INSTALAÇÃO: CAMPO DE RELAÇÕES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/593 |
Resumo: | A experiência da percepção corporal só foi incorporada ao universo artístico em larga escala a partir dos anos 60. Durante essa década, os convites à participação dos observadores difundiram-se e, ao mesmo tempo, diversificaram-se através de propostas artísticas tridimensionais que incorporavam o espaço onde a obra se instalava como parte dela. Essas propostas eram então nomeadas de assemblage, environment, site-specific, in situ, site e non-site. A intenção do presente texto é revisitar esses conceitos e abordar o termo instalação. Infere-se que, na década de 80, quando o termo instalação passou a ser empregado largamente no sistema das artes visuais, houve uma acomodação em relação à aceitação das rupturas propostas pelas poéticas tridimensionais desenvolvidas nos anos 60-70. O termo instalação passou a ser empregado em revistas e catálogos como uma forma de inclusão das diferentes proposições tridimensionais junto ao senso comum.Palavras-chave: Ambientação. Espaço. Instalação. Local Específico. |
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INSTALAÇÃO: CAMPO DE RELAÇÕESA experiência da percepção corporal só foi incorporada ao universo artístico em larga escala a partir dos anos 60. Durante essa década, os convites à participação dos observadores difundiram-se e, ao mesmo tempo, diversificaram-se através de propostas artísticas tridimensionais que incorporavam o espaço onde a obra se instalava como parte dela. Essas propostas eram então nomeadas de assemblage, environment, site-specific, in situ, site e non-site. A intenção do presente texto é revisitar esses conceitos e abordar o termo instalação. Infere-se que, na década de 80, quando o termo instalação passou a ser empregado largamente no sistema das artes visuais, houve uma acomodação em relação à aceitação das rupturas propostas pelas poéticas tridimensionais desenvolvidas nos anos 60-70. O termo instalação passou a ser empregado em revistas e catálogos como uma forma de inclusão das diferentes proposições tridimensionais junto ao senso comum.Palavras-chave: Ambientação. Espaço. Instalação. Local Específico.Universidade Feevale2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/59310.25112/rp.v1i0.593Revista Prâksis; v. 1 (2007): Educação e Estética - Janeiro / Junho; 19-242448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/593/578Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessTedesco, Elaine2017-07-06T22:06:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/593Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:06:35Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
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