A PERSPECTIVA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO PROCESSO DE ACULTURAÇÃO DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS(AS) LATINO-AMERICANOS(AS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Roberta de Alencar
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Strey, Marlene Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/569
Resumo: A globalização impulsiona o alargamento das fronteiras, levando os indivíduos a buscarem novos horizontes em um outro país, numa cultura estrangeira. Uma das facetas da globalização é a possibilidade de experimentar a heterogeneidade da vida humana, pois, numa localidade homogênea, não há possibilidade de se deparar com a diferença humana e as situações de incerteza. Diante dessa nova realidade, a vida tradicional, como valores, ideologias e percepções de vida são questionados, possibilitando que novas identidades surjam nesse contexto de mudanças sóciopolítico- culturais. Nesse sentido, o presente trabalho, que faz parte de uma dissertação de mestrado em andamento, propõe-se a apresentar as percepções dos(as) estudantes estrangeiros(as) latino-americanos (as) acerca dos papéis de gênero e da sexualidade no seu país e no Brasil. Pretende-se abordar como a literatura relaciona a perspectiva do gênero no contexto migratório e definir o conceito de aculturação. Por fim, mostra-se alguns resultados já obtidos nesta investigação.Palavras-chave: papéis de gênero; aculturação; estudantes estrangeiros; sexuality.
id Feevale-1_4abb7cda26f5b93adccad401a2146ad4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/569
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling A PERSPECTIVA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO PROCESSO DE ACULTURAÇÃO DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS(AS) LATINO-AMERICANOS(AS)A globalização impulsiona o alargamento das fronteiras, levando os indivíduos a buscarem novos horizontes em um outro país, numa cultura estrangeira. Uma das facetas da globalização é a possibilidade de experimentar a heterogeneidade da vida humana, pois, numa localidade homogênea, não há possibilidade de se deparar com a diferença humana e as situações de incerteza. Diante dessa nova realidade, a vida tradicional, como valores, ideologias e percepções de vida são questionados, possibilitando que novas identidades surjam nesse contexto de mudanças sóciopolítico- culturais. Nesse sentido, o presente trabalho, que faz parte de uma dissertação de mestrado em andamento, propõe-se a apresentar as percepções dos(as) estudantes estrangeiros(as) latino-americanos (as) acerca dos papéis de gênero e da sexualidade no seu país e no Brasil. Pretende-se abordar como a literatura relaciona a perspectiva do gênero no contexto migratório e definir o conceito de aculturação. Por fim, mostra-se alguns resultados já obtidos nesta investigação.Palavras-chave: papéis de gênero; aculturação; estudantes estrangeiros; sexuality.Universidade Feevale2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/56910.25112/rp.v1i0.569Revista Prâksis; v. 1 (2006): Educação e Interculturalidade - Janeiro / Junho; 59-662448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/569/527Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Roberta de AlencarStrey, Marlene Neves2017-07-06T22:06:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/569Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:06:29Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERSPECTIVA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO PROCESSO DE ACULTURAÇÃO DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS(AS) LATINO-AMERICANOS(AS)
title A PERSPECTIVA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO PROCESSO DE ACULTURAÇÃO DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS(AS) LATINO-AMERICANOS(AS)
spellingShingle A PERSPECTIVA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO PROCESSO DE ACULTURAÇÃO DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS(AS) LATINO-AMERICANOS(AS)
Rodrigues, Roberta de Alencar
title_short A PERSPECTIVA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO PROCESSO DE ACULTURAÇÃO DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS(AS) LATINO-AMERICANOS(AS)
title_full A PERSPECTIVA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO PROCESSO DE ACULTURAÇÃO DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS(AS) LATINO-AMERICANOS(AS)
title_fullStr A PERSPECTIVA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO PROCESSO DE ACULTURAÇÃO DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS(AS) LATINO-AMERICANOS(AS)
title_full_unstemmed A PERSPECTIVA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO PROCESSO DE ACULTURAÇÃO DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS(AS) LATINO-AMERICANOS(AS)
title_sort A PERSPECTIVA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO PROCESSO DE ACULTURAÇÃO DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS(AS) LATINO-AMERICANOS(AS)
author Rodrigues, Roberta de Alencar
author_facet Rodrigues, Roberta de Alencar
Strey, Marlene Neves
author_role author
author2 Strey, Marlene Neves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Roberta de Alencar
Strey, Marlene Neves
description A globalização impulsiona o alargamento das fronteiras, levando os indivíduos a buscarem novos horizontes em um outro país, numa cultura estrangeira. Uma das facetas da globalização é a possibilidade de experimentar a heterogeneidade da vida humana, pois, numa localidade homogênea, não há possibilidade de se deparar com a diferença humana e as situações de incerteza. Diante dessa nova realidade, a vida tradicional, como valores, ideologias e percepções de vida são questionados, possibilitando que novas identidades surjam nesse contexto de mudanças sóciopolítico- culturais. Nesse sentido, o presente trabalho, que faz parte de uma dissertação de mestrado em andamento, propõe-se a apresentar as percepções dos(as) estudantes estrangeiros(as) latino-americanos (as) acerca dos papéis de gênero e da sexualidade no seu país e no Brasil. Pretende-se abordar como a literatura relaciona a perspectiva do gênero no contexto migratório e definir o conceito de aculturação. Por fim, mostra-se alguns resultados já obtidos nesta investigação.Palavras-chave: papéis de gênero; aculturação; estudantes estrangeiros; sexuality.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/569
10.25112/rp.v1i0.569
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/569
identifier_str_mv 10.25112/rp.v1i0.569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/569/527
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2006): Educação e Interculturalidade - Janeiro / Junho; 59-66
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v1i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123454861312