Estudo comparativo entre os sincrânios de Otaria byronia e Arctocephalus australis (Pinnipedia, Otariidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanfelice,Daniela
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ferigolo,Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Iheringia. Série Zoologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0073-47212008000100001
Resumo: Observou-se grande variabilidade anatômica no sincrânio de Otaria byronia (Blainville, 1820) e de Arctocephalus australis (Zimmerman, 1783), com correspondentes implicações na sistemática dos Otariidae. As principais diferenças observadas entre as duas espécies foram a largura do rostro, exposição (ou não) do etmóide na órbita, vacuidade palatino/pterigóide, extensão do maxilar, concavidade e forma do palato, tamanho/forma da órbita/processo supra-orbital, altura/forma do palato, tamanho/forma da órbita/processo supra-orbital, altura/forma do arco zigomático, forma do hâmulo pterigóide, tamanho de processos e cristas em geral, esfenóide e neurocrânio; presença ou não do canal vidiano e transverso; forma do pétreo e proporções do processo angular secundário. Enquanto algumas diferenças (etmóide) são bastante incomuns entre espécies contemporâneas pertencentes à mesma família, muitas outras são de natureza alométrica. Algumas diferenças são peramórficas: tamanho do crânio, do palato e das cristas (hipermórficos em O. byronia). Outros caracteres são pedomórficos em O. byronia: forame incisivo, processo maxilar do frontal e canais vidianos. As principais diferenças entre machos e fêmeas de O. byronia, e similiraridades entre os machos desta espécie e A. australis estão relacionadas a modificações no tempo/taxa de desenvolvimento. Alguns caracteres usualmente empregados na sistemática do grupo não foram corroborados, principalmente referentes à fossa naso-labialis, sutura jugo-temporal, meato acústico interno, entotimpânico e extensão do pétreo.
id FZBRS-2_587c1e92a9a495bf74c6a6f794f9cc7d
oai_identifier_str oai:scielo:S0073-47212008000100001
network_acronym_str FZBRS-2
network_name_str Iheringia. Série Zoologia
repository_id_str
spelling Estudo comparativo entre os sincrânios de Otaria byronia e Arctocephalus australis (Pinnipedia, Otariidae)Sincrânioanatomiaosteologialeão-marinho-do-sullobo-marinho-do-sulObservou-se grande variabilidade anatômica no sincrânio de Otaria byronia (Blainville, 1820) e de Arctocephalus australis (Zimmerman, 1783), com correspondentes implicações na sistemática dos Otariidae. As principais diferenças observadas entre as duas espécies foram a largura do rostro, exposição (ou não) do etmóide na órbita, vacuidade palatino/pterigóide, extensão do maxilar, concavidade e forma do palato, tamanho/forma da órbita/processo supra-orbital, altura/forma do palato, tamanho/forma da órbita/processo supra-orbital, altura/forma do arco zigomático, forma do hâmulo pterigóide, tamanho de processos e cristas em geral, esfenóide e neurocrânio; presença ou não do canal vidiano e transverso; forma do pétreo e proporções do processo angular secundário. Enquanto algumas diferenças (etmóide) são bastante incomuns entre espécies contemporâneas pertencentes à mesma família, muitas outras são de natureza alométrica. Algumas diferenças são peramórficas: tamanho do crânio, do palato e das cristas (hipermórficos em O. byronia). Outros caracteres são pedomórficos em O. byronia: forame incisivo, processo maxilar do frontal e canais vidianos. As principais diferenças entre machos e fêmeas de O. byronia, e similiraridades entre os machos desta espécie e A. australis estão relacionadas a modificações no tempo/taxa de desenvolvimento. Alguns caracteres usualmente empregados na sistemática do grupo não foram corroborados, principalmente referentes à fossa naso-labialis, sutura jugo-temporal, meato acústico interno, entotimpânico e extensão do pétreo.Museu de Ciências Naturais2008-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0073-47212008000100001Iheringia. Série Zoologia v.98 n.1 2008reponame:Iheringia. Série Zoologiainstname:Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS)instacron:FZB/RS10.1590/S0073-47212008000100001info:eu-repo/semantics/openAccessSanfelice,DanielaFerigolo,Jorgepor2011-10-11T00:00:00Zoai:scielo:S0073-47212008000100001Revistahttp://www.scielo.br/iszPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||iheringia-zoo@fzb.rs.gov.br1678-47660073-4721opendoar:2011-10-11T00:00Iheringia. Série Zoologia - Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo entre os sincrânios de Otaria byronia e Arctocephalus australis (Pinnipedia, Otariidae)
title Estudo comparativo entre os sincrânios de Otaria byronia e Arctocephalus australis (Pinnipedia, Otariidae)
spellingShingle Estudo comparativo entre os sincrânios de Otaria byronia e Arctocephalus australis (Pinnipedia, Otariidae)
Sanfelice,Daniela
Sincrânio
anatomia
osteologia
leão-marinho-do-sul
lobo-marinho-do-sul
title_short Estudo comparativo entre os sincrânios de Otaria byronia e Arctocephalus australis (Pinnipedia, Otariidae)
title_full Estudo comparativo entre os sincrânios de Otaria byronia e Arctocephalus australis (Pinnipedia, Otariidae)
title_fullStr Estudo comparativo entre os sincrânios de Otaria byronia e Arctocephalus australis (Pinnipedia, Otariidae)
title_full_unstemmed Estudo comparativo entre os sincrânios de Otaria byronia e Arctocephalus australis (Pinnipedia, Otariidae)
title_sort Estudo comparativo entre os sincrânios de Otaria byronia e Arctocephalus australis (Pinnipedia, Otariidae)
author Sanfelice,Daniela
author_facet Sanfelice,Daniela
Ferigolo,Jorge
author_role author
author2 Ferigolo,Jorge
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanfelice,Daniela
Ferigolo,Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Sincrânio
anatomia
osteologia
leão-marinho-do-sul
lobo-marinho-do-sul
topic Sincrânio
anatomia
osteologia
leão-marinho-do-sul
lobo-marinho-do-sul
description Observou-se grande variabilidade anatômica no sincrânio de Otaria byronia (Blainville, 1820) e de Arctocephalus australis (Zimmerman, 1783), com correspondentes implicações na sistemática dos Otariidae. As principais diferenças observadas entre as duas espécies foram a largura do rostro, exposição (ou não) do etmóide na órbita, vacuidade palatino/pterigóide, extensão do maxilar, concavidade e forma do palato, tamanho/forma da órbita/processo supra-orbital, altura/forma do palato, tamanho/forma da órbita/processo supra-orbital, altura/forma do arco zigomático, forma do hâmulo pterigóide, tamanho de processos e cristas em geral, esfenóide e neurocrânio; presença ou não do canal vidiano e transverso; forma do pétreo e proporções do processo angular secundário. Enquanto algumas diferenças (etmóide) são bastante incomuns entre espécies contemporâneas pertencentes à mesma família, muitas outras são de natureza alométrica. Algumas diferenças são peramórficas: tamanho do crânio, do palato e das cristas (hipermórficos em O. byronia). Outros caracteres são pedomórficos em O. byronia: forame incisivo, processo maxilar do frontal e canais vidianos. As principais diferenças entre machos e fêmeas de O. byronia, e similiraridades entre os machos desta espécie e A. australis estão relacionadas a modificações no tempo/taxa de desenvolvimento. Alguns caracteres usualmente empregados na sistemática do grupo não foram corroborados, principalmente referentes à fossa naso-labialis, sutura jugo-temporal, meato acústico interno, entotimpânico e extensão do pétreo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0073-47212008000100001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0073-47212008000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0073-47212008000100001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Museu de Ciências Naturais
publisher.none.fl_str_mv Museu de Ciências Naturais
dc.source.none.fl_str_mv Iheringia. Série Zoologia v.98 n.1 2008
reponame:Iheringia. Série Zoologia
instname:Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS)
instacron:FZB/RS
instname_str Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS)
instacron_str FZB/RS
institution FZB/RS
reponame_str Iheringia. Série Zoologia
collection Iheringia. Série Zoologia
repository.name.fl_str_mv Iheringia. Série Zoologia - Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS)
repository.mail.fl_str_mv ||iheringia-zoo@fzb.rs.gov.br
_version_ 1754203962933772288