ENSINO DE GRAMÁTICA E IDENTIDADE: ESTABELECIMENTO E APAGAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Travaglia, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/544
Resumo: Neste artigo discutimos a relação entre o ensino de língua materna, mais especificamente entre o ensino de sua gramática e o estabelecimento de identidade lingüística de indivíduos, de grupos e mesmo de nacionalidades. Propomos que a educação linguística pode ser responsável pelo estabelecimento de uma identidade, quase sempre implicando o apagamento de outra(s) identidade(s), mas que isto só ocorre quando há aquiescência de indivíduos, grupos ou nações. Neste contexto, o trabalho de ensino de língua materna deve ser acompanhado de uma consciência e uma conscientização sobre a função sócio-cultural identitária das variedades e usos lingüísticos, para evitar desnecessárias desestabilizações identitárias.Palavras-chave: gramática, ensino de gramática, identidade.
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