A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos-Pereira, Ananda
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Henrich, Vanessa, Ribas, Letícia Pacheco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/715
Resumo: As crianças desenvolvem a linguagem nos anos inicias de vida através do processamento fonológico. Tal processamento, para ser considerado normal, deve estar concluído até aproximadamente os cinco anos de idade. Muitas vezes, durante a aquisição fonológica, percebem-se estratégias de reparo que facilitam a produção do alvo na impossibilidade de sua realização. É a partir de estudos na área da Linguística e da Fonologia Clínica que os fenômenos que ocorrem na aquisição fonológica típica e atípica podem ser explicados, permitindo um melhor entendimento sobre o que ocorre com a linguagem. Além disso, o estudo contribui para que as ações desenvolvidas nas terapias fonoaudiológicas sejam balizadas pelos achados de pesquisa e utilizadas de modo mais profícuo com as crianças que apresentam alterações de natureza fonológica. Nesse sentido, este estudo visa à elucidação de fatos relacionados à aquisição do onset complexo e o uso da estratégia de reparo chamada ‘epêntese’. Com o objetivo de auxiliar no entendimento sobre o uso dessa estratégia de reparo, este trabalho demonstrou que, na aquisição fonológica típica, é possível verificar uma maior ocorrência de epêntese, se comparado a crianças que apresentam desvio fonológico evolutivo e o que parece influenciar tal ocorrência é a pergunta a que se pretende responder.Palavras-chave: Aquisição Fonológica. Onset Complexo. Epêntese. Desvio Fonológico.
id Feevale-1_844538c5b43990bd0b7eca5cf313d6b9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/715
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVOAs crianças desenvolvem a linguagem nos anos inicias de vida através do processamento fonológico. Tal processamento, para ser considerado normal, deve estar concluído até aproximadamente os cinco anos de idade. Muitas vezes, durante a aquisição fonológica, percebem-se estratégias de reparo que facilitam a produção do alvo na impossibilidade de sua realização. É a partir de estudos na área da Linguística e da Fonologia Clínica que os fenômenos que ocorrem na aquisição fonológica típica e atípica podem ser explicados, permitindo um melhor entendimento sobre o que ocorre com a linguagem. Além disso, o estudo contribui para que as ações desenvolvidas nas terapias fonoaudiológicas sejam balizadas pelos achados de pesquisa e utilizadas de modo mais profícuo com as crianças que apresentam alterações de natureza fonológica. Nesse sentido, este estudo visa à elucidação de fatos relacionados à aquisição do onset complexo e o uso da estratégia de reparo chamada ‘epêntese’. Com o objetivo de auxiliar no entendimento sobre o uso dessa estratégia de reparo, este trabalho demonstrou que, na aquisição fonológica típica, é possível verificar uma maior ocorrência de epêntese, se comparado a crianças que apresentam desvio fonológico evolutivo e o que parece influenciar tal ocorrência é a pergunta a que se pretende responder.Palavras-chave: Aquisição Fonológica. Onset Complexo. Epêntese. Desvio Fonológico.Universidade Feevale2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/71510.25112/rp.v1i0.715Revista Prâksis; v. 1 (2011): Diálogos do Imaginário: a formação de identidades - Janeiro / Junho; 81-882448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/715/810Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos-Pereira, AnandaHenrich, VanessaRibas, Letícia Pacheco2017-11-07T19:43:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/715Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-11-07T19:43:13Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVO
title A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVO
spellingShingle A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVO
Ramos-Pereira, Ananda
title_short A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVO
title_full A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVO
title_fullStr A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVO
title_full_unstemmed A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVO
title_sort A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVO
author Ramos-Pereira, Ananda
author_facet Ramos-Pereira, Ananda
Henrich, Vanessa
Ribas, Letícia Pacheco
author_role author
author2 Henrich, Vanessa
Ribas, Letícia Pacheco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos-Pereira, Ananda
Henrich, Vanessa
Ribas, Letícia Pacheco
description As crianças desenvolvem a linguagem nos anos inicias de vida através do processamento fonológico. Tal processamento, para ser considerado normal, deve estar concluído até aproximadamente os cinco anos de idade. Muitas vezes, durante a aquisição fonológica, percebem-se estratégias de reparo que facilitam a produção do alvo na impossibilidade de sua realização. É a partir de estudos na área da Linguística e da Fonologia Clínica que os fenômenos que ocorrem na aquisição fonológica típica e atípica podem ser explicados, permitindo um melhor entendimento sobre o que ocorre com a linguagem. Além disso, o estudo contribui para que as ações desenvolvidas nas terapias fonoaudiológicas sejam balizadas pelos achados de pesquisa e utilizadas de modo mais profícuo com as crianças que apresentam alterações de natureza fonológica. Nesse sentido, este estudo visa à elucidação de fatos relacionados à aquisição do onset complexo e o uso da estratégia de reparo chamada ‘epêntese’. Com o objetivo de auxiliar no entendimento sobre o uso dessa estratégia de reparo, este trabalho demonstrou que, na aquisição fonológica típica, é possível verificar uma maior ocorrência de epêntese, se comparado a crianças que apresentam desvio fonológico evolutivo e o que parece influenciar tal ocorrência é a pergunta a que se pretende responder.Palavras-chave: Aquisição Fonológica. Onset Complexo. Epêntese. Desvio Fonológico.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/715
10.25112/rp.v1i0.715
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/715
identifier_str_mv 10.25112/rp.v1i0.715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/715/810
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2011): Diálogos do Imaginário: a formação de identidades - Janeiro / Junho; 81-88
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v1i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123884777472