“PASSARELA PERFORMÁTICA”: UM CAMINHO DE COMUNICAÇÃO NA MODA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3154 |
Resumo: | O artigo trata sobre uma reflexão dos processos de design de moda que permita apurar o olhar das relações entre moda e comunicação, em um experimento de design. O ponto de partida é compreender o viés da moda e a informação que está presente nos desfiles das passarelas de moda. Utiliza-se de um desfile autoral como assunto de reflexão para trazer luz a alguns aspectos do objeto de estudo. Este foi desenvolvido para a tese de doutorado do autor, Sob Nova Direção “Passarela Performática”: Metodologia de Projeto para Design, Arte e Moda. A partir de um desfile conceitual que atenda o sistema da moda vigente, é possível compreender a ação que move o evento. Um desfile no âmbito do Design dá-se pela espetacularização e está constituído por dois momentos: um inicial de inspiração livre, demonstrado pela primeira experiência, e o segundo, baseado nesse experimento, que busca compreender como se dá a transmissão e a disseminação da informação em tempos digitais. |
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“PASSARELA PERFORMÁTICA”: UM CAMINHO DE COMUNICAÇÃO NA MODAPassarela PerformáticaComunicaçãoModaDesignO artigo trata sobre uma reflexão dos processos de design de moda que permita apurar o olhar das relações entre moda e comunicação, em um experimento de design. O ponto de partida é compreender o viés da moda e a informação que está presente nos desfiles das passarelas de moda. Utiliza-se de um desfile autoral como assunto de reflexão para trazer luz a alguns aspectos do objeto de estudo. Este foi desenvolvido para a tese de doutorado do autor, Sob Nova Direção “Passarela Performática”: Metodologia de Projeto para Design, Arte e Moda. A partir de um desfile conceitual que atenda o sistema da moda vigente, é possível compreender a ação que move o evento. Um desfile no âmbito do Design dá-se pela espetacularização e está constituído por dois momentos: um inicial de inspiração livre, demonstrado pela primeira experiência, e o segundo, baseado nesse experimento, que busca compreender como se dá a transmissão e a disseminação da informação em tempos digitais.Universidade Feevale2023-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/315410.25112/rpr.v1.3154Revista Prâksis; v. 1 (2023): Arte e Moda: Iberê Camargo, as Artes Visuais e a Moda no Rio Grande do Sul; 25-352448-19391807-1112reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3154/3117Copyright (c) 2022 Antonio Carlos Rabadan Cimadevilahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCimadevila, Antonio Carlos Rabadan2023-08-23T18:28:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3154Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2023-08-23T18:28:48Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
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