A OPINIÃO COMO FUNDAMENTO DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL E A SEMIOSE COMO RECURSO EPISTEMOLÓGICO EM CONTEXTO PEDAGÓGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhn Junior, Norberto
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/609
Resumo: A sala de aula, especialmente por meio de disciplinas voltadas à formação sócio-histórica e filosófica, se transforma em solo fértil para a germinação de todo tipo de conhecimento, inclusive de natureza diversa do que convencionalmente chamamos de científico. Nesse espaço, são muitas as explicações que elaboramos sobre os fenômenos da realidade social, tomando como base nossas percepções e experimentações cotidianas. Tais explicações são comumente expressas pela fórmula "sobre esse assunto eu acho que... " ou "minha opinião é... ". O desafio que se coloca, neste artigo, é pensar a condição do aluno e do professor na instauração do processo de reflexão conceituai sobre a vida social cotidiana (o nosso entorno social), sobre a qual operamos centenas de "eu acho que" explicativos. Busca-se inspiração na tipificação dos processos de significação presentes na semiótica de Peirce (Charles Sanders Peirce), aliada à experiência como professor na disciplina de Fundamentos de Realidade Brasileira e Cidadania em diversos cursos do Centro Universitário Feevale.PALAVRAS-CHAVE: Conhecimento. Semiótica. Realidade Social. Sala de Aula. Ensino-Aprendizagem. Opinião.
id Feevale-1_66b7740cb4ea32fabaf7051e156e7f3b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/609
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling A OPINIÃO COMO FUNDAMENTO DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL E A SEMIOSE COMO RECURSO EPISTEMOLÓGICO EM CONTEXTO PEDAGÓGICOA sala de aula, especialmente por meio de disciplinas voltadas à formação sócio-histórica e filosófica, se transforma em solo fértil para a germinação de todo tipo de conhecimento, inclusive de natureza diversa do que convencionalmente chamamos de científico. Nesse espaço, são muitas as explicações que elaboramos sobre os fenômenos da realidade social, tomando como base nossas percepções e experimentações cotidianas. Tais explicações são comumente expressas pela fórmula "sobre esse assunto eu acho que... " ou "minha opinião é... ". O desafio que se coloca, neste artigo, é pensar a condição do aluno e do professor na instauração do processo de reflexão conceituai sobre a vida social cotidiana (o nosso entorno social), sobre a qual operamos centenas de "eu acho que" explicativos. Busca-se inspiração na tipificação dos processos de significação presentes na semiótica de Peirce (Charles Sanders Peirce), aliada à experiência como professor na disciplina de Fundamentos de Realidade Brasileira e Cidadania em diversos cursos do Centro Universitário Feevale.PALAVRAS-CHAVE: Conhecimento. Semiótica. Realidade Social. Sala de Aula. Ensino-Aprendizagem. Opinião.Universidade Feevale2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/60910.25112/rp.v2i0.609Revista Prâksis; v. 2 (2007): Educação e Inclusão - Julho / Dezembro; 45-522448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/609/614Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessKuhn Junior, Norberto2017-07-06T22:10:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/609Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:41Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv A OPINIÃO COMO FUNDAMENTO DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL E A SEMIOSE COMO RECURSO EPISTEMOLÓGICO EM CONTEXTO PEDAGÓGICO
title A OPINIÃO COMO FUNDAMENTO DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL E A SEMIOSE COMO RECURSO EPISTEMOLÓGICO EM CONTEXTO PEDAGÓGICO
spellingShingle A OPINIÃO COMO FUNDAMENTO DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL E A SEMIOSE COMO RECURSO EPISTEMOLÓGICO EM CONTEXTO PEDAGÓGICO
Kuhn Junior, Norberto
title_short A OPINIÃO COMO FUNDAMENTO DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL E A SEMIOSE COMO RECURSO EPISTEMOLÓGICO EM CONTEXTO PEDAGÓGICO
title_full A OPINIÃO COMO FUNDAMENTO DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL E A SEMIOSE COMO RECURSO EPISTEMOLÓGICO EM CONTEXTO PEDAGÓGICO
title_fullStr A OPINIÃO COMO FUNDAMENTO DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL E A SEMIOSE COMO RECURSO EPISTEMOLÓGICO EM CONTEXTO PEDAGÓGICO
title_full_unstemmed A OPINIÃO COMO FUNDAMENTO DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL E A SEMIOSE COMO RECURSO EPISTEMOLÓGICO EM CONTEXTO PEDAGÓGICO
title_sort A OPINIÃO COMO FUNDAMENTO DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL E A SEMIOSE COMO RECURSO EPISTEMOLÓGICO EM CONTEXTO PEDAGÓGICO
author Kuhn Junior, Norberto
author_facet Kuhn Junior, Norberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuhn Junior, Norberto
description A sala de aula, especialmente por meio de disciplinas voltadas à formação sócio-histórica e filosófica, se transforma em solo fértil para a germinação de todo tipo de conhecimento, inclusive de natureza diversa do que convencionalmente chamamos de científico. Nesse espaço, são muitas as explicações que elaboramos sobre os fenômenos da realidade social, tomando como base nossas percepções e experimentações cotidianas. Tais explicações são comumente expressas pela fórmula "sobre esse assunto eu acho que... " ou "minha opinião é... ". O desafio que se coloca, neste artigo, é pensar a condição do aluno e do professor na instauração do processo de reflexão conceituai sobre a vida social cotidiana (o nosso entorno social), sobre a qual operamos centenas de "eu acho que" explicativos. Busca-se inspiração na tipificação dos processos de significação presentes na semiótica de Peirce (Charles Sanders Peirce), aliada à experiência como professor na disciplina de Fundamentos de Realidade Brasileira e Cidadania em diversos cursos do Centro Universitário Feevale.PALAVRAS-CHAVE: Conhecimento. Semiótica. Realidade Social. Sala de Aula. Ensino-Aprendizagem. Opinião.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/609
10.25112/rp.v2i0.609
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/609
identifier_str_mv 10.25112/rp.v2i0.609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/609/614
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2007): Educação e Inclusão - Julho / Dezembro; 45-52
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123497852928