EU E O OUTRO: UMA DISCUSSÃO SOBRE MODOS DE ENUNCIAR A (A)NORMALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Eliana Müller de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Neumann, Micheline Kruger, Thiele, Paulo Renato, Coiro, Cristhian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/564
Resumo: Neste trabalho, discutem-se os conceitos de poder, subjetivação e (a)normalidade, bem como os conceitos de cultura em relação à temática da Diferença e da Identidade na Educação. Tal discussão é feita no sentido de expor a fundamentação de uma pesquisa em andamento sobre a produção da identidade afrodescendente no imaginário social através de três eixos norteadores da pesquisa: midiático, biológico e territorial. Pretende-se uma análise de como se constrói um discurso sobre os sujeitos “diferentes”, atentando para os vazios do simbólico em relação à normalidade.Palavras-chave: representação, dispositivo pedagógico, discurso, cultura.
id Feevale-1_942d9b57996f9121a9aba1ffc8ce27b5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/564
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling EU E O OUTRO: UMA DISCUSSÃO SOBRE MODOS DE ENUNCIAR A (A)NORMALIDADENeste trabalho, discutem-se os conceitos de poder, subjetivação e (a)normalidade, bem como os conceitos de cultura em relação à temática da Diferença e da Identidade na Educação. Tal discussão é feita no sentido de expor a fundamentação de uma pesquisa em andamento sobre a produção da identidade afrodescendente no imaginário social através de três eixos norteadores da pesquisa: midiático, biológico e territorial. Pretende-se uma análise de como se constrói um discurso sobre os sujeitos “diferentes”, atentando para os vazios do simbólico em relação à normalidade.Palavras-chave: representação, dispositivo pedagógico, discurso, cultura.Universidade Feevale2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/56410.25112/rp.v1i0.564Revista Prâksis; v. 1 (2006): Educação e Interculturalidade - Janeiro / Junho; 25-322448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/564/522Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMello, Eliana Müller deNeumann, Micheline KrugerThiele, Paulo RenatoCoiro, Cristhian2017-07-06T22:06:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/564Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:06:29Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv EU E O OUTRO: UMA DISCUSSÃO SOBRE MODOS DE ENUNCIAR A (A)NORMALIDADE
title EU E O OUTRO: UMA DISCUSSÃO SOBRE MODOS DE ENUNCIAR A (A)NORMALIDADE
spellingShingle EU E O OUTRO: UMA DISCUSSÃO SOBRE MODOS DE ENUNCIAR A (A)NORMALIDADE
Mello, Eliana Müller de
title_short EU E O OUTRO: UMA DISCUSSÃO SOBRE MODOS DE ENUNCIAR A (A)NORMALIDADE
title_full EU E O OUTRO: UMA DISCUSSÃO SOBRE MODOS DE ENUNCIAR A (A)NORMALIDADE
title_fullStr EU E O OUTRO: UMA DISCUSSÃO SOBRE MODOS DE ENUNCIAR A (A)NORMALIDADE
title_full_unstemmed EU E O OUTRO: UMA DISCUSSÃO SOBRE MODOS DE ENUNCIAR A (A)NORMALIDADE
title_sort EU E O OUTRO: UMA DISCUSSÃO SOBRE MODOS DE ENUNCIAR A (A)NORMALIDADE
author Mello, Eliana Müller de
author_facet Mello, Eliana Müller de
Neumann, Micheline Kruger
Thiele, Paulo Renato
Coiro, Cristhian
author_role author
author2 Neumann, Micheline Kruger
Thiele, Paulo Renato
Coiro, Cristhian
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Eliana Müller de
Neumann, Micheline Kruger
Thiele, Paulo Renato
Coiro, Cristhian
description Neste trabalho, discutem-se os conceitos de poder, subjetivação e (a)normalidade, bem como os conceitos de cultura em relação à temática da Diferença e da Identidade na Educação. Tal discussão é feita no sentido de expor a fundamentação de uma pesquisa em andamento sobre a produção da identidade afrodescendente no imaginário social através de três eixos norteadores da pesquisa: midiático, biológico e territorial. Pretende-se uma análise de como se constrói um discurso sobre os sujeitos “diferentes”, atentando para os vazios do simbólico em relação à normalidade.Palavras-chave: representação, dispositivo pedagógico, discurso, cultura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/564
10.25112/rp.v1i0.564
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/564
identifier_str_mv 10.25112/rp.v1i0.564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/564/522
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2006): Educação e Interculturalidade - Janeiro / Junho; 25-32
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v1i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123448569856