O DINAMISMO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA DA AMÉRICA LATINA E BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitale, Claudio Rama
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Katia Ethiénne Esteves dos, Torres, Patricia Lupion
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2201
Resumo: RESUMONum momento da educação digital, que tende a se consolidar por meio do desenvolvimento de diferentes tecnologias e inovações, as instituições de Ensino Superior enfrentam desafios alusivos às propostas didático-pedagógicas tecnológicas, às estratégias que envolvem o processo de ensino-aprendizagem e aos investimentos referentes às diferentes modalidades presencial e a distância. Apresenta-se nesta reflexão elementos relevantes relacionados à educação híbrida e a distância, dados da América e do Brasil. As transformações no Ensino Superior estão relacionadas também às condições da realidade externa, interna em relação aos investimentos e às perspectivas educacionais, que são impulsionadas pelas demandas sociais, do mundo do trabalho, da globalização e do novo papel do conhecimento. O hibridismo tem se consolidado em experiências diferenciadas e entende-se que este não pode ser considerado como um modelo estático, mas que tende a transformar o contexto no qual está inserido cada vez mais, com os resultados de reflexões acadêmicas a respeito de propostas implantadas, como a sala de aula invertida, uso de diversos aplicativos, entre outros, no Ensino Superior em diferentes países.Palavras-chave: Educação a Distância. Educação Híbrida. Ensino Superior.ABSTRACTAt a time of digital education, which tends to consolidate itself through the development of different technologies and innovations, Higher Education Institutions face challenges related to technological didactic-pedagogical proposals, the strategies that involve the teaching-learning process and the related investments the different modalities, in person and at a distance. In this reflection, relevant elements related to hybrid and distance education are presented, data from America and Brazil. The transformations in Higher Education are also related to the conditions of the external, internal reality in relation to investments and educational perspectives, which are driven by social demands, work, globalization and the new role of knowledge. Hybridism has been consolidated in different experiences and it is understood that this cannot be considered as a static model, but that it tends to transform the context in which it is increasingly inserted, with the results of academic reflections on proposals implemented as the Flipped Classroom, use of various applications, among others, in Higher Education in different countries.Keywords: Distance Education. Hybrid Education. University education.
id Feevale-1_3113debcd25ddb1f0fbadfe4262e13d3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2201
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling O DINAMISMO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA DA AMÉRICA LATINA E BRASILRESUMONum momento da educação digital, que tende a se consolidar por meio do desenvolvimento de diferentes tecnologias e inovações, as instituições de Ensino Superior enfrentam desafios alusivos às propostas didático-pedagógicas tecnológicas, às estratégias que envolvem o processo de ensino-aprendizagem e aos investimentos referentes às diferentes modalidades presencial e a distância. Apresenta-se nesta reflexão elementos relevantes relacionados à educação híbrida e a distância, dados da América e do Brasil. As transformações no Ensino Superior estão relacionadas também às condições da realidade externa, interna em relação aos investimentos e às perspectivas educacionais, que são impulsionadas pelas demandas sociais, do mundo do trabalho, da globalização e do novo papel do conhecimento. O hibridismo tem se consolidado em experiências diferenciadas e entende-se que este não pode ser considerado como um modelo estático, mas que tende a transformar o contexto no qual está inserido cada vez mais, com os resultados de reflexões acadêmicas a respeito de propostas implantadas, como a sala de aula invertida, uso de diversos aplicativos, entre outros, no Ensino Superior em diferentes países.Palavras-chave: Educação a Distância. Educação Híbrida. Ensino Superior.ABSTRACTAt a time of digital education, which tends to consolidate itself through the development of different technologies and innovations, Higher Education Institutions face challenges related to technological didactic-pedagogical proposals, the strategies that involve the teaching-learning process and the related investments the different modalities, in person and at a distance. In this reflection, relevant elements related to hybrid and distance education are presented, data from America and Brazil. The transformations in Higher Education are also related to the conditions of the external, internal reality in relation to investments and educational perspectives, which are driven by social demands, work, globalization and the new role of knowledge. Hybridism has been consolidated in different experiences and it is understood that this cannot be considered as a static model, but that it tends to transform the context in which it is increasingly inserted, with the results of academic reflections on proposals implemented as the Flipped Classroom, use of various applications, among others, in Higher Education in different countries.Keywords: Distance Education. Hybrid Education. University education.Universidade Feevale2020-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfmultipart/relatedhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/220110.25112/rpr.v2i0.2201Revista Prâksis; v. 2 (2020): Educação Híbrida: Contextos, Aprendizagens, Políticas E Práticas De Pesquisa e Formação; 209-2282448-19391807-111210.25112/rpr.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2201/2616http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2201/2617Copyright (c) 2020 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessVitale, Claudio RamaSantos, Katia Ethiénne Esteves dosTorres, Patricia Lupion2020-06-17T01:59:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2201Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2020-06-17T01:59:09Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv O DINAMISMO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA DA AMÉRICA LATINA E BRASIL
title O DINAMISMO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA DA AMÉRICA LATINA E BRASIL
spellingShingle O DINAMISMO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA DA AMÉRICA LATINA E BRASIL
Vitale, Claudio Rama
title_short O DINAMISMO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA DA AMÉRICA LATINA E BRASIL
title_full O DINAMISMO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA DA AMÉRICA LATINA E BRASIL
title_fullStr O DINAMISMO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA DA AMÉRICA LATINA E BRASIL
title_full_unstemmed O DINAMISMO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA DA AMÉRICA LATINA E BRASIL
title_sort O DINAMISMO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA DA AMÉRICA LATINA E BRASIL
author Vitale, Claudio Rama
author_facet Vitale, Claudio Rama
Santos, Katia Ethiénne Esteves dos
Torres, Patricia Lupion
author_role author
author2 Santos, Katia Ethiénne Esteves dos
Torres, Patricia Lupion
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitale, Claudio Rama
Santos, Katia Ethiénne Esteves dos
Torres, Patricia Lupion
description RESUMONum momento da educação digital, que tende a se consolidar por meio do desenvolvimento de diferentes tecnologias e inovações, as instituições de Ensino Superior enfrentam desafios alusivos às propostas didático-pedagógicas tecnológicas, às estratégias que envolvem o processo de ensino-aprendizagem e aos investimentos referentes às diferentes modalidades presencial e a distância. Apresenta-se nesta reflexão elementos relevantes relacionados à educação híbrida e a distância, dados da América e do Brasil. As transformações no Ensino Superior estão relacionadas também às condições da realidade externa, interna em relação aos investimentos e às perspectivas educacionais, que são impulsionadas pelas demandas sociais, do mundo do trabalho, da globalização e do novo papel do conhecimento. O hibridismo tem se consolidado em experiências diferenciadas e entende-se que este não pode ser considerado como um modelo estático, mas que tende a transformar o contexto no qual está inserido cada vez mais, com os resultados de reflexões acadêmicas a respeito de propostas implantadas, como a sala de aula invertida, uso de diversos aplicativos, entre outros, no Ensino Superior em diferentes países.Palavras-chave: Educação a Distância. Educação Híbrida. Ensino Superior.ABSTRACTAt a time of digital education, which tends to consolidate itself through the development of different technologies and innovations, Higher Education Institutions face challenges related to technological didactic-pedagogical proposals, the strategies that involve the teaching-learning process and the related investments the different modalities, in person and at a distance. In this reflection, relevant elements related to hybrid and distance education are presented, data from America and Brazil. The transformations in Higher Education are also related to the conditions of the external, internal reality in relation to investments and educational perspectives, which are driven by social demands, work, globalization and the new role of knowledge. Hybridism has been consolidated in different experiences and it is understood that this cannot be considered as a static model, but that it tends to transform the context in which it is increasingly inserted, with the results of academic reflections on proposals implemented as the Flipped Classroom, use of various applications, among others, in Higher Education in different countries.Keywords: Distance Education. Hybrid Education. University education.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2201
10.25112/rpr.v2i0.2201
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2201
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v2i0.2201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2201/2616
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2201/2617
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
multipart/related
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2020): Educação Híbrida: Contextos, Aprendizagens, Políticas E Práticas De Pesquisa e Formação; 209-228
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325125265752064