A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/715 |
Resumo: | As crianças desenvolvem a linguagem nos anos inicias de vida através do processamento fonológico. Tal processamento, para ser considerado normal, deve estar concluído até aproximadamente os cinco anos de idade. Muitas vezes, durante a aquisição fonológica, percebem-se estratégias de reparo que facilitam a produção do alvo na impossibilidade de sua realização. É a partir de estudos na área da Linguística e da Fonologia Clínica que os fenômenos que ocorrem na aquisição fonológica típica e atípica podem ser explicados, permitindo um melhor entendimento sobre o que ocorre com a linguagem. Além disso, o estudo contribui para que as ações desenvolvidas nas terapias fonoaudiológicas sejam balizadas pelos achados de pesquisa e utilizadas de modo mais profícuo com as crianças que apresentam alterações de natureza fonológica. Nesse sentido, este estudo visa à elucidação de fatos relacionados à aquisição do onset complexo e o uso da estratégia de reparo chamada ‘epêntese’. Com o objetivo de auxiliar no entendimento sobre o uso dessa estratégia de reparo, este trabalho demonstrou que, na aquisição fonológica típica, é possível verificar uma maior ocorrência de epêntese, se comparado a crianças que apresentam desvio fonológico evolutivo e o que parece influenciar tal ocorrência é a pergunta a que se pretende responder.Palavras-chave: Aquisição Fonológica. Onset Complexo. Epêntese. Desvio Fonológico. |
id |
Feevale-1_844538c5b43990bd0b7eca5cf313d6b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/715 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVOAs crianças desenvolvem a linguagem nos anos inicias de vida através do processamento fonológico. Tal processamento, para ser considerado normal, deve estar concluído até aproximadamente os cinco anos de idade. Muitas vezes, durante a aquisição fonológica, percebem-se estratégias de reparo que facilitam a produção do alvo na impossibilidade de sua realização. É a partir de estudos na área da Linguística e da Fonologia Clínica que os fenômenos que ocorrem na aquisição fonológica típica e atípica podem ser explicados, permitindo um melhor entendimento sobre o que ocorre com a linguagem. Além disso, o estudo contribui para que as ações desenvolvidas nas terapias fonoaudiológicas sejam balizadas pelos achados de pesquisa e utilizadas de modo mais profícuo com as crianças que apresentam alterações de natureza fonológica. Nesse sentido, este estudo visa à elucidação de fatos relacionados à aquisição do onset complexo e o uso da estratégia de reparo chamada ‘epêntese’. Com o objetivo de auxiliar no entendimento sobre o uso dessa estratégia de reparo, este trabalho demonstrou que, na aquisição fonológica típica, é possível verificar uma maior ocorrência de epêntese, se comparado a crianças que apresentam desvio fonológico evolutivo e o que parece influenciar tal ocorrência é a pergunta a que se pretende responder.Palavras-chave: Aquisição Fonológica. Onset Complexo. Epêntese. Desvio Fonológico.Universidade Feevale2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/71510.25112/rp.v1i0.715Revista Prâksis; v. 1 (2011): Diálogos do Imaginário: a formação de identidades - Janeiro / Junho; 81-882448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/715/810Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos-Pereira, AnandaHenrich, VanessaRibas, Letícia Pacheco2017-11-07T19:43:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/715Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-11-07T19:43:13Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVO |
title |
A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVO |
spellingShingle |
A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVO Ramos-Pereira, Ananda |
title_short |
A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVO |
title_full |
A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVO |
title_fullStr |
A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVO |
title_full_unstemmed |
A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVO |
title_sort |
A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVO |
author |
Ramos-Pereira, Ananda |
author_facet |
Ramos-Pereira, Ananda Henrich, Vanessa Ribas, Letícia Pacheco |
author_role |
author |
author2 |
Henrich, Vanessa Ribas, Letícia Pacheco |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos-Pereira, Ananda Henrich, Vanessa Ribas, Letícia Pacheco |
description |
As crianças desenvolvem a linguagem nos anos inicias de vida através do processamento fonológico. Tal processamento, para ser considerado normal, deve estar concluído até aproximadamente os cinco anos de idade. Muitas vezes, durante a aquisição fonológica, percebem-se estratégias de reparo que facilitam a produção do alvo na impossibilidade de sua realização. É a partir de estudos na área da Linguística e da Fonologia Clínica que os fenômenos que ocorrem na aquisição fonológica típica e atípica podem ser explicados, permitindo um melhor entendimento sobre o que ocorre com a linguagem. Além disso, o estudo contribui para que as ações desenvolvidas nas terapias fonoaudiológicas sejam balizadas pelos achados de pesquisa e utilizadas de modo mais profícuo com as crianças que apresentam alterações de natureza fonológica. Nesse sentido, este estudo visa à elucidação de fatos relacionados à aquisição do onset complexo e o uso da estratégia de reparo chamada ‘epêntese’. Com o objetivo de auxiliar no entendimento sobre o uso dessa estratégia de reparo, este trabalho demonstrou que, na aquisição fonológica típica, é possível verificar uma maior ocorrência de epêntese, se comparado a crianças que apresentam desvio fonológico evolutivo e o que parece influenciar tal ocorrência é a pergunta a que se pretende responder.Palavras-chave: Aquisição Fonológica. Onset Complexo. Epêntese. Desvio Fonológico. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/715 10.25112/rp.v1i0.715 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/715 |
identifier_str_mv |
10.25112/rp.v1i0.715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/715/810 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 1 (2011): Diálogos do Imaginário: a formação de identidades - Janeiro / Junho; 81-88 2448-1939 1807-1112 10.25112/rp.v1i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325123884777472 |