A TERRÍVEL SIMETRIA: LITERATURA E PSICANÁLISE NO PERSONAGEM RORSCHACH, DO ROMANCE GRÁFICO WATCHMEN, DE ALAN MOORE E DAVE GIBBONS
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/775 |
Resumo: | Histórias em quadrinhos são um popular meio de entretenimento. Do início do século XX, ocasião do aumento de sua popularidade e circulação, até meados dos anos 70, eram consideradas como produto puramente mercadológico. Porém, autores interessados em atrair a atenção dos leitores literários começaram a publicar narrativas gráficas que possuem características que as aproximam mais de obras literárias do que do formato convencional de quadrinhos: os chamados romances gráficos. No processo criativo dessas obras, compostas de forma mais madura e detalhada, os autores fazem uso de outras ciências para a construção da narrativa e dos personagens. O objetivo geral do presente trabalho é estudar a construção do personagem Rorschach, da obra Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons, na perspectiva da teoria da literatura e da psicanálise, ciência da qual os autores utilizaram pressupostos para criar o personagem. O objetivo específico é, por meio do estudo de um personagem de narrativa gráfica dentro da teoria da literatura e da psicanálise, ampliar o âmbito dos estudos literários para os romances gráficos.Palavras-chave: Rorschach. Literatura. Psicanálise. |
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A TERRÍVEL SIMETRIA: LITERATURA E PSICANÁLISE NO PERSONAGEM RORSCHACH, DO ROMANCE GRÁFICO WATCHMEN, DE ALAN MOORE E DAVE GIBBONSHistórias em quadrinhos são um popular meio de entretenimento. Do início do século XX, ocasião do aumento de sua popularidade e circulação, até meados dos anos 70, eram consideradas como produto puramente mercadológico. Porém, autores interessados em atrair a atenção dos leitores literários começaram a publicar narrativas gráficas que possuem características que as aproximam mais de obras literárias do que do formato convencional de quadrinhos: os chamados romances gráficos. No processo criativo dessas obras, compostas de forma mais madura e detalhada, os autores fazem uso de outras ciências para a construção da narrativa e dos personagens. O objetivo geral do presente trabalho é estudar a construção do personagem Rorschach, da obra Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons, na perspectiva da teoria da literatura e da psicanálise, ciência da qual os autores utilizaram pressupostos para criar o personagem. O objetivo específico é, por meio do estudo de um personagem de narrativa gráfica dentro da teoria da literatura e da psicanálise, ampliar o âmbito dos estudos literários para os romances gráficos.Palavras-chave: Rorschach. Literatura. Psicanálise.Universidade Feevale2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/77510.25112/rp.v1i0.775Revista Prâksis; v. 1 (2014): Discursos e práticas interdisciplinares - Janeiro / Junho; 55-662448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/775/932Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessJacques, Jeferson de MoraesMueller, Andressa2017-07-06T22:07:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/775Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:07:19Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
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