AS INFERÊNCIAS DO (NEO) CAPITALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE: HUMANIZAÇÃO E PERSPERCTIVA PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jacqueline de Cassia Pinheiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lemos, Fabia, Silva, Renato da, Oliveira, Rosane Cristina de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2033
Resumo: Os modelos de capitalismo vêm exercendo acentuada influência na matriz de formação dos profissionais da saúde, obstando uma formação profissional humanizada em suas bases pedagógicas, agudizando condições das mais variadas, refletindo na vertente da saúde, tanto no direito como na realização dos serviços em si. O efeito prático dessa relação impõe distorções que ganham vulto e significância e proporcionalmente destituem Direitos Humanos já consolidados como garantidores de direitos individuais e coletivos no que concerne à tutela da vida. Consequentemente a saúde, o bem de maior significância, que vem sendo cada vez mais mitigada numa perspectiva reducionista para realização de metas quantificadas e mensuradas, capazes de aferir valores distintos, determináveis e divisíveis da vida humana, se presta como marcadores os quais vem permeando a formação do profissional da saúde arraigando a disputa entre quantidade e qualidade, num modelo hegemônico que pretende comportar a formação profissional conciliando-a com diretrizes do mercado capitalista, consubstanciando-se numa modalidade de capital-social, um amálgama intercorrente a várias formas de capital humano, emergindo como o paradoxo próprio produzido no interior da matriz neocapitalista.Palavras-chave: Educação Profissional. Saúde. Humanização.ABSTRACTCapitalism has exerted strong influence on the model of training of health professionals, hindering a humanized training bases in their teaching, sharpening a variety of conditions reflected in the health aspect, both in rights, but also in achieving the services themselves, which has been supporting major distortions and gaining significance while that deprive human rights already established and guarantors of individual and collective rights, as regards the protection of life and consequently the health, well of great significance, which is being increasingly mitigated perspective reductionist to achievement of quantifiable targets and measured, capable of measuring different values determinable divisible human life, criteria that has permeated the training of health professionals is rooted dispute between quantity and quality, in a hegemonic model that you want to include vocational training combining them with guidelines of the capitalist market, consolidating in a form of social capital-an amalgam intercurrent to various forms of human capital.Keywords: Professional Education. Health. Humane.
id Feevale-1_8ba40a028b43e6c47e36941aa7f2053c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2033
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling AS INFERÊNCIAS DO (NEO) CAPITALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE: HUMANIZAÇÃO E PERSPERCTIVA PEDAGÓGICAOs modelos de capitalismo vêm exercendo acentuada influência na matriz de formação dos profissionais da saúde, obstando uma formação profissional humanizada em suas bases pedagógicas, agudizando condições das mais variadas, refletindo na vertente da saúde, tanto no direito como na realização dos serviços em si. O efeito prático dessa relação impõe distorções que ganham vulto e significância e proporcionalmente destituem Direitos Humanos já consolidados como garantidores de direitos individuais e coletivos no que concerne à tutela da vida. Consequentemente a saúde, o bem de maior significância, que vem sendo cada vez mais mitigada numa perspectiva reducionista para realização de metas quantificadas e mensuradas, capazes de aferir valores distintos, determináveis e divisíveis da vida humana, se presta como marcadores os quais vem permeando a formação do profissional da saúde arraigando a disputa entre quantidade e qualidade, num modelo hegemônico que pretende comportar a formação profissional conciliando-a com diretrizes do mercado capitalista, consubstanciando-se numa modalidade de capital-social, um amálgama intercorrente a várias formas de capital humano, emergindo como o paradoxo próprio produzido no interior da matriz neocapitalista.Palavras-chave: Educação Profissional. Saúde. Humanização.ABSTRACTCapitalism has exerted strong influence on the model of training of health professionals, hindering a humanized training bases in their teaching, sharpening a variety of conditions reflected in the health aspect, both in rights, but also in achieving the services themselves, which has been supporting major distortions and gaining significance while that deprive human rights already established and guarantors of individual and collective rights, as regards the protection of life and consequently the health, well of great significance, which is being increasingly mitigated perspective reductionist to achievement of quantifiable targets and measured, capable of measuring different values determinable divisible human life, criteria that has permeated the training of health professionals is rooted dispute between quantity and quality, in a hegemonic model that you want to include vocational training combining them with guidelines of the capitalist market, consolidating in a form of social capital-an amalgam intercurrent to various forms of human capital.Keywords: Professional Education. Health. Humane.Universidade Feevale2020-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/203310.25112/rpr.v1i0.2033Revista Prâksis; v. 1 (2020): Trabalho, Saúde e Inclusão Social; 05-152448-19391807-111210.25112/rpr.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2033/2496Copyright (c) 2020 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Jacqueline de Cassia PinheiroLemos, FabiaSilva, Renato daOliveira, Rosane Cristina de2020-01-10T21:01:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2033Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2020-01-10T21:01:38Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv AS INFERÊNCIAS DO (NEO) CAPITALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE: HUMANIZAÇÃO E PERSPERCTIVA PEDAGÓGICA
title AS INFERÊNCIAS DO (NEO) CAPITALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE: HUMANIZAÇÃO E PERSPERCTIVA PEDAGÓGICA
spellingShingle AS INFERÊNCIAS DO (NEO) CAPITALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE: HUMANIZAÇÃO E PERSPERCTIVA PEDAGÓGICA
Lima, Jacqueline de Cassia Pinheiro
title_short AS INFERÊNCIAS DO (NEO) CAPITALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE: HUMANIZAÇÃO E PERSPERCTIVA PEDAGÓGICA
title_full AS INFERÊNCIAS DO (NEO) CAPITALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE: HUMANIZAÇÃO E PERSPERCTIVA PEDAGÓGICA
title_fullStr AS INFERÊNCIAS DO (NEO) CAPITALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE: HUMANIZAÇÃO E PERSPERCTIVA PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed AS INFERÊNCIAS DO (NEO) CAPITALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE: HUMANIZAÇÃO E PERSPERCTIVA PEDAGÓGICA
title_sort AS INFERÊNCIAS DO (NEO) CAPITALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE: HUMANIZAÇÃO E PERSPERCTIVA PEDAGÓGICA
author Lima, Jacqueline de Cassia Pinheiro
author_facet Lima, Jacqueline de Cassia Pinheiro
Lemos, Fabia
Silva, Renato da
Oliveira, Rosane Cristina de
author_role author
author2 Lemos, Fabia
Silva, Renato da
Oliveira, Rosane Cristina de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Jacqueline de Cassia Pinheiro
Lemos, Fabia
Silva, Renato da
Oliveira, Rosane Cristina de
description Os modelos de capitalismo vêm exercendo acentuada influência na matriz de formação dos profissionais da saúde, obstando uma formação profissional humanizada em suas bases pedagógicas, agudizando condições das mais variadas, refletindo na vertente da saúde, tanto no direito como na realização dos serviços em si. O efeito prático dessa relação impõe distorções que ganham vulto e significância e proporcionalmente destituem Direitos Humanos já consolidados como garantidores de direitos individuais e coletivos no que concerne à tutela da vida. Consequentemente a saúde, o bem de maior significância, que vem sendo cada vez mais mitigada numa perspectiva reducionista para realização de metas quantificadas e mensuradas, capazes de aferir valores distintos, determináveis e divisíveis da vida humana, se presta como marcadores os quais vem permeando a formação do profissional da saúde arraigando a disputa entre quantidade e qualidade, num modelo hegemônico que pretende comportar a formação profissional conciliando-a com diretrizes do mercado capitalista, consubstanciando-se numa modalidade de capital-social, um amálgama intercorrente a várias formas de capital humano, emergindo como o paradoxo próprio produzido no interior da matriz neocapitalista.Palavras-chave: Educação Profissional. Saúde. Humanização.ABSTRACTCapitalism has exerted strong influence on the model of training of health professionals, hindering a humanized training bases in their teaching, sharpening a variety of conditions reflected in the health aspect, both in rights, but also in achieving the services themselves, which has been supporting major distortions and gaining significance while that deprive human rights already established and guarantors of individual and collective rights, as regards the protection of life and consequently the health, well of great significance, which is being increasingly mitigated perspective reductionist to achievement of quantifiable targets and measured, capable of measuring different values determinable divisible human life, criteria that has permeated the training of health professionals is rooted dispute between quantity and quality, in a hegemonic model that you want to include vocational training combining them with guidelines of the capitalist market, consolidating in a form of social capital-an amalgam intercurrent to various forms of human capital.Keywords: Professional Education. Health. Humane.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2033
10.25112/rpr.v1i0.2033
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2033
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v1i0.2033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2033/2496
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2020): Trabalho, Saúde e Inclusão Social; 05-15
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v1i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325125212274688