MEMÓRIAS DA COMUNIDADE, HISTÓRIAS DA CIDADE: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/396 |
Resumo: | A escola é um espaço em que o adolescente (re)constitui constantemente sua identidade, estabelecendo – ou não – laços afetivos e de pertencimento a certos grupos sociais, ao meio em que vive e onde estuda. Sentir-se parte da história do local em que reside e da escola que frequenta é fundamental para que o discente se torne agente da realidade que presencia e se sinta sensibilizado a observá-la e a pensá-la de maneira mais crítica. Sob essa perspectiva, foi desenvolvido o projeto “Memórias da comunidade, histórias da cidade”, que visava a ressignificar o espaço (e o aprendizado) escolar a partir do estudo das localidades de origem dos alunos e da produção de novas fontes históricas, sobretudo de fotografias que representassem a paisagem natural sob a ótica particular e a subjetividade de cada discente. As atividades foram desenvolvidas de maneira interdisciplinar, com 31 alunos de 8ª série (9º ano) da Escola Municipal São José, de São Sebastião do Caí, ao longo do ano letivo de 2013. A experiência de pesquisa estimulou a reflexão a respeito das memórias existentes nos bairros e de suas relações com o ambiente escolar, possibilitando a reconstrução da memória coletiva da comunidade e a produção de novos conhecimentos.Palavras-chave: Educação. Memória. Comunidade. |
id |
Feevale-1_16c5b21344267897a238adce662e05a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/396 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
MEMÓRIAS DA COMUNIDADE, HISTÓRIAS DA CIDADE: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLARA escola é um espaço em que o adolescente (re)constitui constantemente sua identidade, estabelecendo – ou não – laços afetivos e de pertencimento a certos grupos sociais, ao meio em que vive e onde estuda. Sentir-se parte da história do local em que reside e da escola que frequenta é fundamental para que o discente se torne agente da realidade que presencia e se sinta sensibilizado a observá-la e a pensá-la de maneira mais crítica. Sob essa perspectiva, foi desenvolvido o projeto “Memórias da comunidade, histórias da cidade”, que visava a ressignificar o espaço (e o aprendizado) escolar a partir do estudo das localidades de origem dos alunos e da produção de novas fontes históricas, sobretudo de fotografias que representassem a paisagem natural sob a ótica particular e a subjetividade de cada discente. As atividades foram desenvolvidas de maneira interdisciplinar, com 31 alunos de 8ª série (9º ano) da Escola Municipal São José, de São Sebastião do Caí, ao longo do ano letivo de 2013. A experiência de pesquisa estimulou a reflexão a respeito das memórias existentes nos bairros e de suas relações com o ambiente escolar, possibilitando a reconstrução da memória coletiva da comunidade e a produção de novos conhecimentos.Palavras-chave: Educação. Memória. Comunidade.Universidade Feevale2015-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/39610.25112/rp.v2i0.396Revista Prâksis; v. 2 (2015): Saberes e Práticas no Campo Social - Julho / Dezembro; 106-1202448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/396/1624Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessStröher, Carlos EduardoPaz, Daison Kipper daLeite, Michelle2017-07-06T22:10:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/396Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:02Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEMÓRIAS DA COMUNIDADE, HISTÓRIAS DA CIDADE: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR |
title |
MEMÓRIAS DA COMUNIDADE, HISTÓRIAS DA CIDADE: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR |
spellingShingle |
MEMÓRIAS DA COMUNIDADE, HISTÓRIAS DA CIDADE: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR Ströher, Carlos Eduardo |
title_short |
MEMÓRIAS DA COMUNIDADE, HISTÓRIAS DA CIDADE: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR |
title_full |
MEMÓRIAS DA COMUNIDADE, HISTÓRIAS DA CIDADE: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR |
title_fullStr |
MEMÓRIAS DA COMUNIDADE, HISTÓRIAS DA CIDADE: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
MEMÓRIAS DA COMUNIDADE, HISTÓRIAS DA CIDADE: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR |
title_sort |
MEMÓRIAS DA COMUNIDADE, HISTÓRIAS DA CIDADE: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR |
author |
Ströher, Carlos Eduardo |
author_facet |
Ströher, Carlos Eduardo Paz, Daison Kipper da Leite, Michelle |
author_role |
author |
author2 |
Paz, Daison Kipper da Leite, Michelle |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ströher, Carlos Eduardo Paz, Daison Kipper da Leite, Michelle |
description |
A escola é um espaço em que o adolescente (re)constitui constantemente sua identidade, estabelecendo – ou não – laços afetivos e de pertencimento a certos grupos sociais, ao meio em que vive e onde estuda. Sentir-se parte da história do local em que reside e da escola que frequenta é fundamental para que o discente se torne agente da realidade que presencia e se sinta sensibilizado a observá-la e a pensá-la de maneira mais crítica. Sob essa perspectiva, foi desenvolvido o projeto “Memórias da comunidade, histórias da cidade”, que visava a ressignificar o espaço (e o aprendizado) escolar a partir do estudo das localidades de origem dos alunos e da produção de novas fontes históricas, sobretudo de fotografias que representassem a paisagem natural sob a ótica particular e a subjetividade de cada discente. As atividades foram desenvolvidas de maneira interdisciplinar, com 31 alunos de 8ª série (9º ano) da Escola Municipal São José, de São Sebastião do Caí, ao longo do ano letivo de 2013. A experiência de pesquisa estimulou a reflexão a respeito das memórias existentes nos bairros e de suas relações com o ambiente escolar, possibilitando a reconstrução da memória coletiva da comunidade e a produção de novos conhecimentos.Palavras-chave: Educação. Memória. Comunidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/396 10.25112/rp.v2i0.396 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/396 |
identifier_str_mv |
10.25112/rp.v2i0.396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/396/1624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 2 (2015): Saberes e Práticas no Campo Social - Julho / Dezembro; 106-120 2448-1939 1807-1112 10.25112/rp.v2i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325122993487872 |