COMO PROBLEMATIZAR AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1917 |
Resumo: | RESUMOEste trabalho tem por objetivo discutir as violências de gênero e suas implicações e consequências na Educação Infantil, pois muitas crianças vivenciam situações de violência intrafamiliar. Nosso compromisso como educadores/as tem sido problematizar o tema, tendo como referencial teórico os Estudos de Gênero e os Estudos Culturais. Para tanto, realizamos um trabalho contínuo com crianças de quatro e cinco anos, em uma EMEI de Novo Hamburgo/RS, sobre Direitos Humanos e equidade de gênero, promovendo atividades lúdicas e leituras literárias, que visam discutir a divisão do trabalho doméstico, modos de resolução de conflitos e o respeito às diferenças. Os resultados apontam que as crianças foram (re)construindo alguns scripts de gênero, trazendo soluções para as divisões de tarefas.Palavras-chave: Violências de gênero. Educação Infantil. Scripts de gênero. Prática pedagógica. ABSTRACTThis work aims to discuss gender violence and its implications and consequences in Early Childhood Education, since many children experience situations of intrafamily violence. Our commitment as educators has been to problematize the theme, having as theoretical reference the Studies of Gender and Cultural Studies. For that, we carried out a continuous work with children of four and five years, in an EMEI of Novo Hamburgo / RS, on Human Rights and gender equality, promoting play activities and literary readings, that aim to discuss the division of domestic work, ways of conflict resolution and respect for differences. The results show that children have been (re) constructing some gender scripts, bringing solutions to task divisions.Keywords: Gender violence. Child education. Gender scripts. Pedagogical practice. |
id |
Feevale-1_98c9cda05b14ca366e8f71e9e50c73ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1917 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
COMO PROBLEMATIZAR AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃORESUMOEste trabalho tem por objetivo discutir as violências de gênero e suas implicações e consequências na Educação Infantil, pois muitas crianças vivenciam situações de violência intrafamiliar. Nosso compromisso como educadores/as tem sido problematizar o tema, tendo como referencial teórico os Estudos de Gênero e os Estudos Culturais. Para tanto, realizamos um trabalho contínuo com crianças de quatro e cinco anos, em uma EMEI de Novo Hamburgo/RS, sobre Direitos Humanos e equidade de gênero, promovendo atividades lúdicas e leituras literárias, que visam discutir a divisão do trabalho doméstico, modos de resolução de conflitos e o respeito às diferenças. Os resultados apontam que as crianças foram (re)construindo alguns scripts de gênero, trazendo soluções para as divisões de tarefas.Palavras-chave: Violências de gênero. Educação Infantil. Scripts de gênero. Prática pedagógica. ABSTRACTThis work aims to discuss gender violence and its implications and consequences in Early Childhood Education, since many children experience situations of intrafamily violence. Our commitment as educators has been to problematize the theme, having as theoretical reference the Studies of Gender and Cultural Studies. For that, we carried out a continuous work with children of four and five years, in an EMEI of Novo Hamburgo / RS, on Human Rights and gender equality, promoting play activities and literary readings, that aim to discuss the division of domestic work, ways of conflict resolution and respect for differences. The results show that children have been (re) constructing some gender scripts, bringing solutions to task divisions.Keywords: Gender violence. Child education. Gender scripts. Pedagogical practice.Universidade Feevale2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/191710.25112/rpr.v3i0.1917Revista Prâksis; v. 3 (2019): Brasil, Finlândia e Dinamarca: Cooperação em Educação, Ciência e Tecnologia; 137-1542448-19391807-111210.25112/rpr.v3i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1917/2450Copyright (c) 2019 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessFelipe, JaneMoraes, Jéssica Tairâne2020-08-27T23:19:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1917Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2020-08-27T23:19:53Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMO PROBLEMATIZAR AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃO |
title |
COMO PROBLEMATIZAR AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃO |
spellingShingle |
COMO PROBLEMATIZAR AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃO Felipe, Jane |
title_short |
COMO PROBLEMATIZAR AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃO |
title_full |
COMO PROBLEMATIZAR AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃO |
title_fullStr |
COMO PROBLEMATIZAR AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃO |
title_full_unstemmed |
COMO PROBLEMATIZAR AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃO |
title_sort |
COMO PROBLEMATIZAR AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃO |
author |
Felipe, Jane |
author_facet |
Felipe, Jane Moraes, Jéssica Tairâne |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Jéssica Tairâne |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felipe, Jane Moraes, Jéssica Tairâne |
description |
RESUMOEste trabalho tem por objetivo discutir as violências de gênero e suas implicações e consequências na Educação Infantil, pois muitas crianças vivenciam situações de violência intrafamiliar. Nosso compromisso como educadores/as tem sido problematizar o tema, tendo como referencial teórico os Estudos de Gênero e os Estudos Culturais. Para tanto, realizamos um trabalho contínuo com crianças de quatro e cinco anos, em uma EMEI de Novo Hamburgo/RS, sobre Direitos Humanos e equidade de gênero, promovendo atividades lúdicas e leituras literárias, que visam discutir a divisão do trabalho doméstico, modos de resolução de conflitos e o respeito às diferenças. Os resultados apontam que as crianças foram (re)construindo alguns scripts de gênero, trazendo soluções para as divisões de tarefas.Palavras-chave: Violências de gênero. Educação Infantil. Scripts de gênero. Prática pedagógica. ABSTRACTThis work aims to discuss gender violence and its implications and consequences in Early Childhood Education, since many children experience situations of intrafamily violence. Our commitment as educators has been to problematize the theme, having as theoretical reference the Studies of Gender and Cultural Studies. For that, we carried out a continuous work with children of four and five years, in an EMEI of Novo Hamburgo / RS, on Human Rights and gender equality, promoting play activities and literary readings, that aim to discuss the division of domestic work, ways of conflict resolution and respect for differences. The results show that children have been (re) constructing some gender scripts, bringing solutions to task divisions.Keywords: Gender violence. Child education. Gender scripts. Pedagogical practice. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1917 10.25112/rpr.v3i0.1917 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1917 |
identifier_str_mv |
10.25112/rpr.v3i0.1917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1917/2450 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 3 (2019): Brasil, Finlândia e Dinamarca: Cooperação em Educação, Ciência e Tecnologia; 137-154 2448-1939 1807-1112 10.25112/rpr.v3i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325124867293184 |