AMBIÊNCIAS UBÍQUAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO ON-LINE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Felipe da Silva Ponte de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Edmea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2207
Resumo: RESUMONesta pesquisa-formação na cibercultura, analisamos os usos de wikis em atos de currículo na educação on-line. Para isso, propomos atividades de escrita colaborativa com as/os estudantes da disciplina de Informática na Educação do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da UERJ/CEDERJ/UAB. As atividades foram arquitetadas na plataforma Moodle do curso, contam com tutoriais de como criar e usar um wiki, fóruns de discussão e link de acesso à plataforma Wikispaces, espaço para realizar a atividade de escrita colaborativa. Como resultado desta pesquisa em rede, destacamos os seguintes apontamentos: a) as atividades propostas se desdobraram para o grupo da disciplina no Facebook – os/as estudantes o utilizaram para formar grupos e partilhar dúvidas e achados – e para grupos de prática pelo WhatsApp – criados para discutir, negociar e produzir o texto e para trocas de experiências cotidianas –; b) as diversas ambiências acionadas contribuem para a compreensão da formação em contextos ciberculturais expandidos, os quais não estão fora de tensões, dilemas e relações de poder; c) e, por fim, os textos coletivos produzidos são reflexões, partilhas e saberes de si, fragmentos de nossos múltiplos “eus” e de experiências vividas.Palavras-chave: Escrita colaborativa. Ambiências. Pesquisa-formação na cibercultura.ABSTRACTIn this research-training in cyberculture, we analyze the uses of wikis in curriculum acts in online education. For this, we propose collaborative writing activities with the students of the discipline of Informatics in Education of the distance education degree course UERJ / CEDERJ / UAB. The activities were architects on the course's Moodle platform, with tutorials on how to create and use a wiki, discussion forums and a link to access the Wikispaces platform, a space to perform the collaborative writing activity. As a result of this network research, we highlight the following notes: a) the proposed activities unfolded for the discipline group on Facebook - the students used it to form groups and share doubts and findings - and for practice groups via WhatsApp - created to discuss, negotiate and produce the text and to exchange daily experiences -; b) the diverse ambiences triggered contribute to the understanding of training in expanded cybercultural contexts, which are not out of tensions, dilemmas and power relations; c) and, finally, the collective texts produced are reflections, shares and knowledge of themselves, fragments of our multiple “selves” and of lived experiences.Keywords: Collaborative writing. Ambiences. Research-training in cyberculture.
id Feevale-1_71acb318da0d121da30ebbd0c811803c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2207
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling AMBIÊNCIAS UBÍQUAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO ON-LINERESUMONesta pesquisa-formação na cibercultura, analisamos os usos de wikis em atos de currículo na educação on-line. Para isso, propomos atividades de escrita colaborativa com as/os estudantes da disciplina de Informática na Educação do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da UERJ/CEDERJ/UAB. As atividades foram arquitetadas na plataforma Moodle do curso, contam com tutoriais de como criar e usar um wiki, fóruns de discussão e link de acesso à plataforma Wikispaces, espaço para realizar a atividade de escrita colaborativa. Como resultado desta pesquisa em rede, destacamos os seguintes apontamentos: a) as atividades propostas se desdobraram para o grupo da disciplina no Facebook – os/as estudantes o utilizaram para formar grupos e partilhar dúvidas e achados – e para grupos de prática pelo WhatsApp – criados para discutir, negociar e produzir o texto e para trocas de experiências cotidianas –; b) as diversas ambiências acionadas contribuem para a compreensão da formação em contextos ciberculturais expandidos, os quais não estão fora de tensões, dilemas e relações de poder; c) e, por fim, os textos coletivos produzidos são reflexões, partilhas e saberes de si, fragmentos de nossos múltiplos “eus” e de experiências vividas.Palavras-chave: Escrita colaborativa. Ambiências. Pesquisa-formação na cibercultura.ABSTRACTIn this research-training in cyberculture, we analyze the uses of wikis in curriculum acts in online education. For this, we propose collaborative writing activities with the students of the discipline of Informatics in Education of the distance education degree course UERJ / CEDERJ / UAB. The activities were architects on the course's Moodle platform, with tutorials on how to create and use a wiki, discussion forums and a link to access the Wikispaces platform, a space to perform the collaborative writing activity. As a result of this network research, we highlight the following notes: a) the proposed activities unfolded for the discipline group on Facebook - the students used it to form groups and share doubts and findings - and for practice groups via WhatsApp - created to discuss, negotiate and produce the text and to exchange daily experiences -; b) the diverse ambiences triggered contribute to the understanding of training in expanded cybercultural contexts, which are not out of tensions, dilemmas and power relations; c) and, finally, the collective texts produced are reflections, shares and knowledge of themselves, fragments of our multiple “selves” and of lived experiences.Keywords: Collaborative writing. Ambiences. Research-training in cyberculture.Universidade Feevale2020-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfmultipart/relatedhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/220710.25112/rpr.v2i0.2207Revista Prâksis; v. 2 (2020): Educação Híbrida: Contextos, Aprendizagens, Políticas E Práticas De Pesquisa e Formação; 24-422448-19391807-111210.25112/rpr.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2207/2587http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2207/2600Copyright (c) 2020 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Felipe da Silva Ponte deSantos, Edmea2020-06-16T00:34:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2207Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2020-06-16T00:34:51Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv AMBIÊNCIAS UBÍQUAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO ON-LINE
title AMBIÊNCIAS UBÍQUAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO ON-LINE
spellingShingle AMBIÊNCIAS UBÍQUAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO ON-LINE
Carvalho, Felipe da Silva Ponte de
title_short AMBIÊNCIAS UBÍQUAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO ON-LINE
title_full AMBIÊNCIAS UBÍQUAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO ON-LINE
title_fullStr AMBIÊNCIAS UBÍQUAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO ON-LINE
title_full_unstemmed AMBIÊNCIAS UBÍQUAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO ON-LINE
title_sort AMBIÊNCIAS UBÍQUAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO ON-LINE
author Carvalho, Felipe da Silva Ponte de
author_facet Carvalho, Felipe da Silva Ponte de
Santos, Edmea
author_role author
author2 Santos, Edmea
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Felipe da Silva Ponte de
Santos, Edmea
description RESUMONesta pesquisa-formação na cibercultura, analisamos os usos de wikis em atos de currículo na educação on-line. Para isso, propomos atividades de escrita colaborativa com as/os estudantes da disciplina de Informática na Educação do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da UERJ/CEDERJ/UAB. As atividades foram arquitetadas na plataforma Moodle do curso, contam com tutoriais de como criar e usar um wiki, fóruns de discussão e link de acesso à plataforma Wikispaces, espaço para realizar a atividade de escrita colaborativa. Como resultado desta pesquisa em rede, destacamos os seguintes apontamentos: a) as atividades propostas se desdobraram para o grupo da disciplina no Facebook – os/as estudantes o utilizaram para formar grupos e partilhar dúvidas e achados – e para grupos de prática pelo WhatsApp – criados para discutir, negociar e produzir o texto e para trocas de experiências cotidianas –; b) as diversas ambiências acionadas contribuem para a compreensão da formação em contextos ciberculturais expandidos, os quais não estão fora de tensões, dilemas e relações de poder; c) e, por fim, os textos coletivos produzidos são reflexões, partilhas e saberes de si, fragmentos de nossos múltiplos “eus” e de experiências vividas.Palavras-chave: Escrita colaborativa. Ambiências. Pesquisa-formação na cibercultura.ABSTRACTIn this research-training in cyberculture, we analyze the uses of wikis in curriculum acts in online education. For this, we propose collaborative writing activities with the students of the discipline of Informatics in Education of the distance education degree course UERJ / CEDERJ / UAB. The activities were architects on the course's Moodle platform, with tutorials on how to create and use a wiki, discussion forums and a link to access the Wikispaces platform, a space to perform the collaborative writing activity. As a result of this network research, we highlight the following notes: a) the proposed activities unfolded for the discipline group on Facebook - the students used it to form groups and share doubts and findings - and for practice groups via WhatsApp - created to discuss, negotiate and produce the text and to exchange daily experiences -; b) the diverse ambiences triggered contribute to the understanding of training in expanded cybercultural contexts, which are not out of tensions, dilemmas and power relations; c) and, finally, the collective texts produced are reflections, shares and knowledge of themselves, fragments of our multiple “selves” and of lived experiences.Keywords: Collaborative writing. Ambiences. Research-training in cyberculture.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2207
10.25112/rpr.v2i0.2207
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2207
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v2i0.2207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2207/2587
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2207/2600
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
multipart/related
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2020): Educação Híbrida: Contextos, Aprendizagens, Políticas E Práticas De Pesquisa e Formação; 24-42
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325125272043520