O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE E DE SUAS REPRESENTAÇÕES SOBRE O PRÓPRIO TRABALHO: O FENÔMENO DO MAL-ESTAR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/708 |
Resumo: | O artigo apresenta uma discussão a partir das definições de Stuart Hall sobre identidades e representações sociais, vinculando essas definições com as concepções de identidades e de representações docentes. Como percurso metodológico, o estudo parte de uma revisão bibliográfica e de uma pesquisa empírica que evidenciam um contexto de reestruturação sociocultural, que repercute nos professores e no seu trabalho. Nesse sentido, indica que as grandes transformações sociais estão ocasionando uma descentralização do homem em relação aos seus mecanismos de representação e de reconhecimento do mundo, definindo-o como um indivíduo que não possui uma identidade permanente, e sim uma multiplicidade de desconcertantes e cambiantes identidades possíveis, podendo-se identificar com cada uma delas. Deste modo, os docentes desempenham diversos papéis, inclusive contraditórios entre si, para os quais, muitas vezes, não estão preparados e que lhes são exigidos para manter um equilíbrio instável com necessidades sociais que os movam e a seus alunos em muitos terrenos a serviço das necessidades políticas, culturais e econômicas do atual contexto. A partir deste estudo chegamos, portanto, ao entendimento de que tais mudanças interferem no que se compreende como processo de mudança e de precarização do trabalho docente, favorecendo, assim, a constituição do fenômeno do mal-estar docente.Palavras-chave: Representação docente. Identidade docente. Trabalho docente. Mal-estar docente. |
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O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE E DE SUAS REPRESENTAÇÕES SOBRE O PRÓPRIO TRABALHO: O FENÔMENO DO MAL-ESTARO artigo apresenta uma discussão a partir das definições de Stuart Hall sobre identidades e representações sociais, vinculando essas definições com as concepções de identidades e de representações docentes. Como percurso metodológico, o estudo parte de uma revisão bibliográfica e de uma pesquisa empírica que evidenciam um contexto de reestruturação sociocultural, que repercute nos professores e no seu trabalho. Nesse sentido, indica que as grandes transformações sociais estão ocasionando uma descentralização do homem em relação aos seus mecanismos de representação e de reconhecimento do mundo, definindo-o como um indivíduo que não possui uma identidade permanente, e sim uma multiplicidade de desconcertantes e cambiantes identidades possíveis, podendo-se identificar com cada uma delas. Deste modo, os docentes desempenham diversos papéis, inclusive contraditórios entre si, para os quais, muitas vezes, não estão preparados e que lhes são exigidos para manter um equilíbrio instável com necessidades sociais que os movam e a seus alunos em muitos terrenos a serviço das necessidades políticas, culturais e econômicas do atual contexto. A partir deste estudo chegamos, portanto, ao entendimento de que tais mudanças interferem no que se compreende como processo de mudança e de precarização do trabalho docente, favorecendo, assim, a constituição do fenômeno do mal-estar docente.Palavras-chave: Representação docente. Identidade docente. Trabalho docente. Mal-estar docente.Universidade Feevale2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/70810.25112/rp.v1i0.708Revista Prâksis; v. 1 (2011): Diálogos do Imaginário: a formação de identidades - Janeiro / Junho; 19-282448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/708/803Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrand, Rita Melânia Webler2017-11-07T19:43:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/708Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-11-07T19:43:13Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
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