O DINAMISMO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA DA AMÉRICA LATINA E BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2201 |
Resumo: | RESUMONum momento da educação digital, que tende a se consolidar por meio do desenvolvimento de diferentes tecnologias e inovações, as instituições de Ensino Superior enfrentam desafios alusivos às propostas didático-pedagógicas tecnológicas, às estratégias que envolvem o processo de ensino-aprendizagem e aos investimentos referentes às diferentes modalidades presencial e a distância. Apresenta-se nesta reflexão elementos relevantes relacionados à educação híbrida e a distância, dados da América e do Brasil. As transformações no Ensino Superior estão relacionadas também às condições da realidade externa, interna em relação aos investimentos e às perspectivas educacionais, que são impulsionadas pelas demandas sociais, do mundo do trabalho, da globalização e do novo papel do conhecimento. O hibridismo tem se consolidado em experiências diferenciadas e entende-se que este não pode ser considerado como um modelo estático, mas que tende a transformar o contexto no qual está inserido cada vez mais, com os resultados de reflexões acadêmicas a respeito de propostas implantadas, como a sala de aula invertida, uso de diversos aplicativos, entre outros, no Ensino Superior em diferentes países.Palavras-chave: Educação a Distância. Educação Híbrida. Ensino Superior.ABSTRACTAt a time of digital education, which tends to consolidate itself through the development of different technologies and innovations, Higher Education Institutions face challenges related to technological didactic-pedagogical proposals, the strategies that involve the teaching-learning process and the related investments the different modalities, in person and at a distance. In this reflection, relevant elements related to hybrid and distance education are presented, data from America and Brazil. The transformations in Higher Education are also related to the conditions of the external, internal reality in relation to investments and educational perspectives, which are driven by social demands, work, globalization and the new role of knowledge. Hybridism has been consolidated in different experiences and it is understood that this cannot be considered as a static model, but that it tends to transform the context in which it is increasingly inserted, with the results of academic reflections on proposals implemented as the Flipped Classroom, use of various applications, among others, in Higher Education in different countries.Keywords: Distance Education. Hybrid Education. University education. |
id |
Feevale-1_3113debcd25ddb1f0fbadfe4262e13d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2201 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
O DINAMISMO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA DA AMÉRICA LATINA E BRASILRESUMONum momento da educação digital, que tende a se consolidar por meio do desenvolvimento de diferentes tecnologias e inovações, as instituições de Ensino Superior enfrentam desafios alusivos às propostas didático-pedagógicas tecnológicas, às estratégias que envolvem o processo de ensino-aprendizagem e aos investimentos referentes às diferentes modalidades presencial e a distância. Apresenta-se nesta reflexão elementos relevantes relacionados à educação híbrida e a distância, dados da América e do Brasil. As transformações no Ensino Superior estão relacionadas também às condições da realidade externa, interna em relação aos investimentos e às perspectivas educacionais, que são impulsionadas pelas demandas sociais, do mundo do trabalho, da globalização e do novo papel do conhecimento. O hibridismo tem se consolidado em experiências diferenciadas e entende-se que este não pode ser considerado como um modelo estático, mas que tende a transformar o contexto no qual está inserido cada vez mais, com os resultados de reflexões acadêmicas a respeito de propostas implantadas, como a sala de aula invertida, uso de diversos aplicativos, entre outros, no Ensino Superior em diferentes países.Palavras-chave: Educação a Distância. Educação Híbrida. Ensino Superior.ABSTRACTAt a time of digital education, which tends to consolidate itself through the development of different technologies and innovations, Higher Education Institutions face challenges related to technological didactic-pedagogical proposals, the strategies that involve the teaching-learning process and the related investments the different modalities, in person and at a distance. In this reflection, relevant elements related to hybrid and distance education are presented, data from America and Brazil. The transformations in Higher Education are also related to the conditions of the external, internal reality in relation to investments and educational perspectives, which are driven by social demands, work, globalization and the new role of knowledge. Hybridism has been consolidated in different experiences and it is understood that this cannot be considered as a static model, but that it tends to transform the context in which it is increasingly inserted, with the results of academic reflections on proposals implemented as the Flipped Classroom, use of various applications, among others, in Higher Education in different countries.Keywords: Distance Education. Hybrid Education. University education.Universidade Feevale2020-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfmultipart/relatedhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/220110.25112/rpr.v2i0.2201Revista Prâksis; v. 2 (2020): Educação Híbrida: Contextos, Aprendizagens, Políticas E Práticas De Pesquisa e Formação; 209-2282448-19391807-111210.25112/rpr.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2201/2616http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2201/2617Copyright (c) 2020 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessVitale, Claudio RamaSantos, Katia Ethiénne Esteves dosTorres, Patricia Lupion2020-06-17T01:59:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2201Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2020-06-17T01:59:09Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DINAMISMO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA DA AMÉRICA LATINA E BRASIL |
title |
O DINAMISMO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA DA AMÉRICA LATINA E BRASIL |
spellingShingle |
O DINAMISMO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA DA AMÉRICA LATINA E BRASIL Vitale, Claudio Rama |
title_short |
O DINAMISMO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA DA AMÉRICA LATINA E BRASIL |
title_full |
O DINAMISMO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA DA AMÉRICA LATINA E BRASIL |
title_fullStr |
O DINAMISMO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA DA AMÉRICA LATINA E BRASIL |
title_full_unstemmed |
O DINAMISMO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA DA AMÉRICA LATINA E BRASIL |
title_sort |
O DINAMISMO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA DA AMÉRICA LATINA E BRASIL |
author |
Vitale, Claudio Rama |
author_facet |
Vitale, Claudio Rama Santos, Katia Ethiénne Esteves dos Torres, Patricia Lupion |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Katia Ethiénne Esteves dos Torres, Patricia Lupion |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vitale, Claudio Rama Santos, Katia Ethiénne Esteves dos Torres, Patricia Lupion |
description |
RESUMONum momento da educação digital, que tende a se consolidar por meio do desenvolvimento de diferentes tecnologias e inovações, as instituições de Ensino Superior enfrentam desafios alusivos às propostas didático-pedagógicas tecnológicas, às estratégias que envolvem o processo de ensino-aprendizagem e aos investimentos referentes às diferentes modalidades presencial e a distância. Apresenta-se nesta reflexão elementos relevantes relacionados à educação híbrida e a distância, dados da América e do Brasil. As transformações no Ensino Superior estão relacionadas também às condições da realidade externa, interna em relação aos investimentos e às perspectivas educacionais, que são impulsionadas pelas demandas sociais, do mundo do trabalho, da globalização e do novo papel do conhecimento. O hibridismo tem se consolidado em experiências diferenciadas e entende-se que este não pode ser considerado como um modelo estático, mas que tende a transformar o contexto no qual está inserido cada vez mais, com os resultados de reflexões acadêmicas a respeito de propostas implantadas, como a sala de aula invertida, uso de diversos aplicativos, entre outros, no Ensino Superior em diferentes países.Palavras-chave: Educação a Distância. Educação Híbrida. Ensino Superior.ABSTRACTAt a time of digital education, which tends to consolidate itself through the development of different technologies and innovations, Higher Education Institutions face challenges related to technological didactic-pedagogical proposals, the strategies that involve the teaching-learning process and the related investments the different modalities, in person and at a distance. In this reflection, relevant elements related to hybrid and distance education are presented, data from America and Brazil. The transformations in Higher Education are also related to the conditions of the external, internal reality in relation to investments and educational perspectives, which are driven by social demands, work, globalization and the new role of knowledge. Hybridism has been consolidated in different experiences and it is understood that this cannot be considered as a static model, but that it tends to transform the context in which it is increasingly inserted, with the results of academic reflections on proposals implemented as the Flipped Classroom, use of various applications, among others, in Higher Education in different countries.Keywords: Distance Education. Hybrid Education. University education. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2201 10.25112/rpr.v2i0.2201 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2201 |
identifier_str_mv |
10.25112/rpr.v2i0.2201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2201/2616 http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2201/2617 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf multipart/related |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 2 (2020): Educação Híbrida: Contextos, Aprendizagens, Políticas E Práticas De Pesquisa e Formação; 209-228 2448-1939 1807-1112 10.25112/rpr.v2i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325125265752064 |