COMO PROBLEMATIZAR AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe, Jane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moraes, Jéssica Tairâne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1917
Resumo: RESUMOEste trabalho tem por objetivo discutir as violências de gênero e suas implicações e consequências na Educação Infantil, pois muitas crianças vivenciam situações de violência intrafamiliar. Nosso compromisso como educadores/as tem sido problematizar o tema, tendo como referencial teórico os Estudos de Gênero e os Estudos Culturais. Para tanto, realizamos um trabalho contínuo com crianças de quatro e cinco anos, em uma EMEI de Novo Hamburgo/RS, sobre Direitos Humanos e equidade de gênero, promovendo atividades lúdicas e leituras literárias, que visam discutir a divisão do trabalho doméstico, modos de resolução de conflitos e o respeito às diferenças. Os resultados apontam que as crianças foram (re)construindo alguns scripts de gênero, trazendo soluções para as divisões de tarefas.Palavras-chave: Violências de gênero.  Educação Infantil. Scripts de gênero. Prática pedagógica. ABSTRACTThis work aims to discuss gender violence and its implications and consequences in Early Childhood Education, since many children experience situations of intrafamily violence. Our commitment as educators has been to problematize the theme, having as theoretical reference the Studies of Gender and Cultural Studies. For that, we carried out a continuous work with children of four and five years, in an EMEI of Novo Hamburgo / RS, on Human Rights and gender equality, promoting play activities and literary readings, that aim to discuss the division of domestic work, ways of conflict resolution and respect for differences. The results show that children have been (re) constructing some gender scripts, bringing solutions to task divisions.Keywords: Gender violence. Child education. Gender scripts. Pedagogical practice.
id Feevale-1_98c9cda05b14ca366e8f71e9e50c73ce
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1917
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling COMO PROBLEMATIZAR AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃORESUMOEste trabalho tem por objetivo discutir as violências de gênero e suas implicações e consequências na Educação Infantil, pois muitas crianças vivenciam situações de violência intrafamiliar. Nosso compromisso como educadores/as tem sido problematizar o tema, tendo como referencial teórico os Estudos de Gênero e os Estudos Culturais. Para tanto, realizamos um trabalho contínuo com crianças de quatro e cinco anos, em uma EMEI de Novo Hamburgo/RS, sobre Direitos Humanos e equidade de gênero, promovendo atividades lúdicas e leituras literárias, que visam discutir a divisão do trabalho doméstico, modos de resolução de conflitos e o respeito às diferenças. Os resultados apontam que as crianças foram (re)construindo alguns scripts de gênero, trazendo soluções para as divisões de tarefas.Palavras-chave: Violências de gênero.  Educação Infantil. Scripts de gênero. Prática pedagógica. ABSTRACTThis work aims to discuss gender violence and its implications and consequences in Early Childhood Education, since many children experience situations of intrafamily violence. Our commitment as educators has been to problematize the theme, having as theoretical reference the Studies of Gender and Cultural Studies. For that, we carried out a continuous work with children of four and five years, in an EMEI of Novo Hamburgo / RS, on Human Rights and gender equality, promoting play activities and literary readings, that aim to discuss the division of domestic work, ways of conflict resolution and respect for differences. The results show that children have been (re) constructing some gender scripts, bringing solutions to task divisions.Keywords: Gender violence. Child education. Gender scripts. Pedagogical practice.Universidade Feevale2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/191710.25112/rpr.v3i0.1917Revista Prâksis; v. 3 (2019): Brasil, Finlândia e Dinamarca: Cooperação em Educação, Ciência e Tecnologia; 137-1542448-19391807-111210.25112/rpr.v3i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1917/2450Copyright (c) 2019 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessFelipe, JaneMoraes, Jéssica Tairâne2020-08-27T23:19:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1917Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2020-08-27T23:19:53Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv COMO PROBLEMATIZAR AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃO
title COMO PROBLEMATIZAR AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃO
spellingShingle COMO PROBLEMATIZAR AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃO
Felipe, Jane
title_short COMO PROBLEMATIZAR AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃO
title_full COMO PROBLEMATIZAR AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃO
title_fullStr COMO PROBLEMATIZAR AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃO
title_full_unstemmed COMO PROBLEMATIZAR AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃO
title_sort COMO PROBLEMATIZAR AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA PROPOSTA EM DISCUSSÃO
author Felipe, Jane
author_facet Felipe, Jane
Moraes, Jéssica Tairâne
author_role author
author2 Moraes, Jéssica Tairâne
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felipe, Jane
Moraes, Jéssica Tairâne
description RESUMOEste trabalho tem por objetivo discutir as violências de gênero e suas implicações e consequências na Educação Infantil, pois muitas crianças vivenciam situações de violência intrafamiliar. Nosso compromisso como educadores/as tem sido problematizar o tema, tendo como referencial teórico os Estudos de Gênero e os Estudos Culturais. Para tanto, realizamos um trabalho contínuo com crianças de quatro e cinco anos, em uma EMEI de Novo Hamburgo/RS, sobre Direitos Humanos e equidade de gênero, promovendo atividades lúdicas e leituras literárias, que visam discutir a divisão do trabalho doméstico, modos de resolução de conflitos e o respeito às diferenças. Os resultados apontam que as crianças foram (re)construindo alguns scripts de gênero, trazendo soluções para as divisões de tarefas.Palavras-chave: Violências de gênero.  Educação Infantil. Scripts de gênero. Prática pedagógica. ABSTRACTThis work aims to discuss gender violence and its implications and consequences in Early Childhood Education, since many children experience situations of intrafamily violence. Our commitment as educators has been to problematize the theme, having as theoretical reference the Studies of Gender and Cultural Studies. For that, we carried out a continuous work with children of four and five years, in an EMEI of Novo Hamburgo / RS, on Human Rights and gender equality, promoting play activities and literary readings, that aim to discuss the division of domestic work, ways of conflict resolution and respect for differences. The results show that children have been (re) constructing some gender scripts, bringing solutions to task divisions.Keywords: Gender violence. Child education. Gender scripts. Pedagogical practice.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1917
10.25112/rpr.v3i0.1917
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1917
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v3i0.1917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1917/2450
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 3 (2019): Brasil, Finlândia e Dinamarca: Cooperação em Educação, Ciência e Tecnologia; 137-154
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v3i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325124867293184