpos humanos em investigações médico-criminais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0073-47212007000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0073-47212007000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0073-47212007000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Museu de Ciências Naturais
publisher.none.fl_str_mv Museu de Ciências Naturais
dc.source.none.fl_str_mv Iheringia. Série Zoologia v.97 n.3 2007
reponame:Iheringia. Série Zoologia
instname:Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS)
instacron:FZB/RS
instname_str Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS)
instacron_str FZB/RS
institution FZB/RS
reponame_str Iheringia. Série Zoologia
collection Iheringia. Série Zoologia
repository.name.fl_str_mv Iheringia. Série Zoologia - Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS)
repository.mail.fl_str_mv ||iheringia-zoo@fzb.rs.gov.br
_version_ 1754203962621296640