SOBRE O ESTATUTO FILOSÓFICO E PEDAGÓGICO DA IMAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcelo de Andrade
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/640
Resumo: O presente artigo investiga, a partir da obra Passagenwerk, de Walter Benjamin, o estatuto filosófico e pedagógico da imagem, distinguindo-a, pois, entre onírica e dialética. Na obra das Passagens, de Walter Benjamin, tema e método se condensam num texto, sobremaneira acidentado, de imagens históricas e literárias que plasmam problemas de envergadura filosófica. Paris é o centro – ideológico e espacial – no qual os conceitos, em forma de imagens, são deslindados. Não obstante, esse estudo visa a justificar, filosoficamente, o uso das imagens (porque de suma importância) para o ensino de filosofia. A discussão sobre a leitura da imagem (compreendendo códigos lingüísticos e visuais) permite aproximar o pensamento filosófico não apenas da escola como também da vida cotidiana, descobrindo a filosofia que está na rua e é da rua. Saber ler a imagem, na contemporaneidade, na sociedade da informação, é uma ferramenta fundamental para se pensar e compreender o mundo, estar no mundo, ser parte dele e nele interferir.Palavras-chave: Imagem. Pensamento. Ensino de filosofia. Método. Walter Benjamin.
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spelling SOBRE O ESTATUTO FILOSÓFICO E PEDAGÓGICO DA IMAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FILOSOFIAO presente artigo investiga, a partir da obra Passagenwerk, de Walter Benjamin, o estatuto filosófico e pedagógico da imagem, distinguindo-a, pois, entre onírica e dialética. Na obra das Passagens, de Walter Benjamin, tema e método se condensam num texto, sobremaneira acidentado, de imagens históricas e literárias que plasmam problemas de envergadura filosófica. Paris é o centro – ideológico e espacial – no qual os conceitos, em forma de imagens, são deslindados. Não obstante, esse estudo visa a justificar, filosoficamente, o uso das imagens (porque de suma importância) para o ensino de filosofia. A discussão sobre a leitura da imagem (compreendendo códigos lingüísticos e visuais) permite aproximar o pensamento filosófico não apenas da escola como também da vida cotidiana, descobrindo a filosofia que está na rua e é da rua. Saber ler a imagem, na contemporaneidade, na sociedade da informação, é uma ferramenta fundamental para se pensar e compreender o mundo, estar no mundo, ser parte dele e nele interferir.Palavras-chave: Imagem. Pensamento. Ensino de filosofia. Método. Walter Benjamin.Universidade Feevale2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/64010.25112/rp.v1i0.640Revista Prâksis; v. 1 (2008): Educação e Meio Ambiente - Janeiro / Junho; 95-1002448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/640/662Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Marcelo de Andrade2017-07-06T22:06:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/640Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:06:41Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
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