AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO PAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CAMPO EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Arlete Ramos dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cardoso, Elisângela Andrade Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1171
Resumo: Este artigo apresenta um recorte da pesquisa em andamento intitulada “Políticas públicas educacionais do Plano de Ações Articuladas – PAR, em municípios da Bahia”, a saber: Vitória da Conquista, Itabuna e Ilhéus, que tem como objetivo identificar e analisar as políticas públicas educacionais que compõem o PAR nesses municípios. Todavia, para fins desse texto, recortamos apenas o município de Vitória da Conquista. Para tanto, utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica para conceituar as políticas públicas conquistadas pelos Movimentos Sociais do Campo e suas contribuições para a educação campesina, além de fontes documentais como as legislações referentes à temática em questão e a proposta para a formação dos professores que atuam nas escolas municipais do campo, no município mencionado. Após as leituras e análises realizadas, constatamos que a política de formação de professor vem ganhando fôlego no cenário nacional, e que a partir dos anos de 1996, com a instituição da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, nº 9.394/96, através do Artigo 28 e das Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo, CNE/CEB 01/2002, uma nova esperança emerge para estes sujeitos. Mas, apesar dessa gênese ter provocado uma série de lutas e conquistas dos trabalhadores rurais, que se lançaram como protagonistas na luta por terra, trabalho e educação, o município de Vitória da Conquista precisa repensar as ações políticas para a formação dos professores que sejam direcionadas para a realidade do ensino público municipal campesino.Palavras-chave:Educação do Campo. Formação de Professores. Plano de Ações Articuladas. Políticas Educacionais.  ABSTRACTThis article presents a fragment of the ongoing research entitled "Educational public policies of the Articulated Action Plan - PAR in Bahia municipalities", namely: Vitória da Conquista, Itabuna and Ilhéus, which aims to identify and analyze the public educational policies that make up the PAR in these municipalities. However, for the purpose of this text, only the municipality, mentioned is approached. To do so, one uses the method of bibliographical review to conceptualize the public policies conquered by the Social Movements of the Field and its contributions to education of rural workers and documentary sources such as the legislations referring to the subject matter and the proposal for the training of teachers who work in schools in the municipality of Vitoria da Conquista is approached. After the readings and analyses carried out, one verified that the policy of teacher training has been gaining ground in the national scenario, and since 1996, with the institution of the new Law on the Guidelines and Bases of National Education - LDBEN, nº 9.394 / 96 , Through Article 28 and the Operational Guidelines for Field Education, CNE / CEB 01/2002, a new hope emerges for these subjects, but despite the fact that this genesis provoked a series of struggles and conquests of the rural workers who launched themselves as protagonists in the struggle for land, work and education, the municipality of Vitoria da Conquista needs to rethink the political actions for the training of teachers that are directed to the reality of municipal public education.Keywords:Rural Education. Teacher training. Articulated Stock Plan. Educational Policies.
id Feevale-1_13fd76d700c42d9ab5123950d49e83df
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1171
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO PAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CAMPO EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BAEste artigo apresenta um recorte da pesquisa em andamento intitulada “Políticas públicas educacionais do Plano de Ações Articuladas – PAR, em municípios da Bahia”, a saber: Vitória da Conquista, Itabuna e Ilhéus, que tem como objetivo identificar e analisar as políticas públicas educacionais que compõem o PAR nesses municípios. Todavia, para fins desse texto, recortamos apenas o município de Vitória da Conquista. Para tanto, utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica para conceituar as políticas públicas conquistadas pelos Movimentos Sociais do Campo e suas contribuições para a educação campesina, além de fontes documentais como as legislações referentes à temática em questão e a proposta para a formação dos professores que atuam nas escolas municipais do campo, no município mencionado. Após as leituras e análises realizadas, constatamos que a política de formação de professor vem ganhando fôlego no cenário nacional, e que a partir dos anos de 1996, com a instituição da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, nº 9.394/96, através do Artigo 28 e das Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo, CNE/CEB 01/2002, uma nova esperança emerge para estes sujeitos. Mas, apesar dessa gênese ter provocado uma série de lutas e conquistas dos trabalhadores rurais, que se lançaram como protagonistas na luta por terra, trabalho e educação, o município de Vitória da Conquista precisa repensar as ações políticas para a formação dos professores que sejam direcionadas para a realidade do ensino público municipal campesino.Palavras-chave:Educação do Campo. Formação de Professores. Plano de Ações Articuladas. Políticas Educacionais.  ABSTRACTThis article presents a fragment of the ongoing research entitled "Educational public policies of the Articulated Action Plan - PAR in Bahia municipalities", namely: Vitória da Conquista, Itabuna and Ilhéus, which aims to identify and analyze the public educational policies that make up the PAR in these municipalities. However, for the purpose of this text, only the municipality, mentioned is approached. To do so, one uses the method of bibliographical review to conceptualize the public policies conquered by the Social Movements of the Field and its contributions to education of rural workers and documentary sources such as the legislations referring to the subject matter and the proposal for the training of teachers who work in schools in the municipality of Vitoria da Conquista is approached. After the readings and analyses carried out, one verified that the policy of teacher training has been gaining ground in the national scenario, and since 1996, with the institution of the new Law on the Guidelines and Bases of National Education - LDBEN, nº 9.394 / 96 , Through Article 28 and the Operational Guidelines for Field Education, CNE / CEB 01/2002, a new hope emerges for these subjects, but despite the fact that this genesis provoked a series of struggles and conquests of the rural workers who launched themselves as protagonists in the struggle for land, work and education, the municipality of Vitoria da Conquista needs to rethink the political actions for the training of teachers that are directed to the reality of municipal public education.Keywords:Rural Education. Teacher training. Articulated Stock Plan. Educational Policies.Universidade Feevale2017-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/117110.25112/rpr.v1i0.1171Revista Prâksis; v. 1 (2017): Discussões e abordagens sobre a moda como manifestação cultural - Janeiro / Junho; 127-1452448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1171/1877Copyright (c) 2017 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Arlete Ramos dosCardoso, Elisângela Andrade Moreira2017-07-06T22:07:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1171Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:07:35Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO PAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CAMPO EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA
title AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO PAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CAMPO EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA
spellingShingle AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO PAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CAMPO EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA
Santos, Arlete Ramos dos
title_short AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO PAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CAMPO EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA
title_full AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO PAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CAMPO EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA
title_fullStr AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO PAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CAMPO EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA
title_full_unstemmed AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO PAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CAMPO EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA
title_sort AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO PAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CAMPO EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA
author Santos, Arlete Ramos dos
author_facet Santos, Arlete Ramos dos
Cardoso, Elisângela Andrade Moreira
author_role author
author2 Cardoso, Elisângela Andrade Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Arlete Ramos dos
Cardoso, Elisângela Andrade Moreira
description Este artigo apresenta um recorte da pesquisa em andamento intitulada “Políticas públicas educacionais do Plano de Ações Articuladas – PAR, em municípios da Bahia”, a saber: Vitória da Conquista, Itabuna e Ilhéus, que tem como objetivo identificar e analisar as políticas públicas educacionais que compõem o PAR nesses municípios. Todavia, para fins desse texto, recortamos apenas o município de Vitória da Conquista. Para tanto, utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica para conceituar as políticas públicas conquistadas pelos Movimentos Sociais do Campo e suas contribuições para a educação campesina, além de fontes documentais como as legislações referentes à temática em questão e a proposta para a formação dos professores que atuam nas escolas municipais do campo, no município mencionado. Após as leituras e análises realizadas, constatamos que a política de formação de professor vem ganhando fôlego no cenário nacional, e que a partir dos anos de 1996, com a instituição da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, nº 9.394/96, através do Artigo 28 e das Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo, CNE/CEB 01/2002, uma nova esperança emerge para estes sujeitos. Mas, apesar dessa gênese ter provocado uma série de lutas e conquistas dos trabalhadores rurais, que se lançaram como protagonistas na luta por terra, trabalho e educação, o município de Vitória da Conquista precisa repensar as ações políticas para a formação dos professores que sejam direcionadas para a realidade do ensino público municipal campesino.Palavras-chave:Educação do Campo. Formação de Professores. Plano de Ações Articuladas. Políticas Educacionais.  ABSTRACTThis article presents a fragment of the ongoing research entitled "Educational public policies of the Articulated Action Plan - PAR in Bahia municipalities", namely: Vitória da Conquista, Itabuna and Ilhéus, which aims to identify and analyze the public educational policies that make up the PAR in these municipalities. However, for the purpose of this text, only the municipality, mentioned is approached. To do so, one uses the method of bibliographical review to conceptualize the public policies conquered by the Social Movements of the Field and its contributions to education of rural workers and documentary sources such as the legislations referring to the subject matter and the proposal for the training of teachers who work in schools in the municipality of Vitoria da Conquista is approached. After the readings and analyses carried out, one verified that the policy of teacher training has been gaining ground in the national scenario, and since 1996, with the institution of the new Law on the Guidelines and Bases of National Education - LDBEN, nº 9.394 / 96 , Through Article 28 and the Operational Guidelines for Field Education, CNE / CEB 01/2002, a new hope emerges for these subjects, but despite the fact that this genesis provoked a series of struggles and conquests of the rural workers who launched themselves as protagonists in the struggle for land, work and education, the municipality of Vitoria da Conquista needs to rethink the political actions for the training of teachers that are directed to the reality of municipal public education.Keywords:Rural Education. Teacher training. Articulated Stock Plan. Educational Policies.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1171
10.25112/rpr.v1i0.1171
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1171
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v1i0.1171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1171/1877
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2017): Discussões e abordagens sobre a moda como manifestação cultural - Janeiro / Junho; 127-145
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v1i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325124382851072