AS INFERÊNCIAS DO (NEO) CAPITALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE: HUMANIZAÇÃO E PERSPERCTIVA PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2033 |
Resumo: | Os modelos de capitalismo vêm exercendo acentuada influência na matriz de formação dos profissionais da saúde, obstando uma formação profissional humanizada em suas bases pedagógicas, agudizando condições das mais variadas, refletindo na vertente da saúde, tanto no direito como na realização dos serviços em si. O efeito prático dessa relação impõe distorções que ganham vulto e significância e proporcionalmente destituem Direitos Humanos já consolidados como garantidores de direitos individuais e coletivos no que concerne à tutela da vida. Consequentemente a saúde, o bem de maior significância, que vem sendo cada vez mais mitigada numa perspectiva reducionista para realização de metas quantificadas e mensuradas, capazes de aferir valores distintos, determináveis e divisíveis da vida humana, se presta como marcadores os quais vem permeando a formação do profissional da saúde arraigando a disputa entre quantidade e qualidade, num modelo hegemônico que pretende comportar a formação profissional conciliando-a com diretrizes do mercado capitalista, consubstanciando-se numa modalidade de capital-social, um amálgama intercorrente a várias formas de capital humano, emergindo como o paradoxo próprio produzido no interior da matriz neocapitalista.Palavras-chave: Educação Profissional. Saúde. Humanização.ABSTRACTCapitalism has exerted strong influence on the model of training of health professionals, hindering a humanized training bases in their teaching, sharpening a variety of conditions reflected in the health aspect, both in rights, but also in achieving the services themselves, which has been supporting major distortions and gaining significance while that deprive human rights already established and guarantors of individual and collective rights, as regards the protection of life and consequently the health, well of great significance, which is being increasingly mitigated perspective reductionist to achievement of quantifiable targets and measured, capable of measuring different values determinable divisible human life, criteria that has permeated the training of health professionals is rooted dispute between quantity and quality, in a hegemonic model that you want to include vocational training combining them with guidelines of the capitalist market, consolidating in a form of social capital-an amalgam intercurrent to various forms of human capital.Keywords: Professional Education. Health. Humane. |
id |
Feevale-1_8ba40a028b43e6c47e36941aa7f2053c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2033 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
AS INFERÊNCIAS DO (NEO) CAPITALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE: HUMANIZAÇÃO E PERSPERCTIVA PEDAGÓGICAOs modelos de capitalismo vêm exercendo acentuada influência na matriz de formação dos profissionais da saúde, obstando uma formação profissional humanizada em suas bases pedagógicas, agudizando condições das mais variadas, refletindo na vertente da saúde, tanto no direito como na realização dos serviços em si. O efeito prático dessa relação impõe distorções que ganham vulto e significância e proporcionalmente destituem Direitos Humanos já consolidados como garantidores de direitos individuais e coletivos no que concerne à tutela da vida. Consequentemente a saúde, o bem de maior significância, que vem sendo cada vez mais mitigada numa perspectiva reducionista para realização de metas quantificadas e mensuradas, capazes de aferir valores distintos, determináveis e divisíveis da vida humana, se presta como marcadores os quais vem permeando a formação do profissional da saúde arraigando a disputa entre quantidade e qualidade, num modelo hegemônico que pretende comportar a formação profissional conciliando-a com diretrizes do mercado capitalista, consubstanciando-se numa modalidade de capital-social, um amálgama intercorrente a várias formas de capital humano, emergindo como o paradoxo próprio produzido no interior da matriz neocapitalista.Palavras-chave: Educação Profissional. Saúde. Humanização.ABSTRACTCapitalism has exerted strong influence on the model of training of health professionals, hindering a humanized training bases in their teaching, sharpening a variety of conditions reflected in the health aspect, both in rights, but also in achieving the services themselves, which has been supporting major distortions and gaining significance while that deprive human rights already established and guarantors of individual and collective rights, as regards the protection of life and consequently the health, well of great significance, which is being increasingly mitigated perspective reductionist to achievement of quantifiable targets and measured, capable of measuring different values determinable divisible human life, criteria that has permeated the training of health professionals is rooted dispute between quantity and quality, in a hegemonic model that you want to include vocational training combining them with guidelines of the capitalist market, consolidating in a form of social capital-an amalgam intercurrent to various forms of human capital.Keywords: Professional Education. Health. Humane.Universidade Feevale2020-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/203310.25112/rpr.v1i0.2033Revista Prâksis; v. 1 (2020): Trabalho, Saúde e Inclusão Social; 05-152448-19391807-111210.25112/rpr.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2033/2496Copyright (c) 2020 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Jacqueline de Cassia PinheiroLemos, FabiaSilva, Renato daOliveira, Rosane Cristina de2020-01-10T21:01:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2033Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2020-01-10T21:01:38Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS INFERÊNCIAS DO (NEO) CAPITALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE: HUMANIZAÇÃO E PERSPERCTIVA PEDAGÓGICA |
title |
AS INFERÊNCIAS DO (NEO) CAPITALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE: HUMANIZAÇÃO E PERSPERCTIVA PEDAGÓGICA |
spellingShingle |
AS INFERÊNCIAS DO (NEO) CAPITALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE: HUMANIZAÇÃO E PERSPERCTIVA PEDAGÓGICA Lima, Jacqueline de Cassia Pinheiro |
title_short |
AS INFERÊNCIAS DO (NEO) CAPITALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE: HUMANIZAÇÃO E PERSPERCTIVA PEDAGÓGICA |
title_full |
AS INFERÊNCIAS DO (NEO) CAPITALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE: HUMANIZAÇÃO E PERSPERCTIVA PEDAGÓGICA |
title_fullStr |
AS INFERÊNCIAS DO (NEO) CAPITALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE: HUMANIZAÇÃO E PERSPERCTIVA PEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
AS INFERÊNCIAS DO (NEO) CAPITALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE: HUMANIZAÇÃO E PERSPERCTIVA PEDAGÓGICA |
title_sort |
AS INFERÊNCIAS DO (NEO) CAPITALISMO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE: HUMANIZAÇÃO E PERSPERCTIVA PEDAGÓGICA |
author |
Lima, Jacqueline de Cassia Pinheiro |
author_facet |
Lima, Jacqueline de Cassia Pinheiro Lemos, Fabia Silva, Renato da Oliveira, Rosane Cristina de |
author_role |
author |
author2 |
Lemos, Fabia Silva, Renato da Oliveira, Rosane Cristina de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Jacqueline de Cassia Pinheiro Lemos, Fabia Silva, Renato da Oliveira, Rosane Cristina de |
description |
Os modelos de capitalismo vêm exercendo acentuada influência na matriz de formação dos profissionais da saúde, obstando uma formação profissional humanizada em suas bases pedagógicas, agudizando condições das mais variadas, refletindo na vertente da saúde, tanto no direito como na realização dos serviços em si. O efeito prático dessa relação impõe distorções que ganham vulto e significância e proporcionalmente destituem Direitos Humanos já consolidados como garantidores de direitos individuais e coletivos no que concerne à tutela da vida. Consequentemente a saúde, o bem de maior significância, que vem sendo cada vez mais mitigada numa perspectiva reducionista para realização de metas quantificadas e mensuradas, capazes de aferir valores distintos, determináveis e divisíveis da vida humana, se presta como marcadores os quais vem permeando a formação do profissional da saúde arraigando a disputa entre quantidade e qualidade, num modelo hegemônico que pretende comportar a formação profissional conciliando-a com diretrizes do mercado capitalista, consubstanciando-se numa modalidade de capital-social, um amálgama intercorrente a várias formas de capital humano, emergindo como o paradoxo próprio produzido no interior da matriz neocapitalista.Palavras-chave: Educação Profissional. Saúde. Humanização.ABSTRACTCapitalism has exerted strong influence on the model of training of health professionals, hindering a humanized training bases in their teaching, sharpening a variety of conditions reflected in the health aspect, both in rights, but also in achieving the services themselves, which has been supporting major distortions and gaining significance while that deprive human rights already established and guarantors of individual and collective rights, as regards the protection of life and consequently the health, well of great significance, which is being increasingly mitigated perspective reductionist to achievement of quantifiable targets and measured, capable of measuring different values determinable divisible human life, criteria that has permeated the training of health professionals is rooted dispute between quantity and quality, in a hegemonic model that you want to include vocational training combining them with guidelines of the capitalist market, consolidating in a form of social capital-an amalgam intercurrent to various forms of human capital.Keywords: Professional Education. Health. Humane. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2033 10.25112/rpr.v1i0.2033 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2033 |
identifier_str_mv |
10.25112/rpr.v1i0.2033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2033/2496 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 1 (2020): Trabalho, Saúde e Inclusão Social; 05-15 2448-1939 1807-1112 10.25112/rpr.v1i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325125212274688 |