“IDEOLOGIA DE GÊNERO” E A REESTRUTURAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: César, Maria Rita de Assis
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Amanda da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1914
Resumo: RESUMOConsiderando o momento político brasileiro atual e o forte enfrentamento aos temas de gênero, sexualidade e diversidade nos planos nacional, estaduais e municipais de educação, este artigo propõe-se a analisar as três principais emendas feitas ao projeto de lei que deu origem ao Plano Municipal de Educação de Curitiba, são elas: a emenda substitutiva que altera a Meta 7, a emenda modificativa que altera a Meta 15, e a emenda modificativa que altera a Meta 25. Além disso, analisa-se um Projeto de Emenda à Lei Orgânica que relaciona as questões de gênero à educação do município. Busca-se, assim, compreender como uma ideia bem específica de família e de seus valores morais passa a caminhar lado a lado com a educação. Nesse sentido, a partir de uma teorização pós-estruturalista, ancorada principalmente em Michel Foucault (1986) e Judith Butler (2013) este artigo demonstra como o gênero, ou uma correspondência única entre sexo-gênero passa a ocupar um papel central no cenário conversador que se instaurou no momento de aprovação do Plano Municipal de Educação de Curitiba.Palavras-chave: Ideologia de gênero. Família. Planos de Educação. ABSTRACTConsidering the present Brazilian political moment and the strong confrontation to the gender, sexuality and diversity themes in national, state and local education plans, this article intends to analyze the three main amendments (the amendments of the goals 7, 15 and 25) proposed to the project that resulted to the Municipal Education Plan of Curitiba. In addition, an amendment project to the Organic Law which relates the gender issues in the education of the county is analyzed. It seeks, therefore, to understand how a very specific idea of family and its moral values start to walk side by side with education. Based on a post-structuralist theory, mainly on Michel Foucault (1986) e Judith Butler (2013), this article intents to demonstrate how gender, or a correspondence between sex-gender, plays a central role in the conservative scene that was established at the time of the approval of the Municipal Education Plan of Curitiba.Keywords: Gender Ideology. Family. Education Plans.
id Feevale-1_6c075833aa400f3210f4c922b9d7cbc3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1914
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling “IDEOLOGIA DE GÊNERO” E A REESTRUTURAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBARESUMOConsiderando o momento político brasileiro atual e o forte enfrentamento aos temas de gênero, sexualidade e diversidade nos planos nacional, estaduais e municipais de educação, este artigo propõe-se a analisar as três principais emendas feitas ao projeto de lei que deu origem ao Plano Municipal de Educação de Curitiba, são elas: a emenda substitutiva que altera a Meta 7, a emenda modificativa que altera a Meta 15, e a emenda modificativa que altera a Meta 25. Além disso, analisa-se um Projeto de Emenda à Lei Orgânica que relaciona as questões de gênero à educação do município. Busca-se, assim, compreender como uma ideia bem específica de família e de seus valores morais passa a caminhar lado a lado com a educação. Nesse sentido, a partir de uma teorização pós-estruturalista, ancorada principalmente em Michel Foucault (1986) e Judith Butler (2013) este artigo demonstra como o gênero, ou uma correspondência única entre sexo-gênero passa a ocupar um papel central no cenário conversador que se instaurou no momento de aprovação do Plano Municipal de Educação de Curitiba.Palavras-chave: Ideologia de gênero. Família. Planos de Educação. ABSTRACTConsidering the present Brazilian political moment and the strong confrontation to the gender, sexuality and diversity themes in national, state and local education plans, this article intends to analyze the three main amendments (the amendments of the goals 7, 15 and 25) proposed to the project that resulted to the Municipal Education Plan of Curitiba. In addition, an amendment project to the Organic Law which relates the gender issues in the education of the county is analyzed. It seeks, therefore, to understand how a very specific idea of family and its moral values start to walk side by side with education. Based on a post-structuralist theory, mainly on Michel Foucault (1986) e Judith Butler (2013), this article intents to demonstrate how gender, or a correspondence between sex-gender, plays a central role in the conservative scene that was established at the time of the approval of the Municipal Education Plan of Curitiba.Keywords: Gender Ideology. Family. Education Plans.Universidade Feevale2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/191410.25112/rpr.v3i0.1914Revista Prâksis; v. 3 (2019): Brasil, Finlândia e Dinamarca: Cooperação em Educação, Ciência e Tecnologia; 113-1362448-19391807-111210.25112/rpr.v3i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1914/2449Copyright (c) 2019 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessCésar, Maria Rita de AssisSilva, Amanda da2020-08-27T23:19:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1914Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2020-08-27T23:19:53Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv “IDEOLOGIA DE GÊNERO” E A REESTRUTURAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA
title “IDEOLOGIA DE GÊNERO” E A REESTRUTURAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA
spellingShingle “IDEOLOGIA DE GÊNERO” E A REESTRUTURAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA
César, Maria Rita de Assis
title_short “IDEOLOGIA DE GÊNERO” E A REESTRUTURAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA
title_full “IDEOLOGIA DE GÊNERO” E A REESTRUTURAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA
title_fullStr “IDEOLOGIA DE GÊNERO” E A REESTRUTURAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA
title_full_unstemmed “IDEOLOGIA DE GÊNERO” E A REESTRUTURAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA
title_sort “IDEOLOGIA DE GÊNERO” E A REESTRUTURAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA
author César, Maria Rita de Assis
author_facet César, Maria Rita de Assis
Silva, Amanda da
author_role author
author2 Silva, Amanda da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv César, Maria Rita de Assis
Silva, Amanda da
description RESUMOConsiderando o momento político brasileiro atual e o forte enfrentamento aos temas de gênero, sexualidade e diversidade nos planos nacional, estaduais e municipais de educação, este artigo propõe-se a analisar as três principais emendas feitas ao projeto de lei que deu origem ao Plano Municipal de Educação de Curitiba, são elas: a emenda substitutiva que altera a Meta 7, a emenda modificativa que altera a Meta 15, e a emenda modificativa que altera a Meta 25. Além disso, analisa-se um Projeto de Emenda à Lei Orgânica que relaciona as questões de gênero à educação do município. Busca-se, assim, compreender como uma ideia bem específica de família e de seus valores morais passa a caminhar lado a lado com a educação. Nesse sentido, a partir de uma teorização pós-estruturalista, ancorada principalmente em Michel Foucault (1986) e Judith Butler (2013) este artigo demonstra como o gênero, ou uma correspondência única entre sexo-gênero passa a ocupar um papel central no cenário conversador que se instaurou no momento de aprovação do Plano Municipal de Educação de Curitiba.Palavras-chave: Ideologia de gênero. Família. Planos de Educação. ABSTRACTConsidering the present Brazilian political moment and the strong confrontation to the gender, sexuality and diversity themes in national, state and local education plans, this article intends to analyze the three main amendments (the amendments of the goals 7, 15 and 25) proposed to the project that resulted to the Municipal Education Plan of Curitiba. In addition, an amendment project to the Organic Law which relates the gender issues in the education of the county is analyzed. It seeks, therefore, to understand how a very specific idea of family and its moral values start to walk side by side with education. Based on a post-structuralist theory, mainly on Michel Foucault (1986) e Judith Butler (2013), this article intents to demonstrate how gender, or a correspondence between sex-gender, plays a central role in the conservative scene that was established at the time of the approval of the Municipal Education Plan of Curitiba.Keywords: Gender Ideology. Family. Education Plans.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1914
10.25112/rpr.v3i0.1914
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1914
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v3i0.1914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1914/2449
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 3 (2019): Brasil, Finlândia e Dinamarca: Cooperação em Educação, Ciência e Tecnologia; 113-136
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v3i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325124862050304