A OPINIÃO COMO FUNDAMENTO DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL E A SEMIOSE COMO RECURSO EPISTEMOLÓGICO EM CONTEXTO PEDAGÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/609 |
Resumo: | A sala de aula, especialmente por meio de disciplinas voltadas à formação sócio-histórica e filosófica, se transforma em solo fértil para a germinação de todo tipo de conhecimento, inclusive de natureza diversa do que convencionalmente chamamos de científico. Nesse espaço, são muitas as explicações que elaboramos sobre os fenômenos da realidade social, tomando como base nossas percepções e experimentações cotidianas. Tais explicações são comumente expressas pela fórmula "sobre esse assunto eu acho que... " ou "minha opinião é... ". O desafio que se coloca, neste artigo, é pensar a condição do aluno e do professor na instauração do processo de reflexão conceituai sobre a vida social cotidiana (o nosso entorno social), sobre a qual operamos centenas de "eu acho que" explicativos. Busca-se inspiração na tipificação dos processos de significação presentes na semiótica de Peirce (Charles Sanders Peirce), aliada à experiência como professor na disciplina de Fundamentos de Realidade Brasileira e Cidadania em diversos cursos do Centro Universitário Feevale.PALAVRAS-CHAVE: Conhecimento. Semiótica. Realidade Social. Sala de Aula. Ensino-Aprendizagem. Opinião. |
id |
Feevale-1_66b7740cb4ea32fabaf7051e156e7f3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/609 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
A OPINIÃO COMO FUNDAMENTO DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL E A SEMIOSE COMO RECURSO EPISTEMOLÓGICO EM CONTEXTO PEDAGÓGICOA sala de aula, especialmente por meio de disciplinas voltadas à formação sócio-histórica e filosófica, se transforma em solo fértil para a germinação de todo tipo de conhecimento, inclusive de natureza diversa do que convencionalmente chamamos de científico. Nesse espaço, são muitas as explicações que elaboramos sobre os fenômenos da realidade social, tomando como base nossas percepções e experimentações cotidianas. Tais explicações são comumente expressas pela fórmula "sobre esse assunto eu acho que... " ou "minha opinião é... ". O desafio que se coloca, neste artigo, é pensar a condição do aluno e do professor na instauração do processo de reflexão conceituai sobre a vida social cotidiana (o nosso entorno social), sobre a qual operamos centenas de "eu acho que" explicativos. Busca-se inspiração na tipificação dos processos de significação presentes na semiótica de Peirce (Charles Sanders Peirce), aliada à experiência como professor na disciplina de Fundamentos de Realidade Brasileira e Cidadania em diversos cursos do Centro Universitário Feevale.PALAVRAS-CHAVE: Conhecimento. Semiótica. Realidade Social. Sala de Aula. Ensino-Aprendizagem. Opinião.Universidade Feevale2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/60910.25112/rp.v2i0.609Revista Prâksis; v. 2 (2007): Educação e Inclusão - Julho / Dezembro; 45-522448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/609/614Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessKuhn Junior, Norberto2017-07-06T22:10:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/609Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:41Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A OPINIÃO COMO FUNDAMENTO DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL E A SEMIOSE COMO RECURSO EPISTEMOLÓGICO EM CONTEXTO PEDAGÓGICO |
title |
A OPINIÃO COMO FUNDAMENTO DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL E A SEMIOSE COMO RECURSO EPISTEMOLÓGICO EM CONTEXTO PEDAGÓGICO |
spellingShingle |
A OPINIÃO COMO FUNDAMENTO DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL E A SEMIOSE COMO RECURSO EPISTEMOLÓGICO EM CONTEXTO PEDAGÓGICO Kuhn Junior, Norberto |
title_short |
A OPINIÃO COMO FUNDAMENTO DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL E A SEMIOSE COMO RECURSO EPISTEMOLÓGICO EM CONTEXTO PEDAGÓGICO |
title_full |
A OPINIÃO COMO FUNDAMENTO DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL E A SEMIOSE COMO RECURSO EPISTEMOLÓGICO EM CONTEXTO PEDAGÓGICO |
title_fullStr |
A OPINIÃO COMO FUNDAMENTO DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL E A SEMIOSE COMO RECURSO EPISTEMOLÓGICO EM CONTEXTO PEDAGÓGICO |
title_full_unstemmed |
A OPINIÃO COMO FUNDAMENTO DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL E A SEMIOSE COMO RECURSO EPISTEMOLÓGICO EM CONTEXTO PEDAGÓGICO |
title_sort |
A OPINIÃO COMO FUNDAMENTO DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL E A SEMIOSE COMO RECURSO EPISTEMOLÓGICO EM CONTEXTO PEDAGÓGICO |
author |
Kuhn Junior, Norberto |
author_facet |
Kuhn Junior, Norberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuhn Junior, Norberto |
description |
A sala de aula, especialmente por meio de disciplinas voltadas à formação sócio-histórica e filosófica, se transforma em solo fértil para a germinação de todo tipo de conhecimento, inclusive de natureza diversa do que convencionalmente chamamos de científico. Nesse espaço, são muitas as explicações que elaboramos sobre os fenômenos da realidade social, tomando como base nossas percepções e experimentações cotidianas. Tais explicações são comumente expressas pela fórmula "sobre esse assunto eu acho que... " ou "minha opinião é... ". O desafio que se coloca, neste artigo, é pensar a condição do aluno e do professor na instauração do processo de reflexão conceituai sobre a vida social cotidiana (o nosso entorno social), sobre a qual operamos centenas de "eu acho que" explicativos. Busca-se inspiração na tipificação dos processos de significação presentes na semiótica de Peirce (Charles Sanders Peirce), aliada à experiência como professor na disciplina de Fundamentos de Realidade Brasileira e Cidadania em diversos cursos do Centro Universitário Feevale.PALAVRAS-CHAVE: Conhecimento. Semiótica. Realidade Social. Sala de Aula. Ensino-Aprendizagem. Opinião. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/609 10.25112/rp.v2i0.609 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/609 |
identifier_str_mv |
10.25112/rp.v2i0.609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/609/614 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 2 (2007): Educação e Inclusão - Julho / Dezembro; 45-52 2448-1939 1807-1112 10.25112/rp.v2i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325123497852928 |